Nw dez2015

Page 1

NEWSLETTER

C HC B

julho/dezembro 2015


DESTAQUES Hospital com áreas clínicas de excelência em avaliação semestral da ERS_pág. 3 CHCB integra rede «Centro PT - Health Alliance»_pág. 5 Agosto marca o arranque da consulta de Medicina do Adolescente no Hospital da Covilhã_pág. 6 Requalificação do Bloco Operatório para promover melhoria das condições e cuidados de saúde prestados_pág. 7 2º Congresso Médico da Beira Interior debate “Epifanias da dor”_pág. 12 CHCB assinala Semana Nacional do Aleitamento Materno_pág. 15 Semana do Bebé do CHCB - 9 Anos de Afirmação!_pág. 16 Estudo da Deco Proteste classifica site do CHCB como dos melhores a nível nacional_pág. 18 16º Aniversário do CHCB_pág. 19 Peso Saudável - exercitar a alimentação_pág. 21 60º Aniversário do Hospital do Fundão_pág. 23 Anatomia Patológica recebe prémio internacional EPSA 2015_pág. 25 Curso Europeu de Suporte de Vida Pediátrico no CHCB_pág. 26 Colóquio: “Saúde e Segurança Alimentar”_pág. 28

Newsletter digital do Centro Hospitalar Cova da Beira nº 7 - julho a dezembro 2015 Distribuição gratuita

Editorial, conteúdos, grafismo e imagens: Gabinete de Comunicação e Marketing Gabinete de Eventos do Centro Hospitalar Cova da Beira - Hospital Universitário | Hospital Center of Cova da Beira - Academic Hospital Alameda Pêro da Covilhã | 6200-251 COVILHÃ PORTUGAL Telf: +351 275330000 (ext. 10700, 11501) | Fax: +351 275330001 E: cme@chcbeira.min-saude.pt W: www.chcbeira.pt F: www.facebook.com/centrohospitalarcovadabeira

2


Julho 2015:

Hospital com áreas clínicas de excelência em avaliação semestral da ERS A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) atribuiu a classificação máxima de Excelência Clínica a onze serviços do Centro Hospitalar Cova da Beira entre os quais Cardiologia, Neurologia, Obstetrícia, Ortopedia, Cuidados Intensivos, Pediatria, Cirurgia Geral e Cirurgia de Ambulatório. As valências foram reconhecidas por cumprirem os critérios de qualidade clínica exigidos pelo Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS). «É o resultado do trabalho de uma vasta equipa que trabalha a favor do utente representando simultaneamente um esforço contínuo para reforçar a qualidade do trabalho», refere Miguel Castelo-Branco, presidente do conselho de administração do CHCB.

O SINAS é um sistema modular de avaliação e classificação de diferentes níveis de qualidade no desempenho dos prestadores de cuidados de saúde e, no que se refere a prestadores com capacidade de internamento, pode analisar até cinco dimensões de qualidade: excelência clínica, segurança do doente, adequação e conforto das instalações, focalização no utente e satisfação do utente. Segundo a ERS, a publicação avaliou apenas a excelência clínica, dado tratar-se da única dimensão do SINAS que é objeto de atualização semestral. “Os resultados das restantes dimensões mantêm-se inalterados face à última publicação (em dezembro de 2014), estando prevista a sua atualização para dezembro de 2015, acrescenta.

3


Violência: Coolabora e CHCB promovem Woorkshops de violência doméstica e violência contra a pessoa idosa para profissionais de saúde A CooLabora, entidade coordenadora do Plano Municipal de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género, promoveu dois Workshops Formativos no Centro Hospitalar Cova da Beira, intitulados “Igualdade de Género e Prevenção da Violência Doméstica” e “Igualdade de Género Prevenção da Violência contra a Pessoa Idosa”, nos dias 13 e 14 de julho de 2015 respetivamente, no Serviço de Ensino e Formação do Hospital Pêro da Covilhã - CHCB.

Dirigidas a profissionais de saúde, estas sessões procuraram definir conceitos, identificar fatores de risco, sinais de alarme e principalmente promover estratégias de prevenção, denúncia e acompanhamento dos utentes.

4

Sistema de Gestão da Qualidade do CHCB obtém Certificado de Conformidade O Sistema de Gestão da Qualidade do CHCB obteve a certificação da SGS Portugal, com a atribuição do Certificado de Conformidade, que reconhece o compromisso da instituição com a qualidade e satisfação dos seus utentessegundo a Norma ISO 9001:2008 Este reconhecimento internacional de garantia do cumprimento dos requisitos da norma estende-se aos Serviços de Anatomia Patológica, Consulta Externa (incluí Consultas Médicas, Cirúrgicas, Exames Especiais e Audiologia, Cardiopneumologia, Neurofisiologia e Ortóptica), Imunohemoterapia, Patologia Clínica e Pediatria (incluí Neonatologia, Emergência e Urgência Pediátrica e Neonatal, Internamento e Consulta de Pediatria), Serviços Farmacêuticos, Medicina da Reprodução, Unidade de Cuidados Intensivos, Hospital de Dia, Bloco Operatório, Cirurgia do Ambulatório, Unidade de Acidentes Vasculares Cerebrais, Obstetrícia/Ginecologia, Unidade de Urgência Obstétrica/Ginecológica e Consulta Externa de Obstetrícia e Ginecologia (inclui a atividade de colheita do sangue e tecido do cordão umbilical). A referida certificação compreende ainda os Serviços

de Apoio à Prestação de Cuidados de Saúde, designadamente: Serviço de Instalações e Equipamentos Hoteleiros, Serviço de Gestão da Qualidade, Serviço de Formação, Serviço de Recursos Humanos, Comissão de Controle da Infeção, Serviço Social, Serviço de Logística Hospitalar e Auditoria Interna de Gestão. A obtenção do Certificado de Conformidade reconhece o esforço dos serviços desta unidade de saúde em assegurar continuamente as melhores práticas de qualidade. Com validade de 9 de junho de 2015 a 16 de maio de 2016, a Instituição assume o compromisso contínuo de garantir aos seus utentes os níveis de qualidade agora reconhecidos.


CHCB integra rede «Centro PT - Health Alliance»

Menção Honrosa para “Anatomia Patológica Digital” do CHCB O projeto “Anatomia Patológica Digital” do CHCB foi uma vez mais distinguido com uma Menção Honrosa, na categoria “Inovação e Tecnologias na Saúde” na cerimónia de entrega da 4ª Edição dos Prémios Saúde Sustentável, patrocinados pela Sanofi e Jornal de Negócios.

