Boletim 22.01.2023

Page 1

Quando pensamos em idolatria, geralmente visualizamos pessoas inclinadas diante de estátuas. Porém, estas imagens são somente revelações exteriores de ídolos que estão no coração de quem se inclina; representam uma adoração mais profunda que habita no interior das pessoas. É por isso que Deus usa o profeta Ezequiel para dizer: “estes homens ergueram ídolos em seus corações“ (Ezequiel 14.3). E usa o profeta Jeremias para dizer: “O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?” (Jeremias 17.9,10). Estamos em uma série de sermões focados na família dos patriarcas. Quando estudamos as histórias dessas famílias, encontramos ídolos profundos do coração. Por exemplo, se analisarmos com mais afinco a história de Jacó, vamos encontrar pelo menos dois grandes ídolos do coração que podem entrar em qualquer família. O primeiro deles está presente na vida do sogro de Jacó, Labão. Este homem era ganancioso e seu deus era a riqueza. No capítulo 24 de Gênesis, quando Abraão envia um servo para encontrar esposas para Isaque, Labão se impressiona com presentes valiosos que o servo do patriarca carregava. Labão é o sogro que, ao ver o amor obsessivo de Jacó por Raquel, não titubeia em sacrificar a dignidade de suas filhas para o seu deus “riquezas”. Engana Jacó e entrega a ele sua filha mais velha, Lia, ao invés de Raquel, amada por Jacó. Sacrifica suas filhas e, consequentemente, a estrutura familiar de seus netos em nome do seu deus.

O segundo ídolo do coração que podemos observar aparece em Jacó, Raquel e Lia, concomitantemente, os quais buscavam um sentido na vida baseado em pessoas. Jacó, que vinha de uma história de culpa, rejeição e fuga, vê em Raquel sua redenção,

colocando nela a razão e o sentido de sua vida. Visivelmente Jacó idolatra Raquel, sacrificando sua dignidade, reputação e todo seu trabalho para satisfazer o vazio de seu coração. Como todo idólatra, Jacó está cego e se torna presa fácil para outros idólatras, sendo facilmente enganado por seu sogro.

Raquel, que tinha o amor, o afeto e a aceitação de seu esposo, queria filhos. O ápice do desespero por algo que preencha corações vazios está na frase de Raquel: “Dê-me filhos ou morrerei” (Gênesis 30.1). Essa frase revela como os ídolos entram e tomam conta das pessoas. Por sua vez, Lia tinha filhos, mas não conseguia adorar a Deus plenamente, pois era obcecada pelo amor de Jacó.

A história destes personagens nos revela como as palavras de Jesus são reais: “onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração” (Mateus 6.21). Jacó, Raquel e Lia tinham seus corações fixados em pessoas como forma de libertação de suas dores, rejeições e angústias. Labão o tinha nas riquezas.

Jesus mesmo vai nos dizer: “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro” (Mateus 6.24).

A pergunta que nos cabe é: onde está o nosso coração? Quais ídolos tomaram conta de nossas vidas, suprindo rejeição, medos, feridas e outras demandas que temos neste mundo longe de Deus?

Precisamos colocar nossas dores, lutas e ansiedades no amor de Deus para que os amores deste mundo não tomem espaço em nossa vida e nos escravize. Existem ídolos em seu coração?

por Pr. Marcos Paulo

O CLUBE DA BÍBLIA

“Grandes são as obras do Senhor; nelas meditam todos os que as apreciam“

Salmo 111.2

A leitura bíblica é uma das atividades mais sublimes que o cristão pode se dedicar! Ao entrarmos em contato com as Escrituras, nos conectamos com o Pai por meio de Sua revelação especial. Entretanto muitos relatam terem dificuldades, seja na compreensão dos textos bíblicos ou em manter a regularidade da leitura. Para colaborar com a resolução dessa e outras demandas, surge o Clube da Bíblia.

