5 minute read

Imóvel

IMOBILIÁRIO 2020 MERCAD O

dicas para quem quer investir no setor

Advertisement

Por Mariana Arruda

Já ouviu que a área imobiliária é a melhor escolha para investir com sabedoria? O corretor de imóveis, Luis Mazziero, explica os principais detalhes para quem pensa em investir no setor em 2020. Confira!

ENTENDA O SEU OBJETIVO Segundo Luis, o melhor negócio para investir é aquele que irá atender melhor suas necessidades e também trazer melhores retornos financeiros no futuro com liquidez. “Para quem visa somente o retorno financeiro, muitas vezes é errôneo pensar que se deve investir alto para ter grande retorno, são muitas oportunidades nos imóveis populares que proporcionalmente tendem a valorizar mais do que imóveis de médio ou alto padrão, possibilitando inclusive variar seu investimento em vários imóveis”. Outra boa oportunidade de negócio, de acordo com o especialista, pode estar nos imóveis de leilão pelos bancos, que variam de 15% a 30% abaixo do preço de mercado.

PROCURE A ORIENTAÇÃO CORRETA De acordo com o corretor de imóveis, as consultorias especializadas no mercado imobiliário são importantes para ajudar na tomada de decisão. Afinal, elas possuem o know-how para atender as necessidades do cliente, além de saber mais sobre o mercado local. “É muito comum ver pessoas que pensam em comprar um imóvel ou terreno. Porém, sem muito conhecimento e a devida orientação de um profissional, acabam desistindo da compra. Por isso, antes de comprar seu imóvel, converse com pessoas e peça indicação de imobiliárias e profissionais idôneos. Também é importante verificar se o profissional está devidamente inscrito e ativo no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) do seu Estado”, explica.

O corretor de imóveis, Luis Mazziero

ESTUDE A REGIÃO DO IMÓVEL Segundo Luis, antes mesmo de comprar o imóvel, deve-se ter em mente qual o propósito do investimento. “Locar em bairros próximos de universidades, como Mansões Santo Antônio e Barão Geraldo são excelentes opções para sempre ter seu imóvel locado. Porém, o retorno financeiro nos bairros em expansão, ou seja, que estão sendo formados também são ótimas opções”, conta o corretor.

Economize para Investir!

Tem intenção de investir, mas ainda não sabe como? A redação da Campinas Cafe separou algumas dicas de como se preparar para economizar e ter um montante. Confira:

1GUARDE DINHEIRO PARA OS GASTOS BUROCRÁTICOS. Não se engane ao pensar que o preço do imóvel será o total do seu investimento, já que custos com cartórios e documentação devem estar inclusos no total final.

2ECONOMIZE ATÉ TER EM SUA CONTA BANCÁRIA, AO MENOS 20% DO VALOR DO IMÓVEL. Para ter segurança ao financiar, conte com a segurança de, no mínimo, 20% do valor para a entrada. Assim, a aplicação terá menor risco.

3FAÇA CORTES ESTRATÉGICOS: SEPARE O DINHEIRO GASTO COM COISAS QUE NÃO POSSUEM TANTA IMPORTÂNCIA NO SEU DIA A DIA. Sabe aquela conta de televisão ou os pedidos de fast food desnecessários? Ao longo de um ano, ele pode ser uma quantia significativa para um investimento.

Quarto de hotel

IDEAIS CRIATIVAS E ACONCHEGANTES PARA SE INSPIRAR N ada mais confortável do que um quarto de hotel. Móveis, iluminação, arquitetura e até os mínimos detalhes são pensados para garantir que os hóspedes procuram depois de uma longa viagem: relaxar. A redação da Campinas Cafe separou dicas de ouro para transformar o seu ambiente preferido em um verdadeiro hotel cinco estrelas. Confira!

Iluminação - Esse quesito não é só para o quarto ideal. Caso você esteja pensando em transformar os ambientes da sua casa em algo mais confortável, a iluminação deve ser o primeiro tópico a ser analisado. Vale a pena lembrar que, durante o dia, o quarto deve ter muita luz natural e, durante a noite, uma luz quente deve ser utilizada para trazer mais aconchego. Não se esqueça: em ambientes pequenos, a dica é não utilizar cortinas pesadas ou muito escuras.

Cama e colchão - Deitar e poder descansar em uma cama superconfortável é um diferencial. Afinal, essa é a parte mais querida do quarto de hotel. Por isso, opte por camas com um colchão confortável e de qualidade. Além disso, um pillow top pode ser adicionado para deixar o seu colchão com cara de hotel cinco estrelas. A qualidade dos fios da roupa de cama também conferem frescor para uma noite bem dormida.

Escolha um estilo - Em qual hotel você ama se hospedar? Essa pode ser uma pergunta difícil de ser respondida, mas vale a pena analisar o seu gosto para escolher hotéis. Afinal, cada um possui um estilo diferente e, por isso, o seu favorito pode compor o mood do seu quarto. Natural, rústico, moderno, kitsch ou até mesmo urbano, o seu gosto deve ser refletido na decoração, cores e estilo dos móveis escolhidos para compor o ambiente.

Fotos: Divulgação/Pinterest

SLOW DESIGN

Individual Ambiente

Otermo slow já dominou diversas frentes do cotidiano. Porém, você conhece o Slow Design? A coordenadora do curso de Design do Instituto Mauá de Tecnologia, Cláudia Alquezar Facca, conta que o movimento surgiu no início do século XXI, encabeçado pelo designer-ativista inglês Alastair Fuad-Luke. “Trata-se de um novo paradigma onde o papel do design é equilibrar as necessidades socioculturais e individuais com o bem-estar das pessoas e do meio ambiente”, explica. Seja sustentável! De acordo com a coordenadora, para adotar o Slow Design é importante pensar nas suas reais necessidades. “Questione se de fato você precisa de mais um objeto ou se poderiam suprir suas necessidades de outra forma, por meio da reciclagem, do reaproveitamento, da transformação e da ampliação da sua vida útil”, conta. Além de refletir sobre o ciclo de vida do produto, os objetos do Slow Design possuem maior durabilidade do que aqueles encontrados no mercado, é o que conta Cláudia: “Um projeto baseado em Slow Design deveria ser consumido o mais devagar possível, durando um tempo maior, talvez para sempre, ao contrário dos produtos com uma obsolescência programada feitos para quebrarem e serem descartados rapidamente”. suste ntabilidade de ntro de casa

3. Se for necessário adquirir novos objetos, privilegiar a produção local, artesanal, natural, consumindo o mínimo possível. Socio Cultural Slow Design Dicas da especialista: Gostou do movimento sustentável? Então, conheça as dicas de Cláudia Alquezar Facca para quem quer adotar este estilo em seus ambientes:

1. Pense primeiro nas pessoas que irão utilizar esse local: o que elas realmente precisam, desejam ou esperam? 2. Aproveite objetos existentes reciclando, repaginando, reformando, transformando e dando uma nova vida, mais longa, ao que já foi produzido;