Nw 1 sem 2015

Page 1

NEWSLETTER

C HC B

janeiro/junho 2015


DESTAQUES Operação Alegria apoia CHCB _ pág. 3 Anatomia Patológica do CHCB com projeto inovador premiado no campo do diagnóstico _ pág. 6 Alunos de Design Industrial com soluções inovadoras para meio hospitalar _ pág. 9 Mães e bebés com acesso a serviço domiciliário de Obstetrícia _ pág. 10 Dia Nacional do Doente com AVC comemora a vida! _ pág. 13 Conselho Técnico de Diagnóstico e Terapêutica promove 1ª Caminhada das Tecnologias da Saúde _ pág. 15 II Fórum de Investigação de Enfermagem - Grupo Nursing Research _ pág. 17 VI Encontro Internacional da SPESM - na Covilhã de 7 a 9 de maio _ pág. 19 Dia da Criança comemorado com ação de sensibilização para a segurança _ pág. 21 Anestesiologia em Exposição _ pág. 23 Dia Municipal do Idoso no CHCB _ pág. 24

Newsletter digital do Centro Hospitalar Cova da Beira nº 6 - janeiro a junho 2015 Distribuição gratuita

Editorial, conteúdos, grafismo e imagens: Gabinete de Comunicação e Marketing Gabinete de Eventos Centro Hospitalar Cova da Beira - Hospital Universitário | Hospital Center of Cova da Beira - Academic Hospital Alameda Pêro da Covilhã | 6200-251 COVILHÃ PORTUGAL Telf: +351 275330000 (ext. 10700, 11501) | Fax: +351 275330001 E: cme@chcbeira.min-saude.pt W: www.chcbeira.pt F: www.facebook.com/centrohospitalarcovadabeira 2


ONE BILLION RISING no CHCB

Operação Alegria apoia CHCB O Serviço de Pediatria recebeu dois televisores oferecidos pela Resiestrela (www.resiestrela.pt) no âmbito da «Operação Alegria» ação desenvolvida, desde novembro de 2013, em parceria com o Centro Hospitalar Cova da Beira. A «Operação Alegria» é uma campanha de sensibilização ambiental que decorre há cinco anos nas escolas dos concelhos da Covilhã, Fundão e Belmon-

te abrangidos pela concessão Sistema Multimunicipal de Triagem, Recolha Seletiva, Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) da Cova da Beira.

Sob o lema “Manifesta-te! Dança! Levanta-te!”, no dia 13 de fevereiro de 2015, o Grupo de Dança e Movimento do GIR do Rodrigo dançou nos átrios principais desta unidade hospitalar, chamando a atenção dos profissionais e utentes para a importância da eliminação da violência e que segundo os dados oficiais, uma em cada três mulheres sofre ao longo da sua vida.

O projeto doa um euro por cada dez quilos de material reciclável (plástico, metal e cartão) colocado pelos colaboradores do CHCB nos ecopontos que estão distribuídos por vários serviços One Billion Rising é a maior camdos hospitais da Covilhã e do panha internacional que promoFundão. ve uma revolução de justiça pela Além de ecopontos destinados à recolha de cartão, papel, plástico e metal, existem ecopontos para recolha de vidro nos bares e na cozinha, pilhómetros para recolha de pilhas e uma central de recolha de todos os materiais que é descarregada e pesada diariamente pela Resiestrela. Esta iniciativa contribui para melhorar o ambiente e permite a aquisição de material útil para vários serviços do CHCB.

3

O Centro Hospitalar Cova da Beira em parceria com a COOLABORA promoveu a campanha global One Billion Rising for Justice, um movimento que luta pelo fim da violência contra as mulheres e raparigas.

música e dança, com coragem, criatividade e determinação em prol de um mundo de mulheres sem violência.


CHCB: 33 médicos em internato desde janeiro

Solidariedade: Reumatologia angaria 1300€ em venda de Natal O Serviço de Reumatologia do Centro Hospitalar Cova da Beira angariou 1300 euros na Venda de Natal realizada entre 15 e 18 de dezembro no átrio principal do Hospital Pêro da Covilhã, organizada pelo serviço liderado pela médica Margarida Oliveira.

O Centro Hospitalar Cova da Beira recebeu no dia 5 de janeiro, 33 novos médicos que iniciaram o internato médico. Os novos profissionais foram recebidos pelo presidente do conselho de administração, Miguel Castelo Branco, Rosa Ballesteros, diretora clínica e responsável pelo internato médico e, também, pelos diretores de serviço.

A verba conseguida destinou-se à aquisição de cabazes de Natal oferecidos a 16 famílias carenciadas e devidamente identificadas; à aquisição de material de higiene pessoal para duas instituições de solidariedade dos concelhos da Covilhã e do Fundão e, também, a vestuário para crianças que frequentam um estabelecimento de ensino na Covilhã.