Todos os que amam meditar nas Escrituras ou que desejam conhecer mais da Palavra de Deus, podem desfrutar desse clube. A Bíblia Sagrada é o nosso guia, nos orienta, protege, cuida e nos aproxima de Deus. Nela está escrito - “A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho” (Salmo 119.105) e por esse motivo consideramos primordial colaborar para o bom desenvolvimento da leitura, meditação, memorização, estudo e contemplação das Escrituras. Afinal de contas, a Bíblia não é um livro comum, ela é a própria Palavra de Deus revelada, nela encontramos a verdade em Jesus Cristo. Ninguém deve ficar sem acesso a este guia tão precioso! Procure obter sabedoria e entendimento; “não se esqueça das minhas palavras nem delas se afaste. Não abandone a sabedoria e ela o protegerá; ame-a, e ela cuidará de você.” (Provérbios 4.5-6) Alguns ambientes, sejam eles, profissional ou acadêmico, podem vir a apresentar alguma hostilidade a fé cristã, referenciando-a com demérito e sugerindo mantê-la restrita a vida particular, dessa forma, dificultando a experiência do cristão no mercado de trabalho. O Clube da Bíblia, pensando

também nessa problemática, oferece espaço para o desenvolvimento e cultivo de uma vida intelectual, contemplando uma cosmovisão cristã, que integra e dialoga tanto com a vida profissional, quanto com a vida acadêmica, sempre respeitando as normativas éticas de cada área.

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” (2 Timóteo 3.16-17)

O Clube da Bíblia, tem o objetivo de promover estudo bíblico e estudos relacionados a Teologia, Ciência e Cultura. Contemplando grupos de estudos e planos de leitura bíblica, que formam três frentes de trabalho:

Plano de Leitura anual: Ideal para quem deseja dedicar-se a leitura da Bíblia no período de um ano. O participante recebe semanalmente uma programação de leitura, organizada em porções diárias do Antigo e Novo Testamento.

Estudos Canônicos: Estudo da Bíblia livro a livro, seguindo a ordem canônica, com estudos em grupo, que contam com aulas on-line sobre cada livro bíblico, planos de leituras, apostilas e mentores que orientam os participantes diariamente.

Kairós: Grupo de estudos, que tem como objetivo estudar e aprofundar temas relacionados a Teologia, Ciência e Cultura. O grupo conta com mentores que auxiliam o desenvolvimento dos estudos.

Vale ressaltar que todos os grupos participam de encontros presenciais, nos quais, todos os diálogos sobrecada tema convergem em um momento único de comunhão, contando com palestras e debates. O Clube da Bíblia, investe

intencionalmente no conhecimento e maravilhamento encontrado nas Escrituras!

Venha você também fazer parte desse clube tão precioso!!!

“O conselho da sabedoria é: use tudo o que você possui para adquirir entendimento.” (Provérbios 4.7)

LISTA IGREJAS PARA FREQUENTAR NO LITORAL - PARANÁ E SANTA CATARINA

Primeira Igreja Batista Paranaguá

R. Prof. Cleto, 349 - Centro Histórico, Paranaguá - PR

Tel: (41) 3423-2824

Quinta-feira:

Culto de Oração - 19h30

Domingo:

EBD - 9h

Cultos - 10h30 e 19h30

Segunda Igreja Batista de Matinhos

R. Cianorte, 726 - Riviera, Matinhos – PR

Quarta-feira:

Culto de Oração - 19h30

Domingo:

EBD - 09h30

Culto - 19h

Primeira Igreja Batista em Itapoá

R. Arquiteto Oscar Niemeyr, 105, Itapoá - SC

Tel: (47) 99775-8691

Quarta-feira: Culto - 19h30

Domingo:

Culto - 19h30

Primeira Igreja Batista de Balneário Camboriú

Rua Dom Luiz, 619 - Vila Real, Balneário Camboriú – SC

Tel: (47) 3361-1260 ou (47) 99914-6478

Quarta-feira: Culto - 20h

Domingo: Cultos - 9h e 19h30

Primeira Igreja Batista Florianópolis

R. Ten. Silveira, 474 - Centro, Florianópolis - SC

Tel: (48) 3879-3659

Domingos: Cultos - 09h e 11h

Igreja Batista em Ipanema

Rua Edilio Mendes, 66, Balneário de Ipanema, Pontal Do Paraná/Pr

Tel: (41) 3457-8844

Sexta-feira: Dia de Oração - 18h30

Domingo:

EBD - 9h30

Culto - 18h30

DESTAQUES SEMANA UP

Todos os anos vivenciamos, em janeiro, uma semana repleta de emoções e alegrias, repleta de Jesus e muita diversão, nós a chamamos de SEMANA UP. Uma semana para adolescentes, nosso start! Esse ano a Semana UP teve como tema UPloading, quer dizer que estamos sendo carregados, cheios para o nosso novo ano. Cheios de vida, cheios de Deus, carregados do Espírito Santo e do fruto do Espírito para viver esse novo ano.

Também aprendemos nessa semana sobre o que não devemos nos encher, como não devemos deixar que nosso coração seja cheio de amargura, cheio de obras da carne, cheio de sentimentos e comportamentos que não agradam a Deus.

É uma semana muito intensa, com brincadeiras e uma sadia competição entre os times do UP, para ver quem leva mais pontos para sua “casa”, como chamamos os times, e ao final do ano, levar a tão preciosa taça do UP.

Deus sempre nos surpreende, não é mesmo? No primeiro dia da semana a luz acabou, choveu muito e tudo saiu como não esperávamos. Mas não quer dizer que não foi incrível – hehehe.

Pense comigo, o primeiro dia era planejado brincarmos com água, e adivinha, choveu. Enquanto estávamos sem luz, fizemos

uma roda de bate papo com perguntas e respostas. Que tempo precioso, fomos ministrados pelo Espírito de Deus.

Tivemos nosso encontro na sexta, com brincadeiras, muito louvor e adoração e tempo de transformação e salvação!

Deus tem levantado uma geração com sede da presença dEle.

Falando em geração que se levanta, é incrível ver nossos adolescentes servindo. Tudo que fizemos nesta semana foi feito por adolescentes e jovens, que abriram mão de suas férias para estarem ali, servindo e abençoando a geração mais nova.

Sábado tivemos um tempo sensacional na IBB Campestre, muito futebol, muita correria e muita alegria. Momentos como esse geram unidade e intimidade entre os adolescentes, entre os conselheiros e líderes.

Ore por nós, ore pelos adolescentes, ore pelos líderes, ore por nosso ministério de adolescentes. Ore conosco por uma geração transformada, uma geração impulsionada e pronta a transformar suas famílias, suas escolas e amigos.

VAMOS FALAR SOBRE A COLÔNIA DE FÉRIAS?

Durante os dias 18 a 21 de janeiro realizamos a colônia de férias, foi um tempo de benção, aprendizado e muita diversão. Durante minha infância me lembro de colônias das quais participei e cujos ensinamentos ficaram marcados em minha mente. As atividades eram feitas no meio da rua, as histórias contadas com flanelógrafo, atividades feitas em mimeógrafo. Talvez você seja de outra geração e nem saiba do que estou falando, mas, as lembranças e o ensino ficaram guardados no meu coração de uma forma muito especial. A colônia de férias vai muito além de dar atividades para as crianças em seu período de férias, toda a programação é pensada com meses de antecedência e sempre tem um foco específico, por exemplo, nesta trabalhamos a parábola do bom samaritano com enfoque nas boas ações que estão no ensino desta passagem.

