Boletim 29.01.2023

Page 1

Neste tempo que vivemos estamos tendo o privilégio de presenciar o convívio de seis gerações, sendo elas: “Veteranos”, “Baby Boomers”, “X”, “Y”, “Z” e “Alpha”. Está cada vez mais comum encontrarmos bisavós e alguns tataravós lúcidos e ativos. Temos uma geração de jovens adultos que são nativos digitais, e que tem uma percepção de vida influenciada pela mente acelerada decorrente da ampliação de informações que são expostos pelo avanço tecnológico. Com isso, diante dos desafios deste tempo, nunca foi tão necessário sermos intencionais no desenvolvimento de relacionamentos interpessoais entre gerações, para que possamos experimentar influências positivas na formação do caráter e especialmente no conhecimento de Deus, bem como, na comunhão na família. O principal benefício do relacionamento entre gerações é a transmissão das verdades eternas que recebemos das gerações anteriores. O relacionamento em família deve gerar fortalecimento da comunhão, mas principalmente colecionar memórias que reflitam o agir de Deus na história da família. Em Josué 4 temos o relato da orientação do Senhor a Josué, para que, logo após a travessia do Jordão, fosse construído memoriais para que as próximas gerações tivessem o conhecimento do Senhor e de seu agir em favor da família em um tempo de desafios no processo de libertação do Egito. (Josué 4.6-7)

Com o ritmo de vida atual, muitas pessoas estão perdendo de vista a necessidade de gerar memórias em família, especialmente

as experiências com o Senhor. Como as gerações têm se relacionado em sua família?

Esta semana tive o privilégio de presenciar uma decisão de uma família formada por neto da geração “Z” e bisnetos das gerações “Y” e “Alpha”, onde concordaram em acolher a avó e bisavó da geração “Veterana”.

Interessante observar que a consequência não se limita a manifestação de amor e cuidado com a avó idosa, mas sim, a formação de um memorial em família, onde estão experimentando a honra que ficará gravado na mente e coração dos filhos que um dia serão pais. Que Deus nos abençoe com sabedoria para não perdermos o privilégio de nos relacionarmos entre gerações, respeitando as características e perfil de cada um, e crescendo na troca saudável de experiências, mas especialmente no conhecimento de Deus e registros de memórias com o Senhor. Que Deus abençoe sua vida e todas as gerações de sua família.

Sugestão: Invista um tempo hoje para rever fotos e compartilhar histórias das gerações anteriores de sua família.

por Pr. Edemilson Vieira

O CLUBE DA BÍBLIA

“Grandes são as obras do Senhor; nelas meditam todos os que as apreciam“

Salmo 111.2

A leitura bíblica é uma das atividades mais sublimes que o cristão pode se dedicar! Ao entrarmos em contato com as Escrituras, nos conectamos com o Pai por meio de Sua revelação especial. Entretanto muitos relatam terem dificuldades, seja na compreensão dos textos bíblicos ou em manter a regularidade da leitura. Para colaborar com a resolução dessa e outras demandas, surge o Clube da Bíblia.

Todos os que amam meditar nas Escrituras ou que desejam conhecer mais da Palavra de Deus, podem desfrutar desse clube. A Bíblia Sagrada é o nosso guia, nos orienta, protege, cuida e nos aproxima de Deus. Nela está escrito - “A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho” (Salmo 119.105) e por esse motivo consideramos primordial colaborar para o bom desenvolvimento da leitura, meditação, memorização, estudo e contemplação das Escrituras. Afinal de contas, a Bíblia não é um livro comum, ela é a própria Palavra de Deus revelada, nela encontramos a verdade em Jesus Cristo. Ninguém deve ficar sem acesso a este guia tão precioso! Procure obter sabedoria e entendimento; “não se esqueça das minhas palavras nem delas se afaste. Não abandone a sabedoria e ela o protegerá; ame-a, e ela cuidará de você.” (Provérbios 4.5-6) Alguns ambientes, sejam eles, profissional ou acadêmico, podem vir a apresentar alguma hostilidade a fé cristã, referenciando-a com demérito e sugerindo mantê-la restrita a vida particular, dessa forma, dificultando a experiência do cristão no mercado de trabalho. O Clube da Bíblia, pensando

também nessa problemática, oferece espaço para o desenvolvimento e cultivo de uma vida intelectual, contemplando uma cosmovisão cristã, que integra e dialoga tanto com a vida profissional, quanto com a vida acadêmica, sempre respeitando as normativas éticas de cada área.