Dos mais de trinta médicos que chegaram ao CHCB, quatro vão fazer a especialização em Medicina Interna, um em Pediatria e outro em Ortopedia. Os restantes 27 médicos, pertencem ao ano comum e vão passar, ao longo de 2015, por diversas áreas, optando por uma especialidade no ano seguinte.

O internato médico realiza-se após a licenciatura em Medicina e corresponde a um processo de formação médica especializada, teórica e prática. Depois do curso, os médicos candidatam-se a um concurso nacional escolhendo os hospitais para realização do Internato Médico.

O remanescente foi entregue a uma Mãe desempregada que tem a seu cargo dois filhos portadores de leucemia (http://goo. gl/PqiAEU e http://goo.gl/Uy6ali ) . Bordados, livros, quadros e doces caseiros foram alguns dos produtos vendidos durante a mostra intitulada «A Dor e o Amor nas Nossas Mãos». A doação dos produtos foi feita por profissionais do Serviço de Reumatologia e por utentes que frequentam esta consulta.

4


Nova terapia para doentes de AVC premiada pela L’Oreal Sorrisos distribuídos pela Drª. Almôndega, Boneca Diana e Mickey Mouse O internamento e a consulta externa de Pediatria recebem desde janeiro sessões de animação infantil promovidas pela empresa Izi Fun. Sorrisos e boa disposição são distribuídos pela Drª. Almôndega, Boneca Diana e Mickey Mouse e vão prolongar-se ao longo deste ano, uma vez por mês para amenizar o período de hospitalização de crianças.

A Unidade de AVC do Centro Hospitalar Cova da Beira vai colaborar no desenvolvimento de uma nova terapia para a recuperação de doentes vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) premiada, já este ano, pela Fundação L'Oreal. O projeto é da investigadora Raquel Ferreira que, há um ano, está a desenvolver uma nova forma de recuperar os vasos sanguíneos de doentes de AVC.

Licenciada em Biologia Aplicada, Raquel Ferreira integra o Brain Repair Group que integra o Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior.

5


Anatomia Patológica do CHCB com projeto inovador premiado no campo do diagnóstico No passado dia 3 de fevereiro, decorreu no Hospital Pêro da Covilhã uma Sessão Plenária de apresentação de resultados do Serviço de Anatomia Patológica do Centro Hospitalar Cova da Beira, conduzida por Catarina Eloy, Diretora da Unidade de Prestação de Serviços do Laboratório de Patologia e Citopatologia e investigadora do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP). Os resultados aqui apresentados decorreram de um projeto implementado na área da Anatomia Patológica, denominado “e-Patologia” que está a ser desenvolvido no Centro Hospitalar da Cova da Beira e que até ao momento permitiu reduzir para metade o tempo de espera para diagnóstico. Nesta sessão participou também Luís Gonçalves, responsável pelo Grupo de Trabalho de Telemedicina criado há três anos pelo Ministério da Saúde e que anunciou a publicação, por parte da DGS, de Normas de Orientação Clínica (NOC) aplicadas à Telepatologia/ Patologia Digital nos hospitais portugueses emanadas com base no projeto “e-patologia” desenvolvido no CHCB ao longo dos últimos dois anos.

Este projeto, pioneiro em Portugal permite que todo o processo de diagnóstico, com base na análise de amostras recolhidas nos doentes, seja realizado no CHCB mediante acompanhamento à distância de especialistas do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (Ipatimup), com a colaboração da empresa ZMWay. O “e-Patologia” permite assim superar a falta de médicos de Anatomia Patológica, particularmente nos hospitais do Interior, reduzir significativamente o tempo de resposta para o diagnóstico e acumular um banco de imagens para projetos de investigação clínica. O método combina meios informáticos para aquisição, gestão, visualização e análise de todas as etapas de um exame (biópsias ou citologias, por exemplo) desde a sua entrada no laboratório até à saída do diagnóstico. Rosa Ballesteros, médica especialista em Medicina Interna do CHCB, integrou a Comissão Científica que elaborou a NOC, composta também pelos anatomopatologistas Catarina Eloy, Pedro

Oliveira, Paula Borralho, Rui Henrique e Luis Gonçalves. Até ao momento o “e-Patologia” foi distinguido com os prémios: 1º Lugar - Prémio de «Boas Práticas em Saúde» da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH) e DGS, em novembro de 2014; Menção Honrosa - na categoria “Excelência no Setor da Saúde” Grandes Empresas, - Prémios Kaizen Lean, promovido pela Kaizen Institute Portugal, em abril de 2015; 3º Lugar – Prémio Healthcare Excellence 2015, da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, junho 2015; Menção Honrosa - CIO Awards, IDC Portugal, junho 2015; Candidatura Finalista ao Prémio Saúde Sustentável, promovido pelo Jornal de Negócios e Farmacêutica Sanofi, cujo resultado será divulgado no próximo dia 7 julho. Encontra-se entre os melhores 64 projetos europeus, dos 266 candidatados ao EPSA, e é já garantido que irá receber um Certificado de Boas Práticas, no EPSA 2015 Final Event nos dias 17 e 18 de novembro em Maastricht, Holanda.