O Centro Hospitalar Cova da Beira integra a recémcriada rede «Centro PT – Health Alliance» apresentada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) em Rostock, na Alemanha, onde decorreu a 11ª Conferência sobre Economia da Saúde em Julho de 2015. Em declarações à agência Lusa a propósito da presença de Portugal neste evento, Ana Abrunhosa, presidente da CCDRC, salientou as universidades da região (Coimbra, Covilhã e Aveiro), os hospitais, as diversas empresas dedicadas à saúde e à biotecnologia e ainda os parques tecnológicos, como o Biocant ou o Instituto Pedro Nunes como potenciais dinamizadores de diferenciação nacional e internacional na área da saúde e da biotecnologia. O presidente do conselho de administração do CHCB e director do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, Miguel Castelo-Branco integrou a comitiva chefiada pelo ministro da Saúde, Paulo Macedo. Durante a visita, o «Centro PT – Health Alliance» apresentou um vídeo com as potencialidades das universidades, hospitais e parques tecnológicos da região.

O Prémio Saúde Sustentável é uma iniciativa que distingue anualmente as entidades nacionais do sector da saúde que se destacam por promover e implementar princípios e ações de sustentabilidade com impacto na saúde.

Tem como objetivo distinguir e premiar entidades, individuais ou coletivas, públicas, privadas ou do sector social, prestadoras de cuidados de saúde hospitalares, cuidados primários, cuidados continuados, farmácias e associações. O Prémio conta com a parceria da Accenture, empresa responsável pela metodologia de avaliação.

A existência de semelhanças entre a região alemã de Rostock, que baseou o seu desenvolvimento na saúde e na biotecnologia e a região Centro acabou por propiciar uma relação mais próxima entre as partes, estando já vários contactos agendados com aquele estado germânico para reforçar as relações de cooperação.

5


Cova da Beira marca presença na FILDA Angola 2015

Agosto marca o arranque da consulta de Medicina do Adolescente no Hospital da Covilhã

no Seviço de Ensino eoro O Centro Hospitalar Cova da Beira, a Câmara Municipal da Covilhã, a Universidade da Beira Interior e empresas municipais como a ADC, ICOVI e Parkubis, marcaram presença na Feira Internacional de Luanda que decorreu de 21 a 26 de julho, em Angola. “Os Desafios da Atração de Investimento: Estratégia, Legislação, Instituições, Infraestruturas e Recursos Humanos” foi a temática da 32º edição da FILDA. A Covilhã e as entidades mencionadas foram representadas oficialmente, pelo vereador Carlos Martins, que promoveu ainda um conjunto de encontros bilaterais entre instituições do concelho e diversas organizações angolanas, nomeadamente universidades e empresas de diversos setores económicos, tendo como objetivo parcerias e investimentos no futuro.

6

Desde Agosto, o Hospital Pêro da Covilhã tem uma consulta de Medicina do Adolescente integrada no Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar Cova da Beira. Destinada a jovens entre os 11 e os 18 anos, «a consulta é articulada com os cuidados de saúde primários e inclui a deslocação dos profissionais de saúde às escolas», disse Carlos Rodrigues, director do Serviço de Pediatria. «Há temas muito importantes na adolescência que precisam ser abordados em consultas ao nível da prevenção, vigilância e tratamento como sejam a saúde mental, as doenças sexualmente transmissíveis e sexualidade e, também, o excesso de peso e obesidade», sublinhou Carlos Rodrigues. «É, por isso, importante a criação desta consulta, até porque sabemos que a afluência desta faixa etária às consultas se situa em níveis bastante baixos, na ordem dos 30 por cento, o que significa que 70

por cento dos adolescentes ficam sem vigilância e sem acompanhamento», conclui o médico. A consulta é multidisciplinar envolvendo além de pediatras, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, ginecologistas, cirurgiões e dermatologistas.


Requalificação do Bloco Operatório para promover melhoria das condições e cuidados de saúde prestados O bloco operatório do Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB) reabriu no dia 07 de setembro após uma paragem de seis semanas para requalificação do espaço. “Vamos ter melhores condições de segurança e conforto para os doentes e para os profissionais, protegendo mais e melhor os doentes contra o risco de infeções adquiridas no bloco”, disse o adjunto da direção clínica para a área cirúrgica, Carlos Gomes. Um dos objetivos das obras de requalificação no bloco operatório do CHCB, que desde a sua construção nunca tinha sido intervencionado, passou pela melhoria das condições para os doentes e profissionais

de saúde. Segundo este responsável do CHCB, durante as seis semanas em que o bloco operatório esteve encerrado “todas as cirurgias urgentes foram realizadas numa sala destinada a esse fim” e “não houve cirurgias adiadas”. “Fizemos um total de 478 cirurgias nestas seis semanas. Este número é muito bom se considerarmos que tínhamos duas salas em funcionamento, uma para cirurgias programadas e outra para as urgentes”, acrescentou o médico. As obras no bloco operatório foram avaliadas em cerca de 130 mil euros.

Capelão do CHCB lança livro “1960-2004 Memórias de um Jesuíta Missionário em Moçambique” No dia 18 de setembro, no Auditório do Hospital Pêro da Covilhã-CHCB realizou-se a apresentação e lançamento do livro "1960 - 2004 - Memórias de um Jesuíta Missionário em Moçambique" da autoria do Sr. Padre José Augusto Alves de Sousa, s.j. A apresentação do livro esteve a cargo do Reverendíssimo Bispo, D. Manuel Felício.

7


Farmacêutico do CHCB promove formação sobre “Literacia em Saúde na área do medicamento e da terapêutica medicamentosa” O Centro Hospitalar foi contemplado com um financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian para o projeto “Literacia em saúde na área do medicamento e da terapêutica medicamentosa”.

Este projeto tem como objetivo melhorar a literacia em saúde na área do medicamento dos doentes com patologias crónicas da zona de influência do Centro Hospitalar Cova da Beira, tendo em vista o aumento da toma correta dos medicamentos prescritos, promover a adesão à terapêutica e minimizar os erros de medicação. Para a concretização deste propósito, estão a ser realizadas ações de formação pelo Prof. Doutor Manuel Morgado, Farmacêutico especialista em Farmácia Hospitalar, desta unidade de saúde, dirigidas a utentes, profissionais de saúde, cuidadores, auxiliares de lares, escolas e população em geral.

8

1º Fórum Nacional de Comissões de Feridas e Decisores na Covilhã A Sociedade Portuguesa de Feridas (ELCOS), o Centro Hospitalar Cova da Beira e a Universidade de Évora realizaram em conjunto, em 26 de setembro, no auditório do Hospital Pêro da Covilhã - CHCB, o 1º FÓRUM NACIONAL DE COMISSÕES DE FERIDAS E DECISORES. Este fórum refletiu sobre a proteção do doente e a procura de ganhos em saúde, tendo por base dar uma resposta adequada às feridas, que pressupõe uma elevada exigência a nível organizacional, nomeadamente na produção de cuidados, na atualização dos profissionais, e na boa gestão do capital intelectual adstrito à área das feridas. No âmbito do mesmo também foi analisado o modelo de resposta às feridas, em desenvolvimento na ARS do Alentejo: um modelo de boas práticas que começa exatamente com a análise do real.