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” (2 Timóteo 3.16-17)

O Clube da Bíblia, tem o objetivo de promover estudo bíblico e estudos relacionados a Teologia, Ciência e Cultura. Contemplando grupos de estudos e planos de leitura bíblica, que formam três frentes de trabalho:

Plano de Leitura anual: Ideal para quem deseja dedicar-se a leitura da Bíblia no período de um ano. O participante recebe semanalmente uma programação de leitura, organizada em porções diárias do Antigo e Novo Testamento.

Estudos Canônicos: Estudo da Bíblia livro a livro, seguindo a ordem canônica, com estudos em grupo, que contam com aulas on-line sobre cada livro bíblico, planos de leituras, apostilas e mentores que orientam os participantes diariamente.

Kairós: Grupo de estudos, que tem como objetivo estudar e aprofundar temas relacionados a Teologia, Ciência e Cultura. O grupo conta com mentores que auxiliam o desenvolvimento dos estudos.

Vale ressaltar que todos os grupos participam de encontros presenciais, nos quais, todos os diálogos sobrecada tema convergem em um momento único de comunhão, contando com palestras e debates. O Clube da Bíblia, investe

intencionalmente no conhecimento e maravilhamento encontrado nas Escrituras!

Venha você também fazer parte desse clube tão precioso!!!

“O conselho da sabedoria é: use tudo o que você possui para adquirir entendimento.” (Provérbios 4.7)

LISTA IGREJAS PARA FREQUENTAR NO LITORAL - PARANÁ E SANTA CATARINA

Primeira Igreja Batista Paranaguá

R. Prof. Cleto, 349 - Centro Histórico, Paranaguá - PR

Tel: (41) 3423-2824

Quinta-feira:

Culto de Oração - 19h30

Domingo:

EBD - 9h

Cultos - 10h30 e 19h30

Segunda Igreja Batista de Matinhos

R. Cianorte, 726 - Riviera, Matinhos – PR

Quarta-feira:

Culto de Oração - 19h30

Domingo:

EBD - 09h30

Culto - 19h

Primeira Igreja Batista em Itapoá

R. Arquiteto Oscar Niemeyr, 105, Itapoá - SC

Tel: (47) 99775-8691

Quarta-feira: Culto - 19h30

Domingo:

Culto - 19h30

Primeira Igreja Batista de Balneário Camboriú

Rua Dom Luiz, 619 - Vila Real, Balneário Camboriú – SC

Tel: (47) 3361-1260 ou (47) 99914-6478

Quarta-feira: Culto - 20h

Domingo: Cultos - 9h e 19h30

Primeira Igreja Batista Florianópolis

R. Ten. Silveira, 474 - Centro, Florianópolis - SC

Tel: (48) 3879-3659

Domingos: Cultos - 09h e 11h

Igreja Batista em Ipanema

Rua Edilio Mendes, 66, Balneário de Ipanema, Pontal Do Paraná/Pr

Tel: (41) 3457-8844

Sexta-feira: Dia de Oração - 18h30

Domingo:

EBD - 9h30

Culto - 18h30

102ª ASSEMBLEIA DA CBB

Entre os dias 16 e 21 de janeiro, os batistas brasileiros estiveram reunidos na cidade de Recife/PE, para participarem da 102ª Assembleia da Convenção Batistas Brasileira, onde o tema foi “Proclamemos a verdade ao mundo”, tendo como divisa o texto de 2 Timóteo 2.15: “Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja corretamente a palavra da verdade. ”