6


Sessões Clínicas de janeiro a junho de 2015

▶ As sessões clínicas do CHCB, realizadas às quintas-feiras de cada mês, são momentos de atualização de conhecimentos e discussão prática de casos clínicos.

7


Sessões Técnicas de janeiro a junho de 2015

▶ As sessões técnicas são reuniões dirigidas a técnicos de diagnóstico e terapêutica do CHCB nas quais são abordados temas transversais a esta classe profissional e que opera nas mais variadas vertentes da saúde hospitalar.

8


Movimento Vencer e Viver em campanha contra o cancro O Movimento Vencer e Viver comemorou o Dia Mundial contra o Cancro, dia 4 de fevereiro, com ação de esclarecimento e sensibilização no átrio principal do Centro Hospitalar Cova da Beira.

Alunos de Design Industrial com soluções inovadoras para meio hospitalar Onze projetos desenvolvidos por alunos de Design Industrial da Universidade da Beira Interior propõem soluções para o quotidiano hospitalar, nomeadamente para o Serviço de Pediatria.

tal, assistiram ao trabalho dos profissionais, perceberam as reações dos pacientes e projetaram alguns dispositivos que agradaram aos avaliadores; Luís Taborda Barata, presidente da Faculdade de Ciências da Saúde, Carlos Rodrigues, diretor Trata-se de um desafio lança- do Serviço de Pediatria e Rosa do aos alunos da disciplina de Machado, enfermeira-chefe do Design do Produto III, da licen- Serviço de Pediatria do Centro ciatura de Design Industrial, e Hospitalar Cova da Beira. os resultados foram apresentados, em fevereiro deste ano, às Entre os dispositivos propostos duas entidades envolvidas nes- está uma caixa de arrumação ta parceria estabelecida entre a de instrumentos para a sala da Universidade da Beira Interior colheita de sangue, uma ban(UBI) – através das faculdades deja de refeições que se adapta de Artes e Letras, Engenharia e a adultos e crianças, um distraCiências da Saúde – e o Centro tor para crianças tratadas atraHospitalar Cova da Beira. vés de infusões, uma cadeira de rodas para uso hospitalar mais Ao longo de quatro meses, os barata e funcional, uma haste alunos frequentaram o hospi- de soro que facilita a arrumação e é mais eficaz para se ligar a vários equipamentos, um estetoscópio de utilização mais fácil em crianças e uma cadeira que se transforma numa cama ou mesinha de cabeceira. 9

Dia Mundial do Doente, com poemas e sorrisos Para comemorar o Dia Mundial do Doente, o Grupo de Voluntariado da Liga dos Amigos do Centro Hospitalar Cova da Beira promoveu a ação “Hospital inundado de sorrisos”, colocando Smiles divertidos alusivos à efeméride em todos os espaços comuns do hospital. No dia 11 de fevereiro de 2015, os voluntários dirigiram-se ainda a todos os utentes internados e entregaram um poema com uma mensagem de esperança e incentivo para minimizar o seu período de internamento.


Mães e bebés com acesso a serviço domiciliário de Obstetrícia Enfermeiros especialistas em Obstetrícia iniciaram no corrente ano, visitas domiciliárias a recém-nascidos da maternidade do Centro Hospitalar Cova da Beira e às respetivas mães para garantir a continuidade dos cuidados no primeiro mês de vida e reduzir a procura do serviço de urgência naquele período. Em funcionamento desde 20 de janeiro, o projeto designado «ContactoB» realizou 53 visitas domiciliárias.

Dados recolhidos em 2013 revelam que a procura do serviço de urgência ficou a dever-se, sobretudo, a alterações cutâneas, problemas do foro respiratório, cólicas ou ao facto dos bébes bolsarem. Já as mães procuram o serviço essencialmente devido a queixas relacionadas com os mamilos e com a revisão puerperal. Ambos os casos geraram um total de 235 episódios de urgência que, na sua maioria, «podem ser prevenidos ou resolvidos com cui«Para nós, a visita domiciliária dados no domicílio», sublinhou ao recém-nascido reveste-se Rosa Moreira. de extrema importância, pois através desta prática assegu- O «ContactoB» é um projeto ramos a continuidade de cui- centrado no aconselhamento, dados e fornecemos aos pais apoio, ensino e na prestação todo o apoio que necessitam», de cuidados de saúde por enrefere Rosa Moreira enfermeira- fermeiros especialistas que visichefe do Serviço de Obstetrícia tam as famílias duas vezes por do Hospital Pêro da Covilhã. «A semana. Da equipa fazem parte procura de cuidados nos ser- os enfermeiros Paulo Tourais, viços de urgência pediátrica e António Salvado, Bruno Ferobstétrica nos primeiros 30 dias nandes e Sandra Vicente. após o parto e o apoio à família justificam a criação deste serviço», acrescentou.