CICS-UBI com meio milhão de euros da FCT O Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (CICS-UBI) foi contemplado com cerca de meio milhão de euros, através da aprovação para financiamento de vários projetos pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Este financiamento será utilizado para desenvolver estudos nas áreas da obesidade, cancro e ainda de dispositivos para aplicações biomédicas. Na área do cancro, com a parceria do Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB), será estudada a “Validação do modelo de avaliação do risco para o cancro da mama baseado em polimorfismos genéricos de baixa penetrância”. O CICS-UBI irá ainda colaborar em dois projetos de investigação, em parceria com outras instituições. O primeiro, da responsabilidade do Centro de Química de Vila Real da Universidade de Trás-os-Montes e AltoDouro (CQ-VR/UTAD), e o segundo, coordenado pela Associação da Faculdade de Farmácia para a Investigação e Desenvolvimento (FARM-ID).


Ana Abrunhosa Presidente da CCDR Centro visita CHCB

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR – C) ficou «agradavelmente surpreendida» com a visita realizada no passado mês de setembro ao Centro Hospitalar Cova da Beira. Ana Abrunhosa visitou a Unidade de Medicina da Reprodução, o laboratório de Anatomia Patológica e a área de ensino e investigação que inclui o Centro de Ensaios Clínicos. “O CHCB tem alguns projectos na área da reprodução e do turismo de saúde. Temos pessoas muito competentes nesta área e estivemos a conversar sobre os planos para o futuro. Os ensaios clínicos são mais uma área de grande interesse a acompanhar”, declarou Ana Abrunhosa no final da visita.

Providas promove transporte seguro de crianças O Projeto Vida Segura do Centro Hospitalar Cova da Beira participou na iniciativa "Em Segurança na Avenida", que decorreu nos dias 21 e 22 de setembro de 2015, na Avenida Europa e no piso 1 do Serra Shopping, entidade promotora do evento.

Igualmente, no dia 25 de setembro, inserido no PROGRAMA NACIONAL DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES, o Projeto PROVIDAS foi apresentado nas 1.ªs Jornadas Bebés, Crianças e Jovens em Segurança, que teve lugar no Centro de Congressos de Aveiro.

“Cabeça no Trabalho, Coração em Casa?” destaca problemas quotidianos de muitas familias "Cabeça no Trabalho, Coração em Casa?" é o tema da Palestra "Famílias Felizes" que se realizou no dia 23 de setembro | 2015, no Auditório do Centro Hospitalar Cova da Beira. Conduzida por Cristina Fonseca, family coach e educadora parental, esta sessão teve como propósito dotar os participantes de novas estratégias pedagógicas na resolução dos desafios diários em prol de um equilíbrio saudável da vida profissional e pessoal.

“Os projectos nestas áreas têm que ser estruturado e muito discutido. Antes de pensar num valor ou candidatura é preciso vencer vários obstáculos, ao nível dos processos administrativos”, concluiu. 9


CHCB no Passeio da Memória A Covilhã foi uma das 18 cidades que em 2015 recebeu o Passeio da Memória, evento anual da Alzheimer Portugal, que assinala o Dia Mundial da Doença de Alzheimer. A quinta edição desta caminhada solidária com cerca de 6 km pelas ruas da Covilhã aconteceu no dia 20 de Setembro de 2015. Em Portugal mais de 182 mil pessoas sofrem de demência. Em 2040, este número poderá chegar aos 364 mil. Pretende-se assim ajudar a Alzheimer Portugal a dar visibilidade a este problema para que se torne numa prioridade ao nível das políticas de saúde.

Serviço de Otorrinolaringologia reabre no CHCB A partir do dia 1 de outubro o serviço de otorrinolaringologia do CHCB, que estava encerrado desde abril de 2011 reabriu após a contratação de dois médicos especialistas. De acordo com o presidente do conselho de administração do CHCB, Miguel Castelo Branco, a reabertura é possível graças à fixação de um casal de médicos e permitirá o regresso da consulta e do bloco operatório da especialidade. Os médicos Rui Cerejeira (35 anos, trabalhava no Hospital de Penafiel) e Rafaela Teles (31 anos, concluiu a especialidade no Hospital de Guimarães e é do Porto) vão, em simultâneo, dar aulas no Mestrado Integrado em Medicina da Universidade da Beira Interior.

Workactive - Programa de Exercício Físico para Enfermeiros arranca em outubro Iniciou a 5 de outubro de 2015 a segunda edição do programa “WorkActive - Programa de Exercício Físico para Enfermeiros”, às segundas, quartas e quintas-feiras, entre as 17h00 e as 18h15, no Pavilhão Desportivo da Universidade da Beira Interior. WorkActive é um programa de exercício físico direccionado para profissionais de saúde, nomeadamente enfermeiros, de modo a promover a condição física e a performance necessária para a realização das atividades do dia a dia, contribuindo para o bem estar dos indivíduos no contexto profissional. Com a coordenação pedagógica e científica dos Professores Rui Brás, Kelly O´Hara e Dulce Esteves do Departamento Ciências do Desporto, este programa privilegia exercícios que melhoram a capacidade cardiorrespiratória e muscular e promovem a dinâmica de grupo e a motivação.

10


Sessões Clínicas de julho a dezembro de 2015

▶ As sessões clínicas do CHCB, realizadas às quintas-feiras de cada mês, são momentos de atualização de conhecimentos e discussão prática de casos clínicos.

11


2º Congresso Médico

da Beira Interior debate “Epifanias da dor” 2 dias intensivos de Congresso Científico, 4 dias de Cursos e Workshops, constituíram o programa do 2º Congresso Médico da Beira Interior que decorreu na Faculdade de Ciências da Saúde – UBI, de 23 a 28 de Setembro de 2015. Tratou-se de um evento de âmbito nacional, cuja organização esteve a cargo do Centro Hospitalar Cova da Beira, ULS Guarda e ULS Castelo Branco, sendo que este ano competiu ao CHCB a dinamização do mesmo. “Epifanias da Dor: da Génese à Intervenção” foi o tema central deste Congresso que contou com a participação de preletores e congressistas das mais variadas áreas da medicina, nomeadamente Especialidades Médicas, Especialidades Cirúrgicas e Medicina Geral e Familiar e que para além de promover a partilha e actualização de conhecimento entre especialistas, internos e outros 12

profissionais de saúde pretende a participação ativa dos cerca de 500 inscritos em cursos pré e pós-congresso, palestras e workshops.


13


Sessões Técnicas de julho a dezembro de 2015

▶ As sessões técnicas são reuniões dirigidas a técnicos de diagnóstico e terapêutica do CHCB nas quais são abordados temas transversais a esta classe profissional e que opera nas mais variadas vertentes da saúde hospitalar.