Durante os dias de evento, houve o lançamento da campanha de Missões Mundiais, onde a ênfase foi o desafio de continuarmos a proclamação da Palavra de Deus às nações, bem como, foram realizados vários encontros especiais das organizações auxiliares, dentre elas, a Ordem dos Pastores Batistas do Brasil, Associação dos Músicos Batistas do Brasil, Juventude Batista e encontro de esposas de pastores batistas, dentre outros. Foi um tempo especial e tivemos líderes da IBB representando nossa igreja nas decisões importantes de alinhamento do avanço da proclamação do Evangelho por intermédio das igrejas batistas do Brasil e do mundo.

Dentre as várias decisões, o principal destaque desta 102ª Assembleia da CBB, foi a aprovação da proposta de unificação da gestão dos Seminários Teológico da CBB, que hoje são formados pelo Seminário

Teológico Batista do Sul do Brasil, com sede no Rio de Janeiro/RJ, Seminário Teológico Batista Equatorial, sediado em Belém/PA e o Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, sediado na cidade de Recife/PE.

Esta decisão irá fortalecer as instituições de ensino da CBB, que juntamente com a Faculdades Batistas do Paraná, instituição da Convenção Batista Paranaense com sede em nossa cidade, são ferramentas nas mãos de Deus utilizadas no processo de formação de novos vocacionados.

Em 2024 nosso Estado terá o privilégio de receber os batistas do Brasil para a 103ª Assembleia, que será realizado na cidade de Foz do Iguaçu/PR.

Quero desafiar você a participar deste evento denominacional, e com isso, ter a experiência de conhecer os processos de estruturação e alinhamento dos Batistas Brasileiros.

Que Deus continue nos abençoando como denominação para continuarmos nos fortalecendo na unidade e na visão de continuar proclamando o Evangelho a todas as nações do mundo.

SEMANA - GUARDIÕES DO REINO

(pré-adolescentes de 9 a 12 anos)

A Semana Guardiões é sempre uma oportunidade de se enturmar e fazer novos amigos. Com mais de 140 inscritos, os juniores têm a oportunidade de começar o ano revendo os amigos, conhecendo pessoas novas e perdendo a vergonha de fazer novas amizades, é uma ótima oportunidade para a comunhão através da diversão.

Com programações dinâmicas, onde no primeiro dia ocorreram brincadeiras e gincanas internas, no segundo atividades com água e no terceiro um dia muito especial na chácara Verde Vida com gincanas, tempo na piscina, tirolesa e outras atividades na chácara, os préadolescentes se divertem e se relacionam, se afastando um pouco das telas que tem sido tão presente nas vidas das crianças e piorando muito após a pandemia.

Além das brincadeiras, a Semana Guardiões é um tempo de aprendizado. Com o tema “Press Start” os Guardiões aprenderam sobre o que significa dar início a uma vida verdadeira com Deus, uma vida que tem Jesus no trono do coração, que tem tempo dedicado a Ele e que mostra o impacto de um relacionamento com o Salvador nas realidades individuais de cada um dos juniores.

Essa semana Guardiões também foi muito especial pois conseguimos receber quatro crianças refugiadas do Afeganistão. As crianças ganharam bolsas de membro da IBB e puderam sair um pouco de suas realidades e apesar da dificuldade da língua, se divertiram muito e puderam aprender e ouvir um pouco sobre a mensagem do Evangelho de Jesus. O investimento nas próximas gerações é algo muito importante. A palavra de Deus nos revela em 2 Timóteo que as coisas aprendidas durante a pouca idade fazem diferença e tem a capacidade de impactar grandemente o futuro. Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu. Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus (2 Timóteo 3.15-16 NVI)