Para que o aprendizado ficasse divertido lançamos mão da ludicidade com personagens fazendo o papel de superheróis que ao invés de super poderes impossíveis, os personagens têm a fé, a oração e o amor como seus diferenciais. Cada atividade, cada brincadeira, gincana, teatro ou ação é pensada no sentido de levar o conhecimento do

princípio ensinado na Palavra de Deus. Assim como a equipe que fica focada em proporcionar a melhor e mais completa experiência para as crianças.

Várias crianças tomaram uma decisão por Jesus Cristo e cremos que Deus fez e continuará fazendo uma obra maravilhosa nos corações dos nossos pequenos e suas famílias.

A criança é terreno fértil para a boa semente da Palavra de Deus e certamente renderá frutos maravilhosos para toda a vida, portanto pais, continuem a investir na vida de seus filhos, continuem a acreditar nos bons programas do ministério com crianças, a equipe está focada e ama profundamente o que faz, bem como as crianças. Muito além de cuidar em amor, eles são usados por Deus para que a fé se firme nos corações de cada um.

Que Deus os abençoe ricamente, foi uma honra estar a frente deste ministério tão especial, agora é hora de seguir a outros projetos.

Contem sempre comigo. Seu ministro e amigo.

Série: FAMÍLIAS

ROTEIRO DE PGM

Tema: FAMÍLIAS SEM LIMITES, FILHOS SELVAGENS

ORAÇÃO INICIAL (3 minutos)

QUEBRA-GELO (10 minutos)

Em poucas palavras, apresente sua família de origem (pai, mãe e irmãos) ao seu grupo.

LOUVOR E ADORAÇÃO (5 minutos)

“Bendirei o Senhor o tempo todo! Os meus lábios sempre o louvarão.” Salmos 34.1

TEMPO DA PALAVRA (35 minutos)

“Depois saiu seu irmão, com a mão agarrada no calcanhar de Esaú; pelo que lhe deram o nome de Jacó. Tinha Isaque sessenta anos de idade quando Rebeca os deu à luz.

Os meninos cresceram. Esaú tornou-se caçador habilidoso e vivia percorrendo os campos, ao passo que Jacó cuidava do rebanho e vivia nas tendas.”

Gênesis 25.26-27

Possivelmente você já conheça a família de Isaque, Rebeca e seus filhos, Esaú e Jacó, que ainda no ventre de Rebeca (Gn 25.26) travaram lutas, e como resultado do favoritismo e distinção demonstrados por seus pais, teve a rivalidade entre eles potencializada. Consequências vieram, frutos do pecado da passividade, da mentira e do favoritismo, somados a falta de orientação e de limites para os filhos. Talvez esta história pareça distante dos dias de hoje e você pense comigo: “só aconteceu naquela família”. Só que não! Certamente, muitos passam por

lutas semelhantes à da família de Jacó e, sabemos que os filhos aprendem ouvindo e observando o comportamento (bom ou ruim) dos pais. O diferencial é que, mesmo em situações como essas, vemos Deus agindo. Ele permitiu que o caos se instalasse para que os problemas familiares fossem tratados e a família encontrasse o caminho da cura emocional e relacional.

Ainda hoje, vemos muitos pais oscilando entre o protecionismo exagerado e o descaso, e também encontramos aqueles que buscam realizar seus sonhos na vida dos filhos, se preocupando demasiadamente com o sobrenome ou imagem da família. E ainda temos vários pais, que por serem fruto de uma criação mais rígida onde exigia-se uma conduta perfeita, transferem o mesmo nível de cobrança aos filhos.

Como resultado das experiências vividas com os pais e devido ao conjunto de equívocos cometidos, Jacó fechou-se em “sua caverna” de isolamento ao invés de tratar o assunto e pedir a Deus que o orientasse sobre como proceder. Quando abriu mão desta responsabilidade concedida por Deus, a família toda sofreu, e a geração seguinte também sofreu com o protecionismo e favoritismo. Contudo, quando reconheceu seu erro e buscou a transformação de seu caráter, Deus deu a Jacó uma nova identidade e ele passou a se chamar Israel.

