Bio Compression

Page 1

Lindema? VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHA ENTENDA AS OPÇÕES TERAPÊUTICAS


É plenamente possível que as mulheres aprendam a gerenciar o linfedema e possam manter uma vida normal com esta sequela do tratamento do câncer de mama.

Doutora Marisa Weiss, médica-fundadora e presidente da Breastcancer, instituição dos Estados Unidos dedicada ao fornecimento de informações sobre o câncer de mama


O linfedema é uma sequela da cirurgia de câncer de mama e da radioterapia, que pode surgir nos meses subsequentes ou, até mesmo, anos após o fim do tratamento.

linfa

A é um fluido fino, transparente, que circula no organismo em vasos próprios, com o intuito de remover resíduos, bactérias e outras substâncias.

Edema é a acumulação de fluido em excesso. Então, linfedema ocorre quando muita linfa se acumula em qualquer área do corpo. O linfedema pode ocorrer em mulheres que foram tratadas de câncer de mama, afetando, geralmente, braço e mão. Às vezes o problema atinge peito, axilas, tronco e costas.

ocomession

Linfedema


Por que o linfedema acontece? C omo parte da cirurgia, muitas pessoas com câncer de mama precisam retirar pelo menos dois ou três linfonodos da axila. Além disso, a radioterapia pode comprometer ou danificar alguns dos vasos linfáticos, que são o meio de locomoção da linfa. Ao longo do tempo, este fluxo é sobrecarregado, resultando no acúmulo de fluidos no braço, por exemplo. Embora não haja nenhuma maneira de saber ao certo se a paciente irá desenvolver sintomas do linfedema após o tratamento do câncer de mama, é imprescível saber como o problema ocorre. IMPORTANTE Fique de olho nos sintomas iniciais para diminuir o risco de complicações. Quando diagnosticado e não tratado, o linfedema pode piorar e causar inchaço grave e alterações permanentes, tal como aumento do membro e cicatrizes.


- Sensação de peso ou desconforto com dor no braço; - Inchaço no peito, ombro, braço ou mão; - Dificuldade para mover o braço; - Mudanças na textura da pele, vermelhidão e enrijecimento da pele; - Desconforto com as roupas nas áreas do corpo. COMO O LINFEDEMA ACONTECE? O linfedema secundário é geralmente causado por uma obstrução, danos ou ferimentos no sistema linfático, que acarretam uma interrupção do fluxo linfático normal. O linfedema secundário pode ser agravado por diversas formas: infecções, ferimentos graves e queimaduras. A boa notícia é que a remoção de gânglios linfáticos para biópsias de câncer tornou-se menos invasiva, com técnicas melhoradas, que usam pequenas agulhas de biópsias, diminuindo o risco de complicações.

ocomession

Quais são os sinais de linfedema?


Quanto tempo após o câncer de mama o linfedema pode surgir?

O

s sintomas geralmente aparecem em até três anos após a cirurgia, no entanto, há casos em que o problema surge entre cinco a dez anos após o tratamento. PREVENÇÃO A prevenção do linfedema inicia-se no diagnóstico de câncer de mama, mediante uma série de cuidados da equipe de saúde e dos pacientes. COMO OCORRE O TRATAMENTO? O tratamento do linfedema consiste na junção de várias técnicas, que se diferenciam de acordo com a fase do tratamento.


Os primeiros sintomas são muitas vezes desencadeados por um evento específico, como o uso excessivo do braço. Confira exemplos: Se você sempre cozinha para duas pessoas, mas de repente passa um feriado cozinhando para 20, este esforço vai bombear mais sangue do que o habitual. Consequentemente, haverá mais fluido nos tecidos, o que também significa mais linfa para ser drenada. Outro exemplo são os pequenos cortes. Apesar de pequenos, os machucados são portas abertas para as bactérias. O sistema linfático é responsável por acionar o sistema imunológico, transportando as bactérias. Para as mulheres que passaram pela mastectomia e por radioterapia, esta infecção leva ao acúmulo de linfa no tecido.