Além da importância do relacionamento e de aprender a palavra de Deus, eventos como a Semana Guardiões são imprescindíveis pois geram uma identificação dos mais novos com a igreja, um carinho gerado pelas memórias afetivas e divertidas que foram construídas

e dessa maneira, fazendo a diferença na vida adulta, gerando membros servos e engajados com o reino de Deus. É claro que nada disso teria sido possível sem o trabalho precioso de toda a equipe. Mães que abençoam o ministério ajudando e servindo nas atividades durante a semana, o ministério Déboras que auxiliou na cozinha, preparando com tanto carinho os lanches das crianças, jovens e adolescentes sempre dispostos a servir e a ajudar, principalmente durante as dinâmicas e brincadeiras e, por fim, a equipe dos Guardiões do Reino, que topou

o desafio e auxiliou nesse evento tão especial, doando de seu tempo e de seus esforços para cuidar e abençoar esses pré-adolescentes tão especiais!

Se o seu filho tem entre 9-12 e ainda não frequenta ao ministério dos Guardiões do Reino, entre em contato com a igreja e traga-o para conhecer, aprender e se divertir com a gente!

Por Obr. João Moresca

Série: FAMÍLIAS

ROTEIRO DE PGM

Tema: EXPERIMENTE O PERDÃO. É LIBERTADOR

ORAÇÃO INICIAL (3 minutos)

QUEBRA-GELO (10 minutos)

ou ainda mais conflituoso, ele pode ser decorrente cada um de uma palavraperdão e ou ódio. Entre os dois resultados, qual deles é o mais recorrente em sua família?

LOUVOR E ADORAÇÃO (5 minutos)

Você conhece algum louvor que aborde a temática do perdão ou da paz a ser buscada, enquanto um princípio cristão a ser vivido nos relacionamentos com Deus, consigo mesmo e com o próximo?

Sugestão: Essa paz que eu sinto em minha alma.

TEMPO DA PALAVRA (35 minutos)

Creio que você já brincou de cama de gato, com alguém da família, não é mesmo? A cada movimento com o trançado do barbante, fica mais complexo prosseguir na brincadeira. Interessante que a cama de gato começa com um fio que é entrelaçado. Isso indica a presença de algo que dá início ao processo de realização da brincadeira. Esse fio vai sendo tecido e a brincadeira só finaliza com o seu desfazimento.

Muitas vezes, as situações em família têm início assim: começam com uma palavra mau dada, um gesto, uma atitude e isso vai se complicando, até virar uma bola de neve. É nesse momento, que se faz necessário intervir para que essa bola de neve possa desaparecer, contudo, esse processo requer uma decisão, um posicionamento daqueles que estão envolvidos nesta cama de gato. Esse posicionamento pode ser apaziguador

“Vendo seus irmãos que seu pai o amava mais do que todos eles, passaram a odiá-lo e não conseguiam falar com ele pacificamente. [...]. E os seus irmãos responderam: Irás de fato reinar sobre nós? Irás mesmo nos dominar? Por isso o odiaram ainda mais, por causa dos sonhos e das palavras dele” (Gn 37.4 8)

“Mas, o Senhor estava com José, e ele se tornou próspero. [...] O Senhor, porém, estava com José, estendendo sobre ele sua bondade e dando-lhe favor aos olhos do carcereiro” (Gn 39. 2; 21)

“Na verdade, nós somos culpados com respeito a nosso irmão, porque vimos a angústia da sua alma, quando nos rogava, e não o quisemos atender; e por isso que esta angústia está vindo sobre nós” (Gn 42.21).

As extrações dos versículos bíblicos do livro de Gênesis, evidenciam os momentos significativos vividos por José e seus irmãos. A partir deles, é possível ver a trama desenhada e que tem como fio provocador, a predileção do pai por um dos filhos. Esse fio vai ficando cada vez

mais embaraçado a partir das atitudes e palavras de José dirigidas aos seus irmãos, sendo, portanto, geradoras de ódio.

O ódio afasta bons pensamentos, assim como atitudes corretas. Ele produz amargura, inveja, ciúme, ira incontida e desejo de vingança, principalmente, porque ela afugenta a paz e amor que se deseja vivenciar nos relacionamentos. Como fruto do ódio ocorre a desavença e o não uso do bom senso e do espírito apaziguador. A atitude é de enfrentamento e aniquila o domínio próprio.