14


CHCB assinala Semana Nacional do Aleitamento Materno Para comemorar a Semana Nacional do Aleitamento Materno, em curso de 5 a 11 de outubro de 2015, as Conselheiras em Aleitamento Materno do Centro Hospitalar Cova da Beira promoveram ações de sensibilização, com o propósito de incentivar e consciencializar as mães e famílias para os benefícios do aleitamento materno, primeira e principal fonte de nutrição, hidratação e proteção para os bebés nos seus primeiros meses de vida, e agente gerador de vinculação afetiva entre a mãe e o bebé.

dora e estabelecer meios para a sua aplicação”.

Recorde-se que a decisão de amamentar um bebé não é exclusiva da mãe, pois a ausência de políticas de proteção à maternidade e de programas que defendam o aleitamento materno no local de trabalho, muitas vezes se sobrepõe à vontade desta. Assim, a Semana do Aleitamento Materno deste ano centrou todas as atenções nesta nobre causa, impulsionando o apoio a TODAS as mulheres que trabalham, de forma a poderem conciliar adequadamen“Amamentar e trabalhar: para te a profissão com os cuidados dar certo o compromisso é de prestados à criança, em partitodos” foi o mote da Semana cular à amamentação. Mundial do Aleitamento Materno deste ano, que marcou o 25º aniversário da “Declaração de Innocenti”, que tem sido uma referência fundamental para a melhoria das práticas do aleitamento materno em todo o mundo e que em 2015 se focou em “promulgar uma legislação criativa de proteção ao direito de amamentar da mulher trabalha-

Das atividades realizadas destacaram-se: a realização de um workshop de Yoga para mães e bebés (6 de out./CHCB) a apresentação das Conselheiras em Aleitamento Materno do CHCB à comunidade (7 de out./CHCB) um debate sobre “Empresas Amigas da Amamentação” (8 de out./CHCB), a realização de um programa de rádio sobre “Aleitamento Materno” (8 de out./ RCB) e o encerramento com uma Caminhada pela “Amamentação” (9 out. /Covilhã). Ao longo da semana esteve ainda patente ao público no átrio do Hospital Pêro da Covilhã uma exposição de fotografia alusiva ao tema intitulada “Sinfonia dos Afetos” da autoria de Rute Ângelo. 15


Semana do Bebé do CHCB - 9 Anos de Afirmação!

O Centro Hospitalar Cova da Beira organizou mais uma edição consecutiva da Semana do Bebé do Centro Hospitalar Cova da Beira, que este ano se realizou de 12 a 18 de outubro/2015.

“Pintores de um mundo FELIZ” foi o tema central da iniciativa, que este ano visou, uma vez mais, polarizar os cuidados de qualidade nos primeiros anos de vida do bebé, mas também promover o desenvolvimento da criatividade e motricidade dos bebés e crianças, pelas artes plásticas, música, dança, para assim explorarem o seu mundo real e imaginário.

Para esta edição estiveram programadas diversas, dinâmicas e pedagógicas atividades em ambiente escolar, hospitalar e em instituições da região, que

durante sete longos dias disponibilizaram ao público conhecimentos, práticas e métodos baseados na evidência médico-científica, com o objectivo de implementar na comunidade medidas e princípios adequados à prevenção da doença e à promoção da saúde infantil. Das várias atividades realizadas destacamos o Seminário Científico da SB no dia 16 de outubro de 2015 no grande auditório da Faculdade de Ciências da Saúde – UBI, destinado a profissionais de saúde e da educação, estudantes, pais e outros educadores.

16


17


Dia Mundial da Música comemorado no CHCB

Estudo da Deco Proteste classifica site do CHCB como dos melhores a nível nacional

Foi o Quarteto de Clarinetes da EPABI, que dinamizou mais uma actividade musical que assinalou o Dia Mundial da Música no CHCB, desta feita sob orientação do Professor Bruno Silva e constituído pelos alunos Diogo Falcão, Miguel Marcos, Miguel Ramos e Rodrigo Duarte. A eles, o nosso Obrigado! Um estudo da Revista Teste Saúde da DECO PROTESTE, publicado na edição de Outubro |2015 e que incidiu na análise de 68 websites de hospitais portugueses, públicos e privados, revelou que o site do CHCB está no topo dos melhores sites hospitalares do país.

e na categoria “Global”, que conjuga os factores informação e usabilidade, o Centro Hospitalar Cova da Beira está em 3º lugar ao nível dos melhores classificados.

De referir ainda que em termos de utilização, no top ten dos melhores classificados se Neste estudo assente em 53 encontram apenas 2 públicos, critérios e baseado numa escala sendo que o Centro Hospitalar de avaliação da qualidade dos Cova da Beira é um deles. websites hospitalares utilizada em estudos internacionais e adaptada à realidade nacional foram avaliados os conteúdos e facilidade de utilização dos sites. Na categoria “Informação” o Centro Hospitalar Cova da Beira ocupa no 1º lugar do pódio,

18


16º Aniversário do CHCB

debate investigação clínica e prestigia entidades parceiras No âmbito das comemorações do 16º Aniversário do Centro Hospitalar Cova da Beira que aconteceu no dia 21 de Outubro | 2015 teve lugar no Auditório do Hospital Pêro da Covilhã, uma Sessão Informativa sobre “Capacitação dos Hospitais como Centros de Ensaios Clínicos de Excelência: Vantagens, Financiamento e a Experiência do CHCB”, uma sessão de participação livre.

A fechar as comemorações o Conselho de Administração prestou homenagem a todos os colaboradores do CHCB que se aposentaram entre 21 de Outubro de 2014 e 21 de Outubro de 2015 e a instituições parceiras do CHCB.

A esta seguiu-se uma “Ação de Formação em Boas Práticas em Investigação Clínica”, de participação limitada e destinada a médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde/ensino envolvidos em investigação.

19


Dia Mundial da Terapia Ocupacional 27 outubro, Dia Mundial da Terapia Ocupacional assinalado no Centro Hospitalar Cova da Beira com exposição alusiva à atividade destes profissionais de saúde nas diferentes áreas de intervenção. Sensibilizar a comunidade para o papel do Terapeupa Ocupacional, papel esse que consiste em reabilitar o indivíduo que, por algum motivo, seja físico, mental ou social, deixou de desempenhar as suas funções do dia-a-dia, foi o objectivo desta iniciativa.

CHCB: Sinais de Alarme e Prevenção em Dia Mundial do AVC

SCMC: Semana pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social

Para assinalar o Dia Mundial do AVC, a Unidade de AVC do Centro Hospitalar Cova da Beira promoveu ao longo do dia 29 de outubro de 2015, ações de sensibilização / esclarecimento sobre esta patologia através de breves encenações dramatizadas por enfermeiros, em que o elemento surpresa foi fundamental para destacar os principais sinais de alerta de um AVC e as formas de atuação perante os mesmos. Estas destinaram-se aos colaboradores e utentes do CHCB.