1. Jacó aprendeu a trocar orgulho por humildade (Gn 33.3), ganância por generosidade (Gn 33.10-11) e autossuficiência por um coração adorador (Gn 33.20) mostrando que, quando permitimos que Deus trabalhe em nós, Ele promove mudanças e nos dá a oportunidade de ver relacionamentos sendo restaurados.

Qual atitude em relação a sua família você precisa entregar hoje para que o Senhor transforme a sua história?

2. Deus havia prometido trazer Jacó de volta a Canaã, e Jacó prometera a Deus que voltaria para a casa de seu pai caso Deus o protegesse em sua jornada. Deus cumpriu Sua promessa e forjou o caráter de Jacó durante o processo. Ele não falhará em cumprir a promessa em sua vida também. Compartilhe um fato em que Deus tem demonstrado que você está no processo para o cumprimento da promessa que Ele tem para a sua vida e de sua família.

3. Passaram-se cerca de vinte anos desde que Jacó saíra da casa de seus pais por causa do conflito com Esaú até que ele retornasse a Canaã. Neste tempo, seu posicionamento como filho, irmão, marido e pai, demonstra ser de passividade, não ocupando o

espaço para o qual Deus o designou. Qual tem sido o seu comportamento em sua família? Seu falar tem sido agradável e seu posicionamento está de acordo com o seu papel, honrando ao Senhor em tudo o que faz?

TEMPO DE ORAR

• Orem para que possamos alicerçar nossa família nas promessas de Deus.

• Clame ao Senhor pedindo para que Ele mostre quais áreas de sua família precisam de entrega e cura. Ore também, para que o seu papel seja cumprido neste propósito.

por Pr. Glauco Sant´Anna

ROTEIRO INFANTIL

FAMÍLIA SEM LIMITES, FILHOS SELVAGENS

QUEBRA GELO

Como é sua família? Quem mora com você?

LOUVOR E ADORAÇÃO

Deus é bom pra mim https://youtube.com/watch?v=H72Hfg

07T4M&feature=share

TEMPO DA PALAVRA

Você conhece a história de Jacó e Esaú? Esaú era caçador e favorito do pai e Jacó seu irmão, cuidava do rebanho, era o favorito da mãe. Esaú era o primogênito (aquele que nasceu primeiro) e por isso tinha privilégios. Um dia Esaú voltava de uma caçada, estava cansado e faminto. Seu irmão Jacó está preparando a comida. Esaú pediu um prato de lentilhas ao irmão Jacó, este disse que daria o prato se o irmão lhe desse o direito de primogenitura, isto é, as bênçãos especiais dadas ao primeiro filho.

Esaú sem pensar, trocou seu direito por um prato de lentilhas.

O pai estava ficando muito velho, ele falou ouviu a conversa e orientou o filho para

JOGO DOS 7 ERROS:

para caçar e preparar. A mãe Rebeca para Esaú preparar uma caça para ele comer e depois o abençoaria. Esaú saiu enganar o pai. Isso gerou uma briga na família. Mesmo com essas coisas erradas Deus pode transformar a vida desta família. Hoje em dia temos visto pessoas dentro de nossa família fazendo coisas erradas e gerando confusão. Isso não agrada a Deus.

Deus nos ama, mas não ama o pecado. Ele é Santo e pede que sejamos santos em nosso viver diário. Mais tarde Jacó se arrependeu do que tinha feito, nós também temos que nos arrepender de nossas atitudes erradas, pedir perdão e não voltar a praticá-las.

1. Que atitudes você tem feito e sabe que não agradam a Deus?

2. Você tem ajudado sua família a viver em paz uns com os outros?

TEMPO DE ORAR:

• Que nossas atitudes agradem a Deus.

• Que possamos pedir perdão à Deus e aos outros que tenhamos ofendido. Que Deus abençoe cada pessoa da

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.