A administração do CHCB prevê que em 2015 sejam realizados 12 mil serviços domiciliários nas várias especialidades, o dobro em relação ao ano passado.

Isenção de taxas moderadoras alargada até aos 18 anos Desde o dia 26 de fevereiro de 2015, o Governo decidiu estender a isenção de taxas moderadoras no Serviço Nacional de Saúde (SNS) a todos os menores de 18 anos. Até esta data, estavam isentos de taxas moderadoras as crianças até aos doze anos. O objetivo consiste em facilitar o acesso dos menores a cuidados de saúde no SNS e apoiar a política do Ministério da Saúde de promoção da natalidade.

10


Creche saudável organiza corso Gripe: Proteja-se a si carnavalesco e aos outros Em dia de Carnaval o Centro Hospitalar Cova da Beira teve como protagonistas as crianças da Creche Saudável, que exibiram os seus trajes carnavalescos num divertido desfile pelo átrio principal do Hospital. Aqui fica a mostra...

No âmbito da campanha de prevenção da Gripe em curso no CHCB durante o mês de fevereiro, foi promovida uma animação pedagógica junto dos utentes, com o objetivo de os sensibilizar e alertar no que respeita aos cuidados a ter para evitar a Gripe e a sua transmissão. Assim, de forma cénica e divertida a Dra. Almôndega e o Dr. Puré (Izi Fun) entregaram folhetos informativos alusivos ao tema e representaram alguns comportamentos preventivos/ corretivos para evitar o contágio do vírus da gripe, designadamente: • Reduzir, na medida do possível, o contacto com outras pessoas; •Lavar frequentemente as mãos com água e sabão. Caso não seja possível, utilizar toalhetes; • Usar lenços de papel de utilização única (deitar nos sanitários ou no lixo comum); • Ao espirrar ou tossir proteger a boca com um lenço de papel ou com o antebraço; não utilizar as mãos.

11

Relembraram ainda a importância de lavar correta e frequentemente as mãos, nomeadamente ao entrar e sair do Hospital e demonstraram os passos essenciais para a HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS, procedimento que deverá durar entre 40 – 60 seg. Esta iniciativa procurou promover comportamentos adequados à saúde dos utentes, despertando a atenção para a importância desses simples gestos que são cruciais na prevenção e combate à Gripe.


Cuidados Paliativos: Hospital do Fundão duplica camas e aumenta financiamento A Unidade de Cuidados Paliativos do Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB) localizada no Hospital do Fundão, vai receber um financiamento superior a dois milhões de euros, até 2017, através do contrato-programa estabelecido com o Governo, no âmbito da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI). O Despacho publicado em Diário da República atribui ao CHCB a verba mais elevada no âmbito de 11 contratos-programa estabelecidos, com unidades de saúde em todo o País. Na Região Centro serão abertas 38 novas camas de Cuidados Paliativos. O CHCB registará, assim, um aumento de 10 para 20 camas de cuidados paliativos no Hospital do Fundão sendo o financiamento de 645 mil euros este ano, 771 mil euros em 2016 e 769 mil euros em 2017.

DGS lança campanha de prevenção da exposição ao fumo do tabaco a crianças A Direção Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo, lançou uma campanha de publicidade e relações públicas para prevenção da exposição ao Fumo Ambiental do Tabaco (FAT). A campanha “Eu Fumo, Tu Fumas” presente em televisão, rádio, imprensa e Facebook até finais de março, pretende chamar a atenção para este problema de saúde pública, tendo como principal enfoque as crianças e o risco a que estão expostas sempre que alguém fuma dentro de casa ou no carro.

STOP Infeção Hospitalar! No dia 28 de maio decorreu nas instalações do Hospital Pêro da Covilhã a primeira reunião de trabalho deste Centro Hospitalar com os intervenientes das instituições que promovem o programa “Stop Infeção Hospitalar”, após esta ter sido uma das 12 unidades de saúde portuguesas selecionadas para integrar o projeto que visa reduzir para metade as infeções hospitalares num prazo de 3 anos. O programa feito em parceria com o Ministério da Saúde e o Institute for Healthcare Improvement, dos Estados Unidos e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian até ao limite de 100 mil euros/por instituição, objetiva melhorar dados de várias infeções, como as associadas aos cateteres e outros tubos inseridos nos doentes, como por exemplo as algálias, assim como reduzir as pneumonias e infeções nas suturas.