No âmbito da Campanha “Baú da Diferença” (recolha de livros, brinquedos e material escolar), a Misericórdia da Covilhã iniciou a entrega de baús (pontos de recolha) junto de diversas empresas e organizações do concelho. Os bens recolhidos foram acondicionados pela Misericórdia da Covilhã e, posteriormente, distribuídos a crianças residentes no nosso Concelho, que se encontram em situação de fragilidade. Os pontos de recolha, cedidos por uma empresa parceira, foram pintados/decorados pelas crianças que frequentam as respostas sociais, de Creche e Jardim de Infância e pelos Idosos que residem na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas da SCMC.

Ainda no âmbito desta efeméride realizou-se uma Sessão Clínica, na qual se fez o balanço de 11 anos de atividade e projetos da Unidade de AVC para o futuro. A mesma foi apresentada pela Dra. Fátima Paiva, Dr. Francisco Alvarez e Enf.ª Virgínia Oliveira.

20

Esta foi uma das diversas atividades desenvolvidas pela Misericórdia da Covilhã na Iniciativa Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social, que pretendeu assinalar o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, e decorreu no CHCB durante a segunda quinzena de Outubro.


Peso Saudável - exercitar a alimentação Durante o ano de 2015, o Serviço de Nutrição e Actividade Física (SNAF), realizou mais três edições do Programa Peso Saudável, em que, mais uma vez se obtiveram bons resultados. Este é um programa que visa incentivar a prática de bons hábitos alimentares e de actividade física de modo a contribuir para uma perda de peso saudável, através de uma equipa multidisciplinar composta pelo Dr. Themudo Barata (médico), Dr.ª Margarida Proença e Dr.ª Tatiana Fernandes (nutricionistas), Dr. Hugo Oliveira (psicólogo) e Prof. Daniel Chendo (professor de desporto). O programa engloba sessões teóricas, e três sessões semanais de actividade física (complexo desportivo da cidade): nas sessões teóricas abordam-se temas como: alimentação, stress, planeamento alimentar e gestão do tempo, aprender a ir às compras, entre outros. Dos programas de 2015, os participantes apresentam a seguinte distribuição de acordo com o seu género: No que se refere à distribuição das idades, ela varia entre os 24 e os 79 anos.

Relativamente ao peso perdido, em média nos três programas, os sujeitos do sexo masculino perderam 4,5kg e os do sexo feminino 3,4kg.

No que concerne à cintura, verificase que no sexo masculino a perda média foi de 4,3cm, enquanto que no sexo feminino foi de 3,8cm. Em termos de Índice de Massa Corporal (IMC), os sujeitos do sexo masculino perderam um valor médio de 1,1%, enquanto que os do feminino perderam 0,8%:

Quanto à percentagem de massa gorda (MG) perdida, observou-se que no sexo masculino se perdeu 1,3%, e no feminino 1%:

Como o programa engloba também as sessões de actividade física, observou-se nos últimos dois anos uma evolução de presenças nessas sessões, com as quais se complementa a evolução positiva dos participantes, uma vez que conciliam a vertente alimentar com a práticade exercício físico. Saliente-se que a larga maioria dos participantes das sessões no complexo desportivo estão presentes nas sessões teóricas, ou que, em casos excepcionais (por motivos de ordem profissional) apenas podem estar presentes nas sessões de exercício, ou serem unicamente acompanhados nas consultas de aconselhamento de exercício.

Informação cedida pelo SNAFCHCB

21


De médico para médico - a saúde tem preço?

“De médico para médico, a saúde tem preço?” foi o mote de uma iniciativa organizada no dia 13 de novembro, pelo Centro Hospitalar Cova da Beira e pela Associação Portuguesa de Engenharia e Gestão da Saúde, com o apoio da Altran Portugal. Do evento realizado no Auditório do Hospital Pêro da Covilhã constou uma apresentação do projecto OPLA, uma ferramenta de Gestão Hospitalar em desenvolvimento pela Altran, que se propõe prever os custos em que uma unidade hospitalar poderá incorrer, de uma forma mais eficiente e rigorosa fornecendo para tal indicadores em tempo real, com base num sistema matemático que recolhe e analisa o histórico de operações do hospital, e que pode ser ajustado caso a caso, de forma a aumentar a precisão das projeções.

“Ora Zumba na Diabetes” Alertar a comunidade para a importância da adopção de hábitos e estilos de vida saudáveis que permitam prevenir o aparecimento da diabetes, mas também estar atento a sintomas que identifiquem esta patologia, que afecta cerca de sete mil pessoas na região, foi o objectivo da iniciativa promovida pela Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes da Cova da Beira, constituída pelo ACES Cova da Beira e pelo Centro Hospitalar Cova da Beira em parceria com a Associação de Diabéticos da Serra da Estrela, no dia 14 de novembro - Dia Mundial da Diabetes.

Esta teve lugar no Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Secundária Quinta das Palmeiras e contou com a realização de uma MEGA AULA DE ZUMBA e com rastreios e dinâmicas para estudo do índice glicémico pré e pós-actividade física e ainda ações de esclarecimento / inforA esta seguiu-se um debate mação à população de âmbito sobre importância da dispo- nutricional. nibilização de ferramentas de gestão que auxiliem os direc- Esta iniciativa contou com o tores de serviço e profissionais apoio da Escola Secundária com responsabilidades na área Quinta das Palmeiras, Câmara da gestão, a melhor dimensio- Municipal da Covilhã, Continennar custos e proveitos dos seus te, Laboratórios Roche e do Núserviços com vista a uma ges- cleo de Estudantes de Medicina tão mais efectiva e eficiente dos da Universidade da Beira Interior. recursos. 22


60º Aniversário do Hospital do Fundão

sob o lema “Direito a uma Saúde de Proximidade” O “Direito a uma Saúde de Proximidade num quadro de qualidade, diferenciação e humanização” foi a máxima subjacente às Comemorações do 60º aniversário do Hospital do Fundão que decorreram no passado dia 16 de novembro.

Fundão”, evento que decorreu nas instalações da Escola Profissional do Fundão.

A este seguiu-se uma cerimónia solene evocativa do aniversário, nas instalações do novo edifício do Hospital do Fundão, na qual se destacou uma Exposição de Fotografia da autoria de Diamantino Gonçalves e na qual os presentes assistiram a um intimista concerto de guitarras da Academia de Música e Dança do Fundão, a uma homenagem aos funcionários com mais de 25 anos de serviço e a personaUma iniciativa conjunta do lidades que se destacaram em Conselho de Administração do prol do desenvolvimento e afirCentro Hospitalar Cova da Bei- mação desta Unidade de Saúra e da Câmara Municipal do de. Fundão que desafiou personalidades da região com expressão e participação cívica ativa, mas também representantes da sociedade civil, elos comunitários e cidadãos em geral, para um Colóquio que pretendeu promover a reflexão em torno do tema “Direito à Saúde de Proximidade, no contexto Social, Económico e Demográfico da População do Concelho do 23


Dia Mundial da Prematuridade

Semana Mundial Exposição do Antibiótico Fotográfica No decurso da “Semana Mundial para a Sensibilização sobre o Antibiótico” em curso de 16 a 22 de novembro de 2015, o Centro Hospitalar Cova da Beira através do GCL-PPCIRA (Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infecção e de Resistência aos Antimicrobianos) em observância com as linhas de ação emanadas pela DGS desenvolveu uma campanha que consiste na divulgação de várias mensagens que visam alertar e sensibilizar os profissionais de saúde e a população em geral para o problema da resistência aos antibióticos.