O LINFEDEMA CAUSA DOR? Com o diagnóstico e com o tratamento precoce, os pacientes com linfedema desfrutam uma vida produtiva, com poucas complicações. Já quando o tratamento de linfedema ocorre em estágios mais avançados, o resultado é, muitas vezes, doloroso e demorado.

ocomession

Atenção!


A TERAPIA POR DRENAGEM É INDICADA PARA O QUÊ? - Promover o fluxo linfático; - Reduzir o inchaço e o endurecimento da pele, ocasionados por uma condição inflamatória crônica decorrente do acúmulo de líquido; - Melhorar a circulação e promover a cicatrização de feridas. QUAIS SÃO OS CUIDADOS QUE A PACIENTE PRECISA TER? - Evite infecções por cortes simples, arranhões, queimaduras, picada por qualquer tipo de inseto; - Evite usar qualquer coisa que faça atrito com o membro, por exemplo: joias, mangas de roupa ou punhos apertados; - Proteja o membro de cortes, arranhões, picadas de insetos, pinos em roupas e joias; - Não fazer tatuagens; - Evite vacinas e injeções no lado do corpo com o membro afetado; - Não remova as cutículas da unha pois aumenta o risco de infecção; - Evite expor a área afetada ao sol; - Evite lesões relacionadas ao esporte.


O

combate ao linfedema por meio da drenagem linfática é eficaz, já que a massagem executa o processo de retirada dos líquidos e resíduos metabólicos acumulados no membro, direcionando-os para que sejam eliminados. O moderno sistema de compressão pneumática Bio Compression permite que esta drenagem linfática seja contínua e progressiva, aplicando a pressão diferencial necessária para cada parte do membro, para que o fluido seja guiado plenamente pelo sistema linfático.

COM BIO COMPRESSION, O PACIENTE TEM O CONTROLE DE SUA VIDA! BENEFÍCIOS: - Prevenção de linfedema - Controle do linfedema - Qualidade de vida - Drenagem linfática em casa e a qualquer hora - Sempre com você em sua viagem - Melhor custo benefício

EFICIÊNCIA COMPROVADA Durante o tratamento inicial, a adição do Bio Compression permitiu uma redução média de 45,3% no volume do linfedema. Crédito artigo científico: Andrzej Szuba, M.D., Ph.D.Radha Achalu, M.D.Stanley G. Rockson,M.D.Stanford Center for Lymphatic and Venous Disorders, Division of Cardiovascular Medicine, Stanford University School of Medicine, Stanford, California.

ocomession

Quais são as opções terapêuticas?

√ 1ª opção de tratamento nos Estados Unidos


CUIDADOS GERAIS: - Mantenha a hidratação da pele, previna dermatite, processos inflamatórios e infecciosos.

- A elevação do membro é indicada somente nos linfedemas iniciais.

- O enfaixamento compressivo é importante na primeira fase do tratamento, dando suporte externo para à pele, aumentando a pressão intersticial com redução da ultrafiltração. Associado com o Bio Compression, estudos relatam eficiência de mais de 80% no tratamento do linfedema secundário.

- Nenhuma dieta é útil no tratamento. Em pacientes obesas, o controle alimentar associado a um programa de exercícios pode diminuir o volume do membro.

- A terapia do movimento promove aumento do fluxo linfático e favorece a reabsorção de proteínas.

- Reabilitação psicossocial é um importante aliado na melhora da qualidade de vida.

- O tratamento cirúrgico é reservado para os casos em que a paciente não responde à terapia física complexa ou como adjuvante.

OBSERVAÇÃO O tratamento do linfedema é dividido em duas fases: reduzir o volume do membro, tendo duração de duas a seis semanas; manutenção e o controle do linfedema, aqui inclui-se a terapia física complexa. Desde o pós-operatório, é aconselhável a realização de exercícios com os membros superiores. No entanto, evite movimentos rápidos, repetidos ou com carga (musculação).


Vantagens! √ O Bio Compression é eficaz tanto para o tratamento quanto √ Com o Bio Compression, são raros os efeitos adversos. √O Bio Compression é muito bem aceito pelas pacientes. √ Diversos estudos comprovam que o Bio Compression promove uma rápida resposta tanto sozinho quanto associado a outra técnica terapêutica.

√O Bio Compression é o único equipamento que trata e previne o linfedema.