12


Sentir a Primavera no CHCB Com a entrada da primavera o Grupo de Voluntariado da Liga dos Amigos do CHCB promoveu entre 21 de março e 10 de abril, uma iniciativa intitulada “Sentir a Primavera”.

Dia Nacional do Doente com AVC comemora a vida! Para comemorar o Dia Nacional do Doente com AVC, dia 31 de março, a Unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC) do Centro Hospitalar Cova da Beira realizou o 3º Encontro do Doente com AVC do CHCB. Neste encontro, que decorreu no Grupo de Educação e Recreio Campos Melo, predominou a boa disposição e houve partilha de experiências e emoções entre utentes e profissionais de saúde, que ao ritmo de um Chá Dançante, composto por boa música e animação proposta pelo “DJ Justice”, contribuiu para a todos relembrar, que não importa a forma como se caí, mas sim o empenho e a força com que cada um se levanta, para seguir a caminhada. Um evento memorável e muito participado pelos utentes de AVC, só possível pelo grande empenho de todos os profissionais da Unidade de AVC, pelo apoio prestado pelo grupo de Voluntariado da Liga dos Amigos do CHCB e pelo GER Campos Melo. 13

Esta contou com a parceria de inúmeras Instituições Comunitárias de Apoio à 3ª Idade, APPACDM´s, Estabelecimento Prisional da Covilhã, e ainda grupos de voluntariado de alguns estabelecimentos de ensino. A atividade em curso teve por objetivo assinalar a época e celebrar a natureza que nesta altura do ano se encontra particularmente colorida e plena de aromas, à medida que se recriam no Hospital, nomeadamente na zona das Consultas Externas, ambientes mais acolhedores e humanizados para todos aqueles que aí recorrem.


Peso Saudável Está em curso a 2ª edição do ano de 2015 do Programa Peso Saudável, iniciada em abril no Centro Hospitalar Cova da Beira. Hábitos alimentares associados à prática de atividade física é o objetivo deste programa que pretende alcançar melhorias significativas na qualidade de vida dos utentes. A participação e a cooperação enquanto equipa, bem como a entreajuda leva ao objetivo geral, perda de peso!

Toyota apoia serviços domiciliários Na sequência da assinatura de um protocolo corporativo entre a Caetano Auto (Grupo Salvador Caetano) e o CHCB foi cedida temporariamente aos cuidados domiciliários do hospital, uma viatura híbrida da marca comercializada, que serviu de apoio a esta atividade assistencial. 14


Conselho Técnico de Diagnóstico e Terapêutica promove 1ª Caminhada Dia do Trabalhador das Tecnologias da Saúde comemorado com No dia 18 de abril, o Conselho Técnico de Diagnóstico e Teexposição alusiva rapêutica do Centro Hospitalar Cova da Beira organizou a “1ª Caminhada das Tecnologias da Saúde" à qual se associaram cerca de meia centena de participantes, nomeadamente técnicos de diagnóstico e terapêutica e familiares.

No final do percurso, e apesar das condicionantes climatéricas, a boa disposição permaneceu e perpetuou-se durante o lanche convívio. Para além da prática do exercício físico e da partilha de experiências entre colegas, esta permitiu o debate de ideias e sugestões para dinamizar a ação e visibilidade dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica nesta organização hospitalar.

Esta iniciativa teve o apoio da Câmara Municipal do Fundão, que disponibilizou o transporte dos participantes desde o Hospital Pêro da Covilhã, passando pelo Hospital do Fundão até ao Souto da Casa, tendo depois assegurado o regresso desde Alcongosta. A Câmara Municipal da Covilhã apoiou também Para a organização, o sucesesta iniciativa tendo oferecido so da iniciativa abre caminho a bonés a todos os participantes. uma 2ª edição.

No âmbito das Comemorações do 1º de maio, a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical Nacional (CGTP-IN) comemorou a efeméride do Dia do Trabalhador no Centro Hospitalar Cova da Beira, com uma exposição que visava representar a evolução histórica das muitas ações realizadas por esta estrutura sindical para assinalar a data em questão, através da apresentação de cartazes editados para o efeito e que referenciam atividades como as conhecidas provas de atletismo e a marcha dos trabalhadores.

A exposição esteve patente na entrada principal do Hospital Pêro da Covilhã entre 27 de abril e 4 de maio.