No dia 17 de novembro comemora-se em todo o mundo o Dia Mundial da Prematuridade, data também conhecida como o Dia Internacional de Sensibilização para a Prematuridade, com o propósito de alertar para o crescente número de bebés prematuros e informar a população sobre as consequências para o bebé e sua família. Para comemorar a efeméride, este ano a Unidade de Neonatologia do CHCB promoveu uma exposição alusiva à temática, patente ao público de 16 a 22 de novembro de 2015, no átrio principal do Hospital Pêro da Covilhã - CHCB. 24

Assim, além de terem sido colocados nas salas de espera dos serviços de urgência e consultas externas cartazes alusivos ao tema, intitulados "Previna as infeções respiratórias - A responsabilidade é de todos!", foram ainda distribuídos cartões informativos referentes ao mesmo, juntamente com os cartões de visita.

O empresário Pedro Silva estreou a 23 de Novembro, a exposição fotográfica «Golden Hour» no átrio principal do Hospital Pêro da Covilhã. Apaixonado pela fotografia, mostra 14 imagens captadas, maioritariamente na região, ao nascer e ao pôr-do-sol. A exposição esteve patente neste hospital até ao dia 01 de Dezembro. Na abertura da exposição esteve presente Vasco Lino, membro do conselho de administração do Centro Hospitalar Cova da Beira a quem foi oferecida uma fotografia com a paisagem de uma cascata, captada na serra da Estrela. Pedro Silva, 43 anos, natural da Covilhã, é atualmente administrador da Joalpe, empresa instalada no Parque Industrial do Tortosendo.


Anatomia Patológica recebe prémio internacional EPSA 2015

DPSM promove Magusto Anual No dia 10 de novembro de 2015, realizou-se o Magusto Anual do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do CHCB, destinado a colaboradores e utentes. Foram muitos os participantes que entre castanhas e cantigas conviveram activamente a comemorar o dia de S. Martinho.

O serviço de anatomia patológica do Centro Hospitalar Cova da Beira recebeu o prémio internacional EPSA 2015 atribuído pelo Instituto Europeu de Administração Pública (EIPA) ao qual concorreu com o projeto «Patologia Digital». Ao Prémio Europeu da Administração Pública (EPSA 2015) concorreram 266 projetos oriundos de todos os países da União Europeia, apresentados por organizações de âmbito europeu, nacional ou regional (categoria 1) e por organizações de âmbito local (categoria 2) onde se inseriu o projeto do CHCB. Recebido pela médica Rosa Ballesteros e pela Técnica de Anatomia Patológica Rosa Tomé, o prémio foi entregue durante um evento dedicado às soluções inovadoras na Administração Pública, realizado nos dias 17 e 18 de Novembro de 2015, em Maastricht, na Holanda. O prémio EPSA é atribuído desde 2007 e tem como objetivo a distinção de abordagens inovadoras de gestão pública e liderança. Este prémio procura contribuir para o aumento da

eficácia e eficiência dos serviços públicos através do reconhecimento de projetos que podem ter impacto positivo na coesão social, finanças públicas e no crescimento económico. A participação é aberta a todas as instituições europeias do sector público, de todos os níveis de administração, bem como empresas públicas, agências ou parcerias público -privadas. As entidades que concorrem ao prémio passam a integrar uma extensa rede europeia de excelência, no âmbito da qual podem trocar experiências e conhecimento. O projeto «Patologia Digital» é pioneiro em Portugal e começou a ser desenvolvido em 2013, permitindo, numa combinação de meios humanos e informáticos, que todo o processo de diagnóstico com base na análise de amostras recolhidas nos doentes seja realizado no CHCB mediante acompanhamento à distância, por especialistas do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular (Ipatimup) da Universidade do Porto. 25


Curso Europeu de Suporte de Vida Pediátrico pelo segundo ano consecutivo no CHCB

O Centro Hospitalar Cova da Beira acolheu nos dias 20 e 21 de novembro de 2015 a realização do Curso Europeu de Suporte de Vida Pediátrico (EPLS), promovido pelo European Resuscitation Council, o Conselho Português de Ressuscitação e o Grupo de Reanimação Pediátrica. Destinado a profissionais de saúde, este curso intensivo, de dois dias, tem o objetivo

26

de promover o treino para o reconhecimento e intervenção atempada em caso de crianças com insuficiência respiratória ou circulatória e a aquisição de novas competências/conhecimentos necessários para evitar a rápida progressão de doenças cardíacas, em virtude da paragem cardíaca.


CHCB associa-se à Coolabora para assinalar Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres No dia 25 de novembro assinalou-se, uma vez mais, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. Este ano aliaram-se à CooLabora várias organizações locais e regionais que, de forma ativa, estão envolvidas na dinamização do projecto “Violência Zero”. O CHCB esteve presente numa Exposição intitulada “Redes que Protegem - Violência Zero” com um poster alusivo ao tema e numa Conferência de Imprensa designada “Retratos violentos: as pessoas e os números”. Ambas as ações decorreram na sede da CooLabora. Recorde-se que os Serviços de Saúde têm um papel privilegiado e de 1ªlinha quanto à deteção e à atuação com vítimas de violência doméstica, estando os

Centro de Investigação Clínica do CHCB marca presença no Mercado de Inovação Aberta em Saúde

profissionais da área da saúde, na sua vertente multidisciplinar, particularmente alertados e habilitados para a leitura de sinais às vezes explícitos e evidentes, mas outras vezes encobertos ou “mascarados” por uma situação de doença e que só no decurso da prestação de cuidados de saúde, se identificam. Quando detetados indícios de crime de violência doméstica, os profissionais de saúde atuam numa perspetiva de: - prestação dos cuidados de saúde necessários; - segurança, proteção e encaminhamento da vítima, nomeadamente por articulação com outros serviços e entidades, em particular com os que integram a parceria “Violência Zero”.