ESTUDO: BIO COMPRESSION MAMA - Centros de especialidades independentes em Nova York: Centro de Curativo e Cuidados Paliativos Magoado e Calvary Hospital. - Duração do estudo: 12 semanas

80% de redução de linfedema, inchaço e dor

ocomession

para a prevenção do linfedema.


Escolha o Bio Compression ideal AXILA

BioCompression Braço - Dispositivo de Compressão Modelo #2004 4 câmaras de ar - Tipo de vestimenta: braço

REF

COMPRIMENTO DA AXILA ATÉ AS PONTAS DO DEDO

BRAÇO P

GS-3035-S

Até 61 cm

BRAÇO M

GS-3035-M

Entre 62 cm e 71 cm

BRAÇO G

GS-3035-L

Entre 72 cm e 79 cm

*Para aquisição da veste adicional, favor medir separadamente

ÁREA DO LINFEDEMA

COMPRIMENTO DA AXILA ATÉ AS PONTAS DO DEDO

1

A BMR Medical disponibiliza três opções para o tratamento e prevenção do linfedema. Há vestimentas para diferentes áreas do membro superior do corpo, dependendo do acometimento da área, vide ilustração.


- Dispositivo de Compressão Modelo #2004 4 câmaras de ar - Tipo de vestimenta: braço e ombro

REF

COMPRIMENTO DA AXILA ATÉ AS PONTAS DO DEDO

BRAÇO E OMBRO P

GS-3035-SH/S

Até 61 cm

BRAÇO E OMBRO M

GS-3035-SH/M

Entre 62 cm e 71 cm

BRAÇO E OMBRO G

GS-3035-SH/L

Entre 72 cm e 79 cm

*Para aquisição da veste adicional, favor medir separadamente

TAMANHO ÚNICO ÁREA DO LINFEDEMA

biocompression

Acompanhamento técnico na primeira utilização, em todas as opções!

BioCompression Braço e ombro COMPRIMENTO DA AXILA ATÉ AS PONTAS DO DEDO

2


BioCompression Tórax - Dispositivo de Compressão Modelo #3008 8 câmaras de ar (mais pressão diferencial para as áreas do membro) Deflação 3 vezes mais rápida

AXILA

- Vestimenta especial para o Modelo #3008 Braço e toráx ÁREA DO LINFEDEMA

REF

COMPRIMENTO DA AXILA ATÉ AS PONTAS DO DEDO

BRAÇO DIREITO P

GV-3010-S-R

Até 61 cm

BRAÇO ESQUERDO P

GV-3010-S-L

Até 61 cm

BRAÇO DIREITO M

GV-3010-M-R

Entre 62 cm e 71 cm

BRAÇO ESQUERDO M GV-3010-M-L

Entre 62 cm e 71cm

BRAÇO DIREITO G

GV-3010-L-R

Entre 72 cm e 79 cm

BRAÇO ESQUERDO G GV-3010-L-L

Entre 72 cm e 79 cm

COMPRIMENTO DA AXILA ATÉ AS PONTAS DO DEDO

3

√ Acompanhamento técnico na primeira utilização, em todas as opções!


A

AGORA NO BRASIL BIOCOMPRESSION: EQUIPAMENTO DE DRENAGEM LINFÁTICA POR COMPRESSÃO PNEUMÁTICA MAIS COMERCIALIZADO NOS EUA PARA O TRATAMENTO DO LINFEDEMA

Canal de relacionamento 0800-600-7688


MP115_REV00

W W W. B M R M E D I C A L . C O M . B R

Importado e distribuido: BMR Medical Ltda. BR 116, 1440 (KM 1,4) - Campina Grande do Sul, PR CNPJ 07.213.544/0001-80 Fone: (41) 3093 3900 | Fax: (41) 3093 3903 contato@bmrmedical.com.br Cadastro Anvisa Vestimenta nº: 80299880083 Cadastro Anvisa Compressor Bio Compression nº: 80299880085 Farmac. Resp. Técnico: Patrícia Zancanella CRF/PR 13.683

Fabricante: BIO COMPRESSION SYSTEMS Endereço: 120 West Commercial Avenue Moonachie, NJ 07074 www.biocompression.com


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.