15


Laço Azul: CHCB adere à campanha de prevenção dos maus tratos a crianças e jovens CHCB adere ao laço azul e pro- “Maus Tratos em Crianças e Jomove campanha de Prevenção vens: Silêncio??? NÃO!!! dos Maus Tratos Infantis. Na sexta-feira, 24 de abril, ao longo de todo o dia, os elemenDurante todo o mês de abril, o tos da CPCJ fizeram uma entreCentro Hospitalar Cova da Bei- ga simbólica de laços azuis aos ra, através do seu núcleo Hos- utentes e profissionais desta pitalar de Apoio a Crianças e unidade de saúde, como símJovens em Risco associou-se bolo da luta contra a violência à Campanha de Prevenção dos em crianças e jovens. Maus Tratos a Crianças e Jovens, conhecida pelo seu sím- Foram muitos os que aderiram a bolo do laço azul, em curso de esta campanha e não quiseram Norte a Sul do País. deixar de contribuir com mensagens de esperança e apoio Assim, além da colocação de em prol desta causa nobre. um gigante laço azul, na entrada principal do Hospital Pêro da Covilhã, realizado pelo grupo de voluntariado da Liga dos Amigos do CHCB, esta unidade contou ainda com a distribuição simbólica de laços azuis e da história do laço azul por elementos da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco da Covilhã. De referir que esta campanha nacional visa consciencializar toda a comunidade para a importância da prevenção desta realidade social, sob o lema 16


II Fórum de Investigação de Enfermagem Grupo Nursing Research No dia 22 de maio de 2015, o Centro Hospitalar Cova da Beira realizou a 2ª edição do Fórum de Investigação de Enfermagem no Auditório do Hospital Pêro da Covilhã – CHCB. O Grupo Nursing Research do CHCB, promotor desta iniciativa, teve como propósito promover um espaço de reflexão sobre a investigação e fortalecer o trabalho científico em Enfermagem.

17

Tratou-se assim de um evento que prestigiou a investigação e o trabalho científico desenvolvido no campo da enfermagem em Portugal e que contou com a apresentação de variados projetos, novas metodologias de trabalho e boas práticas desenvolvidas nos vários ambientes de intervenção dos cuidados de saúde e no ensino de enfermagem. Estiveram presentes enfermeiros e outros prestadores de cuidados de saúde, docentes, investigadores e alunos de enfermagem, que participaram nesta reunião, através da submissão de trabalhos de investigação (comunicações orais e posters).


Qualidade: Utilização Correta do Medicamento em foco

Para assinalar mais um mês temático da Qualidade no CHCB, dedicado ao tema da “Utilização Correta do Medicamento”, os Serviços Farmacêuticos desta Unidade de Saúde promoveram a realização do “Workshop: Cuidados a ter com os Medicamentos” para crianças do pré -escolar do Centro de Assistência Social do Tortosendo e do Jardim de Infância do Teixoso, nos dias 27 e 29 de abril, respetivamente.

O objetivo desta ação consistiu em alertar os mais novos para os cuidados a ter com os medicamentos, de forma a garantir a sua segurança e prevenir possíveis acidentes.

Rastreio e sessão clínica alertam para a doença venosa

Realizou-se no Hospital Pêro da Covilhã uma Sessão Clínica sobre a doença venosa no seguimento de uma ação de rastreio e sensibilização à população, levada a cabo pela Nunca é demais relembrar que Sociedade Portuguesa de Anas crianças pequenas não têm giologia e Cirurgia Vascular na capacidade para avaliar o peri- Covilhã, no dia 27 de maio de go, logo qualquer medicamento 2015. Esta contou com o apoio deixado ao seu alcance pode científico do Centro Hospitalar transformar-se num brinquedo Cova da Beira e Faculdade de muito atraente mas de conse- Ciências da Saúde da UBI. quências que podem ser nefastas.

O Valor dos Cuidados de Enfermagem em reflexão A Comissão de Enfermagem do CHCB realizou na manhã do dia 1 de junho um ciclo de conferências sobre “O Valor dos Cuidados de Enfermagem” destinado a alunos e profissionais de saúde. A iniciativa reuniu enfermeiros deste Centro Hospitalar, docentes e alunos das Escolas Superiores de Saúde de Castelo Branco e Guarda, para assistir às conferências proferidas pela Prof.ª Doutora Lucília Nunes (Instituto Politécnico de Setúbal), pelo Prof. Doutor Fernando Amaral (Escola Superior de Enfermagem de Coimbra), e pelo insigne jornalista Dr. Fernando Paulouro (antigo Diretor do Jornal do Fundão).

Após as conferências, durante o período da tarde, os enfermeiros do CHCB debateram a complexidade dos cuidados de enfermagem na perspetiva do trabalho interdisciplinar, partilharam experiências com a apresentação de dificuldades e desafios do dia a dia, bem como refletiram sobre as perspetivas de futuro na carreira de enfermagem.

