1 minute read

Ideias e Pessoas que valem a Pena

Nesta edição da coluna Ideias e Pessoas que Valem a Pena, vamos homenagear a artista JOTA MOMBAÇA, também conhecida como Monstra Errátik e Mc K-trina, Jota Mombaça é uma escritora e artista visual brasileira que trabalha em volto das relações entre monstruosidade e humanidade, diáspora, violência, resiliência, estudos queer, justiça anticolonial.

Nascida em Brasil, Natal, 1991, a artista pertence a uma nova geração de artistas ativistas voltados para o debate sobre a descolonização e o racismo através de um cruzamento com as dimensões de classe social e de identidade de gênero (Pedro F. Morais, 2018).

Advertisement

É considerada uma artista interdisciplinar cuja obra deriva da poesia, da teoria crítica e da performance, mas acima de tudo da escrita “... a escrita é meu primeiro modo de expressão, é, definitivamente, uma prática e uma performance fundamental para meu trabalho, para a maneira como penso o trabalho e como opero no mundo com ele. A escrita, portanto, é definitivamente uma chave para a minha prática, que se traduz em performance e em outras práticas que estou começando a experimentar agora. Invisto em palavras como se elas tivessem um poder mágico e performático, e é por isso que as trago para o trabalho a todo momento..”( Hans Ulrich Obrist & Jota Mombaça Maio, 2021)

A sua arte tem tido um grande destaque, não só pela pertinência, mas pela crítica e visão sobre a sociedade atual, Em 2020 integrou o livro, 20 em 2020 Os artistas da próxima década: América Latina, que destaca vinte artistas latino-americanos para modelar a próxima década da arte. Uma das obras com maior destaque tem sido, Não Vão Nos Matar Agora, que recentemente teve uma reedição da editora Cobogó em 2021.

Convidamos a todos a descobrir e redescobrir a artista Jota Mombaça, através das performances, da sua voz e acima de tudo da sua escrita.