A partir dos versículos eleitos é possível fazer 3 considerações: A primeira é que no contexto dos relacionamentos familiares não pode existir favoritismo ou predileção, porque isso pode trazer consequências danosas à paz e a comunhão.

A segunda consideração é que as atitudes e palavras proferidas nos relacionamentos podem impactar positiva ou negativamente o convívio. Assim, compete a cada um pensar e medir suas palavras e atitudes antes de proferi-las. É preciso ver se o que foi dito foi interpretado de maneira correta. Afinal, por que causar o caos, quando se pode viver em comunhão?

A terceira consideração é que não se deve nutrir o ódio, mas liberar perdão. Quando se alimenta o ódio, o que se tem em troca são amarras que prendem e escravizam, trazendo a insegurança, o medo, a culpa

e o remorso. Liberar perdão é libertador, porque produz paz com Deus, consigo mesmo e com o próximo.

1. Em sua opinião ainda é possível encontrar nas famílias de nosso tempo situações de predileção? E em sua família, como isso é tratado?

2. Você consegue lembrar de alguma situação onde palavras proferidas trouxeram dor? Sejam estas ditas ou ouvidas por você.

3. Tanto perdoar quanto pedir perdão exigem esforço, afinal estamos abrindo mão do “eu” em favor da restauração do “nós”. Para você é mais fácil perdoar ou pedir perdão? Compartilhe alguma experiência pontual neste sentido.

TEMPO DE ORAR

• Orem para que os relacionamentos sejam moldados no perdão.

• Agradeçam a oportunidade de liberar o perdão e restaurar os elos quebrados.

• Intercedam por cada um dos familiares e demonstrem em atitudes o perdão.

por Gleyds Silva Domingues

ROTEIRO INFANTIL

FAMÍLIA SEM LIMITES, FILHOS SELVAGENS

QUEBRA GELO

Cama de gato.

LOUVOR E ADORAÇÃO

Quantas vezes?

https://youtube.com/watch?v=ErBKX93_ i5A&feature=share

TEMPO DA PALAVRA

Genesis 37.4-8

Você já ouviu a história de José? Ele tinha muitos irmãos, mas era o preferido de seu pai. Ele ganhou uma roupa especial de presente, isso gerou ciúmes entre os irmãos.

José teve um sonho, onde ele e seus irmãos estavam trabalhando no campo e os feixes de seus irmãos se inclinavam em frente ao feixe de José. Ele contou o sonho e todos os irmãos ficaram bravos com ele.

Depois teve outro sonho onde o sol, a lua e onze estrelas se curvaram diante dele. Ao contar este sonho aos irmãos eles ficaram com mais ódio ainda e tinham inveja dele.

Eles procuravam um meio de se livrar de José. Você já viveu alguma situação como esta?

Onde as pessoas ficaram com raiva de você pela maneira como você recebia

a atenção de seus pais ou de sua professora?

Ou então você ficou com inveja da atenção que outra pessoa recebeu?

O ódio afasta bons pensamentos, e atitudes corretas. Ele produz amargura, inveja, ciúme, ira e desejo de vingança.

Ele tira a nossa paz. Isso não agrada a Deus.

Ele nos fala em Sua Palavra que devemos ficar longe da amargura, da ira e da raiva. Que devemos desenvolver frutos do Espírito de Deus (amor, alegria, paz, paciência, delicadeza, bondade, fidelidade, humildade e o domínio próprio. Gálatas 6.22,23)

- Como você tem tratado as outras pessoas?

- Como você tem sido tratado pelos outros?

Não devemos agir de modo errado com as pessoas, devolvendo o mal que elas nos fazem, mas devolver em amor. Assim como fez José. Devemos também pedir perdão a Deus se fizermos mal para alguém, buscando viver em paz.

TEMPO DE ORAR:

• Que Deus nos dê um coração perdoador.

• Que possamos viver em paz perdoando quem nos ofende.

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.