18


VI Encontro Internacional da SPESM na Covilhã de 7 a 9 de maio

O Centro Hospitalar Cova da Beira recebeu, de 7 a 9 de maio, o VI Encontro Internacional da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Saúde Mental (SPESM), um evento organizado pelas duas entidades e subordinado ao tema Saúde Mental em Portugal – Ponto da situação. Esta iniciativa científica pretendeu reunir diferentes intervenientes na área da saúde para pensar e discutir temáticas relevantes, tais como “a situação atual da saúde mental no país, o papel do Plano Nacional de Saúde Mental e ainda refletir sobre os tempos de mudança, os problemas orçamentais impostos pela crise, as patolo-

19

gias associadas à crise e às novas realidades”.

petências dos profissionais de saúde mental.

Nesta reunião anual da SPESM estiveram presentes os responsáveis dos Departamentos de Psiquiatria e Entidades ligadas à Saúde Mental de norte a sul do país, mas também de França e Espanha para: - Analisar as tendências da área da saúde mental no caso particular de Portugal e nos casos gerais de Espanha e França; - Apresentar soluções e estratégias para o desenvolvimento dos procedimentos de avaliação e intervenção; - Investigar as práticas de cuidados como potenciadoras do aperfeiçoamento de com-

A marcar a abertura deste encontro, na noite de 7 de maio, no auditório da Assembleia Municipal da Covilhã, esteve em destaque a apresentação do Livro “Serviço Nacional de Saúde - Para uma Conversação Construtiva” da Fundação para a Saúde, pelo Prof. Doutor Constantino Sakellarides, Presidente da Fundação e, atualmente, Professor Catedrático de Políticas e Administração de Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública, à qual se seguiu a apresentação do filme “DOU-TE OS MEUS OLHOS”, de Icíar Bollaín, um filme que retrata o problema da Violência Doméstica.


5 Maio: Dia Internacional da Prevenção e Controlo da Infeção e Resistência aos Antimicrobianos A DGS assinalou o dia 5 de maio - Dia Internacional do Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos, com a realização de um Encontro para o qual foram convidados os Grupos Coordenadores Locais do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (GCL

dos obtidos, relativos à adesão à higienização das mãos e à conformidade com a auditoria às precauções básicas. No hospital o dia foi comemorado com uma animação pedagógica promovida pela Dra. Almôndega e o Dr. Puré (Izi Fun) que de forma divertida alerta-

Dia Mundial do Enfermeiro assinalado com massagens terapêuticas

– PPCIRA) que a nível nacional representam casos de sucesso na implementação da “Campanha das Precauções Básicas de Controlo de Infeção” que inclui a Higienização das Mãos, campanha lançada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Neste evento que decorreu no Auditório do INFARMED, o Centro Hospitalar Cova da Beira esteve representado por Paula Brito, enfermeira responsável do GCL – PPCIRA CHCB, que brindou o público com uma apresentação ilustrativa da implementação da “Norma das Precauções Básicas” na instituição; iniciativas realizadas, atividades em curso e ainda resulta-

ram os profissionais de saúde, utentes, visitantes e público em geral, para a importância da higienização das mãos sob o mote: “A segurança começa aqui: Salve Vidas – Higienize as suas mãos”.

A equipa de enfermagem do serviço de cirurgia do CHCB, comemorou no dia 12 de maio, o dia Mundial do Enfermeiro, com a realização de sessões de massagens terapêuticas para colaboradores, doentes, familiares e visitas.

“Burnout” em análise A Ordem dos Médicos da Secção Regional Centro e o CHCB realizaram um debate dedicado ao "Burnout" no dia 15 maio pelas 11h00 no auditório do Hospital Pêro da Covilhã, destinado a médicos do CHCB, ACES Cova da Beira e alunos de medicina.

20


Dia da Criança comemorado com ação de sensibilização para a segurança No dia 1 de junho, dia Internacional da Criança, o Serviço de Pediatria do CHCB recebeu a visita do Major Santos Alves, do Comando Territorial de Castelo Branco da GNR, que promoveu uma ação de sensibilização e esclarecimento para a segurança dos mais novos, baseada na apresentação do livro “O Meu Manual de Segurança”, um livro

21

da autoria da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas (APCD). Este manual didático composto por conselhos de segurança e atividades pedagógicas tem o objetivo de alertar as crianças para os cuidados a ter a fim de evitar situações de risco ou perigo que ponham em causa a sua integridade física e/ou moral.


CHCB palco das comemorações do 15º Aniversário do Grupo de Alcoólicos Recuperados da Cova da Beira