O Centro de Investigação Clínica do CHCB e o Centro de Investigação em Ciências da Saúde da FCS – UBI marcaram presença na exposição “Mercado de Inovação Aberta em Saúde” no dia 25 de novembro, na Faculdade de Medicina de Lisboa, um evento que decorreu em paralelo com a realização da VI Conferência Anual do Health Cluster Portugal (HCP). Esta iniciativa organizada pelo HCP, Câmara Municipal de Lisboa e pela Agência Nacional de Inovação e Enterprise Europe Network, teve o objectivo de dar a conhecer o que de melhor se faz em Portugal em “Inovação & Desenvolvimento” na área da Saúde e potenciar o estabelecimento de parcerias entre a Academia, Hospitais e Indústria. A exposição acolheu empresas que detêm no seu portefólio programas de colaboração com Academias, PME´s e Startups e ainda hospitais que integram o HCP e a rede TRIS-HCP. No caso dos hospitais, pretendeuse a divulgação de projetos de I&D, assim como da sua oferta de serviços especializados (por exemplo, ensaios clínicos, serviços analíticos, e outros). 27


Colóquio: “Saúde e Segurança Alimentar”

em debate para estimular a sociedade a refletir sobre temas essenciais à saúde e sua promoção A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) realizou em parceria com o Centro Hospitalar Cova da Beira um Colóquio subordinado ao tema “Saúde e Segurança Alimentar” no dia 3 de dezembro de 2015, no Auditório do Hospital Pêro da Covilhã – CHCB. Esta iniciativa integrou-se no conjunto de ações de sensibilização e debate do Fórum Regional do Centro das Ordens Profissionais (FORCOP), sob a égide do Ano Europeu do Desenvolvimento e dinamizado pela Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos. Com o propósito de reflectir e mobilizar a sociedade civil em torno de temas como a saúde, alimentação, educação, direitos humanos, crescimento sustentável, ajuda humanitária, paz e segurança, as 12 Ordens Pro28

fissionais que formam o FORCOP concretizaram ao longo de 2015 uma agenda de debates públicos, em vários locais da região centro. Estas ações que estimulam a cidadania ativa permitiram a elaboração de um relatório apresentado e analisado no “Fórum Global sobre o Desenvolvimento – O Mundo do Progresso”, realizado em Coimbra.


CHCB conquistou dois dos três prémios atribuídos a projectos de investigação pela Associação Portuguesa de Farmácia Hospitalar (APFH) Dois dos três prémios atribuídos a projetos de investigação pela Associação Portuguesa de Farmácia Hospitalar (APFH) e pela empresa Gilead Sciences Lda foram conquistados pelo Centro Hospitalar Cova da Beira. Os prémios no valor de mil e 500 euros foram entregues no decorrer da 8ª Semana APFH que decorreu no Centro de Congressos do Estoril entre os dias 18 e 21 de Novembro. O primeiro prémio foi atribuído ao projeto «Medicar Melhor», da autoria de Rita Palmeira de Oliveira e Maria Olímpia Fonseca, que visa promover a adequação da prescrição medicamentosa para doentes com mais de 65 anos, cujas características fisiopatológicas se diferenciam do adulto jovem, através da implementação de critérios de prescrição validados para esta população e medição do seu impacto. O segundo prémio foi atribuído ao projeto «Reconciliação Terapêutica na Admissão Hospitalar», da autoria de Idalina Freire, Sandra Morgado e Maria Olímpia Fonseca, visando a implementação de sistemas informatizados de apoio à reconciliação terapêutica no momento da admissão ao interna-

Sorrisos Felizes no Hospital O Serviço de Pediatria do CHCB, internamento e consulta externa, receberam, uma vez mais, a visita das Doutoras Palhacinhas (IZI FUN), que com bom humor e muita alegria divertiram todas as crianças presentes no Hospital Pêro da Covilhã, na tarde de quinta-feira dia 3 de dezembro | 2015.

mento, com o objetivo de detetar erros relacionados com medicamentos por confrontação da terapêutica prescrita na admissão com a história medicamentosa do domicílio. A atribuição dos prémios resulta de uma parceria estabelecida entre a APFH e a empresa farmacêutica Gilead Sciences Lda que apoia, anualmente, três projetos de investigação desenvolvidos por farmacêuticos hospitalares com o objetivo de potenciar a «Evidência em Farmácia Hospitalar», este ano subordinado ao tema «O doente no centro do sistema com garantia da segurança e qualidade». Além dos dois prémios pecuniários, o CHCB obteve ainda um terceiro prémio atribuído à melhor comunicação oral da 8ª Semana APFH. A implementação de metodologias de acesso à informação de medicamentos para profissionais de saúde e doentes, através da intranet do CHCB, publicação de livros e de folhetos informativos, apresentada neste congresso, valeu a toda a equipa de farmacêuticos o «Prémio Melhor Comunicação Oral», atribuído pelo júri de farmacêuticos hospitalares que avaliou os trabalhos submetidos ao evento.

29


Alunos do Primeiro Ano do Curso de Medicina Visitam CHCB De 23 de novembro a 3 de dezembro, o Centro Hospitalar Cova da Beira abriu as portas para receber 60 alunos do 1º ano do curso de Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde, que desta forma estabeleceram os primeiros contactos com as unidades de saúde da região. Estas visitas decorrem anualmente, no âmbito do protocolo de articulação entre a FCS– UBI e as Unidades de Saúde da Beira Interior, integradas no Módulo de Iniciação à Medicina, Unidade Pedagógica: Estágios em Hospitais e Centros de Saúde. O principal objectivo destas atividades é, por um lado, in-

30

troduzir os alunos no seu futuro meio profissional e, por outro, contribuir para que se apercebam do funcionamento e dinâmicas próprias das Unidades de Saúde, das suas rotinas e dos intervenientes nos variados processos de prestação de cuidados de saúde. Os estágios têm lugar nas instituições de saúde com as quais a FCS se articula: Centro Hospitalar Cova da Beira, ACES Cova da Beira (Centros de Saúde da Covilhã, Fundão e Belmonte) ULS da Guarda (Hospital Sousa Martins e Centro de Saúde da Guarda) e ULS de Castelo Branco (Hospital Amato Lusitano e Centros de Saúde de S. Tiago e S. Miguel).

Exposição de Presépios e Decoração Natalícia de espaços para humanizar o hospital Proporcionar aos utentes/familiares/profissionais um espaço mais agradável durante a quadra natalícia, amenizando assim a permanência destes em espaço hospitalar, é o objectivo da exposição de presépios promoviada pelo Voluntariado da Liga dos Amigos do CHCB. Um projecto em que participam mais de meia centena de instituições e associações que aceitaram o desafio de elaborar um cenário de Natal com os seus utentes. A Liga agradece a todos os utentes das associações que participaram solidariamente neste projeto e a todos os voluntários que ajudaram na colocação dos mesmos. É dando as mãos que conseguimos construir e concretizar os sonhos!!!


