Projeto Coral Sol

Page 1

Ano: 2 Fascículo: 1

Informativo do Projeto Coral-Sol coralsol@biodiversidademarinha.org.br

www.biodiversidademarinha.org.br

Editorial

Reunindo os parceiros

O Sol está de cara nova e cheio de novidades! O Projeto Coral-Sol agora conta com o patrocínio Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental. Temos dois anos de muito trabalho pela frente. Não deixem de acompanhar nosso progresso através deste informativo mensal.

Os parceiros do Projeto Coral-Sol se reuniram no Rio de Janeiro, no dia 13 de maio de 2010, para estabelecer as metas e prioridades dessa fase de atividades.

Corais-sol removidos até o momento na baía da Ilha Grande = 8.539 colônias = 409,5 Kg Ainda falta muito! Contrato assinado, mãos à obra! Após um período de grande expectativa, o contrato de patrocínio entre a Petrobras e o Instituto Biodiversidade Marinha foi assinado no dia 29 de março de 2010. Com esses novos recursos, o Projeto Coral-Sol poderá iniciar uma nova etapa de consolidação e ampliação de suas atividades. Em dois anos, vamos capacitar mais catadores, aumentar a área de monitoramento ambiental para incluir o litoral norte de São Paulo, inaugurar um Centro de Visitantes na Vila do Abraão, buscar novos mercados para nossos produtos e muito mais!

Novos e antigos parceiros estavam presentes: UERJ, CODIG, PEIG, Associação Curupira, os catadores, os alunos, Instituto Terra e Mar e ESEC Tamoios (ICMBio). O clima era de grande otimismo. “Pela primeira vez, sinto que o nosso sonho está dentro de alcance!” disse Alexandre “Dico” Cuellar, o representante dos catadores de corais-sol. As primeiras contratações do projeto foram apresentadas e homologadas pelo Conselho Gestor, composto por membros de todas as entidades parceiras. A gerente executiva, Amanda de Andrade, e a agente administrativa, Angela Bergallo, agradeceram a confiança de todos e demonstraram grande entusiasmo pelo projeto. “É muito gratificante integrar uma equipe tão dedicada. Quando todos focam no mesmo objetivo, o trabalho se torna mais fácil”, disse Amanda. Dentre as inúmeras tarefas a serem realizadas nos próximos meses, estão a reforma e a operação do Centro de Visitantes, que abrigará as atividades de extração, produção e educação do projeto.

Reunião dos parceiros do Projeto Coral-Sol em maio, no Rio de Janeiro

Junho de 2010

Patrocínio:

Tá tudo branco!

Coral-cérebro

Baba-de-boi Esse preocupante registro de branqueamento dos corais-cérebro (Mussismilia hispida) e baba-de-boi (Palythoa caribaeorum; Zoanthus sociatus) foi feito por pesquisadores do Projeto Coral-Sol, em março de 2010, em Paraty, RJ. Esse fenômeno ocorre quando algas que vivem dentro dos corais são expulsas devido a temperaturas elevadas ou excesso de luminosidade. Animais branqueados são cada vez mais comuns no nosso litoral, desde o primeiro registro em águas brasileiras, em 1993. A ausência das algas simbióticas torna os corais mais suscetíveis a doenças e poluição, podendo levar à morte de muitas colônias de espécies nativas, com desdobramentos ainda imprevisíveis. Fiquem de olho!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.