No âmbito da comemoração do 15º Aniversário do Grupo de Alcoólicos Recuperados da Cova da Beira, esta entidade em estreita colaboração com o Grupo de Alcoologia do ACES Cova da Beira e com o Departamento de Psiquiatria e Unidade de Tratamento de Doentes Alcoólicos do CHCB realizou diversas iniciativas comemorativas da efeméride, entre as quais uma exposição de trabalhos artesanais e pintura e uma sessão solene de homenagem. Assim, de 1 a 14 de junho de 2015, no átrio principal do Hospital Pêro da Covilhã - CHCB, os trabalhos expostos realizados por alcoólicos recuperados, incluíram as mais diversas matérias-primas aplicadas a retratos, pinturas a óleo, caravelas construídas com fósforos, e moradias feitas em madeira, resultado de um trabalho de paciência, criatividade e muita dedicação. A Sessão Solene comemorativa do aniversário decorreu no dia 6 de junho, no auditório do Centro Hospitalar Cova da Beira – Covilhã e contou com a

presença do Dr. Augusto Pinto - Presidente da Sociedade Portuguesa de Alcoologia, bem como dos membros do Grupo de Alcoólicos Recuperados da Cova da Beira, que foram homenageados com a entrega de Certificados de Sobriedade. Uma iniciativa que pretendeu proporcionar aos associados do grupo e seus familiares um momento de convívio e de celebração, no qual se partilharam experiências passadas e perspetivas para o futuro.

Sessão informativa sobre a Plataforma de Dados da Saúde No âmbito de uma campanha de esclarecimento sobre a Plataforma de Dados da Saúde - PDS, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde promoveram uma Sessão de Informação no Centro Hospitalar Cova da Beira, no dia 25 de junho de 2015, dirigida a enfermeiros e médicos. Com a preleção do Dr. Rui Pedro Romão, Gestor de Projeto da PDS, esta ação destacou as funcionalidades da Plataforma, demonstrando a sua eficiência em prol do Sistema de Saúde, com o enfoque no Portal do Utente e no Portal do Profissional. Para além de uma sessão conjunta em auditório, no período da tarde, o formador reuniu pessoalmente com alguns profissionais nos serviços, interessados em esclarecer questões práticas e concretas.

A Dr.ª Telma Mendes, embaixadora da Plataforma de Dados da Saúde no Centro Hospitalar Cova da Beira, mostrou-se empenhada em dar continuidade ao processo de informação e dinamização deste instrumento de trabalho, junto dos profissionais de saúde do CHCB e do Agrupamento de Centros de Saúde Cova da Beira.

22


O Centro Hospitalar Cova da Beira, acolheu de 15 a 29 de junho, uma exposição itinerante da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia intitulada “Como a Anestesiologia Mudou o Mundo”. Esta mostra de 12 painéis complementada por alguns dispositivos médicos pertencentes ao bloco operatório do CHCB pretendeu veicular o papel decisivo desta especialidade médica no progresso da Ciência, da Medicina e da Humanidade.

23

Anestesiologia em Exposição Dia da Maternidade assinalado com conferências temáticas

Organizada no CHCB pelo Serviço de Anestesiologia, tratouse de uma exposição única e memorável.

Para prestigiar o Dia da Maternidade no Centro Hospitalar Cova da Beira, dia 18 de junho, o Departamento de Saúde da Criança e da Mulher promoveu conferências na área da saúde materno-infantil, com a apresentação de Projetos/ Programas de Boas Práticas.


Dia Municipal do Idoso no CHCB Motivada e participativa a população sénior do concelho da Covilhã deslocou-se ao Centro Hospitalar Cova da Beira para comemorar o Dia Municipal do Idoso, no dia 18 de junho de 2015. As ações promovidas pelos profissionais de saúde do CHCB, além do seu caráter preventivo e educativo, também proporcionaram momentos de grande convívio, diversão e descontração com atividades físicas e massagens terapêuticas.

A comemoração desta efeméride é fruto da parceria entre a Rede Social - Câmara Municipal da Covilhã, o Centro Hospitalar Cova da Beira e a Faculdade de Ciências da Saúde - UBI.

Médicos do CHCB distinguidos pela OM

Seis médicos da secção regional de Castelo Branco da Ordem dos Médicos foram distinguidos no dia 16 de junho com a medalha que assinala 25 anos de inscrição naquela ordem profissional. Cinco dos seis médicos são profissionais do Centro Hospitalar Cova da Beira. Tratam-se dos médicos Ricardo Costa, Paula Correia, Isabel Oliveira, José Sá e Margarida Ascensão. Além destes cinco profissionais foi ainda distinguida a médica Gisela Bragança da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco. Dos seis medalhados só três participaram na cerimónia que contou com a presença de José Manuel Silva, Bastonário da Ordem dos Médicos. 24


Campanhas_ com Qualidade CHCB No âmbito da promoção da qualidade dos cuidados prestados e da segurança dos utentes o Centro Hospitalar Cova da Beira tem desenvolvido campanhas internas que fomentem a prevenção da doença e promovam a saúde. Neste primeiro semestre de 2015 foram focados temas como: a gripe, a identificação correta do doente, a utilização correta do medicamento, a importância vital da higienização das mãos e por último, no mês da nutrição, desenvolveram-se ações de promoção de hábitos alimentares equilibrados e variados.

25


NEWSLETTER janeiro/junho 2015


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.