Nutricionista do CHCB participa em Palestra sobre Nutrição e Diabetes: “Doces Tentações de Natal”

Reumatologia Solidária: VENDA DE NATAL no CHCB pelo 2º ano consecutivo

Por altura do Natal, em família e com os amigos, a refeição facilmente se torna mais abundante e inclui alimentos que são menos saudáveis. No entanto, salvaguardando alguns cuidados, as pessoas com Diabetes podem e devem, como toda a família, usufruir plenamente desta época festiva tão especial. Sem esquecer as receitas originais e introduzindo apenas pequenas alterações, existem inúmeras formas de fazer receitas de Natal mais saudáveis, sem as desvirtuar, e de compensar a ingestão de doces e gorduras "extra". No contexto da quadra festiva, a Associação de Diabéticos da Serra da Estrela realizou mais uma palestra, desta vez sobre nutrição e diabetes. Esta teve lugar no dia 12 de Dezembro, na sede da Associação e foi conduzida por Tatiana Fernandes, nutricionista do Centro Hospitalar Cova da Beira e por Elsa Silva, nutricionista do ACES Cova da Beira. A componente prática desta atividade esteve a cargo de Jorge Correia da pastelaria Pérola Doce.

Decorreu de 12 a 15 de dezembro de 2015, pelo 2º ano consecutivo, uma VENDA de NATAL com fins solidários, intitulada: " A DOR E O AMOR NAS NOSSAS MÃOS". Esta venda de Natal é organizada pelo Serviço de Reumatologia, nas pessoas da Médica Reumatologista e das duas enfermeiras da consulta de Reumatologia e decorreu no piso 0/ entrada principal do Hospital Pêro da Covilhã.

ria, aos doentes seguidos na consulta de Reumatologia e a todos os que queiram participar, que contribuíssem com trabalhos da sua autoria, tais como produtos de artesanato, gastronomia ou outros. À semelhança do que aconteceu no ano passado, os lucros obtidos reverteram para a oferta de cabazes de Natal a famílias carenciadas e para instituições sociais.

Para a sua concretização foi solicitado de forma aleató-

31


“Um Natal para todos” no CHCB com concerto solidário e regresso às raízes De modo a assinalar a época natalícia, o Centro Hospitalar Cova da Beira ofereceu aos seus colaboradores, utentes e voluntários um Concerto de Natal no dia 17 de dezembro de 2015, no auditório do Hospital Pêro da Covilhã.

ção solidária do grupo musical Sons do Tempo, conjunto típico de música tradicional portuguesa, este Concerto constituiu um momento de regresso às raízes e de partilha de emoções e sentidos, assente na tónica de cooperação para com aqueles que Inserido no projeto “Um Natal nesta época do ano mais precipara Todos” e mercê da participa- sam de apoio e atenção.

32

Sons de Natal no Hospital do Fundão No âmbito das festividades de Natal, o Hospital do Fundão promoveu no dia 16 de dezembro, a inauguração de uma Exposição de presépios em cerâmica e barro, realizados pelos alunos do 8º E do Agrupamento de Escolas do Fundão, ocasião acompanhada por um apontamento musical oferecido também por alunos do referido agrupamento. Ao longo da tarde, crianças do concelho visitaram os doentes internados no Hospital do Fundão, ofereceram sorrisos e distribuíram mensagens de natal.


Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos destaca dinamismo e competência da farmácia do CHCB O profissionalismo, espírito de equipa e a preocupação permanente com o doente foram aspetos destacados pelo bastonário da Ordem dos Farmacêuticos numa visita oficial ao Centro Hospitalar Cova da Beira. Após reunir com o conselho de administração, Carlos Maurício Barbosa visitou demoradamente a farmácia hospitalar acompanhado por Olímpia Fonseca, diretora do Serviço de Farmácia. O bastonário realçou a «particular preocupação com a cultura de segurança do doente que é transversal a todos os serviços do hospital». Carlos Maurício Barbosa sublinhou o «dinamismo» e a «competência» da farmácia hospitalar onde existe «uma verdadeira equipa a funcionar em pleno».

Resiestrela entrega equipamentos à Pediatria do Centro Hospitalar Três televisões para o Serviço de Pediatria e centenas de livros destinados às bibliotecas foram entregues pelo diretor-geral da Resiestrela ao CHCB. Carlos Pais fez a entrega simbólica ao médico pediatra Ricardo Costa e à enfermeira-chefe Rosa Machado. As ofertas decorreram no âmbito da «Operação Alegria» desenvolvida pela Resiestrela que doa um euro por cada dez quilos de material reciclável colocado pelos colaboradores nos ecopontos distribuídos por vários serviços dos hospitais da Covilhã e do Fundão. A iniciativa ajuda a melhorar o ambiente e permite a aquisição de material didático para o Serviço de Pediatria do CHCB. Além de ecopontos destinados à recolha de cartão, papel, plástico e metal, existem ecopontos para recolha de vidro nos bares e na cozinha, pilhómetros para recolha de pilhas e uma central de recolha de todos os materiais que é descarregada e pesada diariamente pela Resiestrela. A «Operação Alegria» é uma campanha de sensibilização ambiental desenvolvida pela Resistrela, desde 2010, nas escolas dos concelhos da Covilhã, Fundão e Belmonte abrangidos pela concessão Sistema Multimunicipal de Triagem, Recolha Selectiva, Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) da Cova da Beira. Os livros oferecidos às bibliotecas do CHCB resultaram de uma campanha, realizada na primeira quinzena de dezembro, que envolveu a Resiestrela e o Intermarché da Covilhã.

Reunião de Internos do Ano Comum 2015 Teve lugar na tarde de 17 de dezembro, a reunião final dos Internos do Ano Comum de 2015, do Centro Hospitalar Cova da Beira. Neste encontro que serviu para entrega de diplomas e avaliação geral do ano comum desta unidade de saúde, marcou presença o Presidente do Conselho de Administração, Prof. Doutor Miguel Castelo Branco, a Diretora do Internato Médico, Dra. Arminda Jorge e o representante da Comissão de Internato Médico do CHCB, Dr. Pedro Lito. Em janeiro de 2016, estes internos irão prosseguir a sua formação médica no internato da especialidade, que elegeram.

33


Campanhas no CHCB No âmbito da promoção da qualidade dos cuidados prestados e da segurança dos utentes o Centro Hospitalar Cova da Beira tem desenvolvido campanhas internas que fomentam a prevenção da doença e promovam a saúde. No segundo semestre de 2015 foram focados temas como: o calor, a vacinação, prevenção da gripe, antibióticos a mais, saúde a menos, o peso saudável e a acuidade visual, e nestas duas últimas campanhas, desenvolveram-se rastreios gratuitos aos colaboradores do Centro Hospitalar Cova da Beira.

Vacine-se! A prevenção não tem idade. Não precisa de antibiótico para:

• Constipação/estado gripal; • Tosse e bronquite; • Secreções comuns/corrimentos nasal; • Na dor de ouvido comum.

Não insista com o seu médico para lhe receitar antibiótico. E não se esqueça… higienize sempre as mãos! GCL-PPCIRA

34


NEWSLETTER julho/dezembro 2015


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.