Boletim 11.12.2022

Page 1

IBB BACACHERI | Amazonas de Souza Azevedo, 134 Bacacheri - Curitiba - Paraná IBB UBERABA | R. Augusto Zibarth, 695 - Uberaba - Curitiba - Paraná IBB 02 | Amazonas de Souza Azevedo, 255 - Bacacheri - Curitiba - Paraná 27,3%
DEZ
JAN-NOV 0% 25% 50% 75% 100%
CULTOS ENCONTROS EBD Culto de Cura e Libertação Online | Presencial Celebrando Restauração Grupo Resgate/ Amor Exigente para Codepentes e Dependentes Químicos Salão
Nações 9h | 10h45 | 19h Online | Presencial QUI. SEG. SÁB. DOM. DOM. 20h 19h30 19h30 14h30 20h 20h 11h 19h 9h PROGRAMAÇÃO
IGREJA BATISTA ESPERANÇA VIVA | Anair Bonato Tosin, 237 – Colombo/PR IGREJA BATISTA TAMANDARÉ | Ângelo Prodócimo, 845 – Almirante Tamandaré/PR CONGRE GAÇÕES Agenda de Oração Q uarta Domingo Quinta 7h às 8h Reunião de Oração Pr. Luís Cristóvão 8h às 8h45 18h às 18h45 Sala de Oração 19h30 - Oração Sala de Oração Cross UPAdolescentes Online | Presencial Capela Encontro da 3º idade SEXT. QUI. 20h Salão de Cultos 14h Agência 3007-4 C.C 125034-5 Agência 3702 C.C 00096-3 Agência 3945 C.C 13005722-5 Agência 3127 C.C 4774-0 Agência 0372 C.C 825-5 | OP. 003 100% 90% 80% 85% PicPay IBB Faça sua doação/oferta através do nosso Qrcode. IGREJA BATISTA DO BACACHERI PIX ITAÚ chave dizimoeoferta@ibb.org.br Faça sua doação/oferta através do nosso Qrcode. Fale com a IBB Live de Oração - Segunda à Sexta - 21h30 - Pr. Luís Cristóvão Reunião Mães que Oram, entrar em contato pelo WhatsApp 41 99238-3823 para informação de horários.
Uberaba Presencial 10h45
Encontro dos Guardiões Presencial Salão de Cultos Cross GOJovens Presencial Capela Cross XPJovens Adultos Presencial Culto em Inglês Presencial Culto em Espanhol Salão das Nações Todo primeiro domingo do mês Escola Bíblica Discipuladora Igreja Batista do Bacacheri | (CNPJ: 76.042.126/0001-90) Envio de comprovante: dizimoeoferta@ibb.org.br ou para 41 99118-7058
98,1%
DÍZIMOS E OFERTAS
das
(41) 3363-0327 www.ibb.org.br facebook.com/ibbcuritiba
Presencial

O que você faz quando tem conhecimento de uma boa notícia que irá abençoar muitas pessoas? Normalmente você vai tentar encontrar oportunidades de compartilhar, com a expectativa de ser o primeiro mensageiro desta novidade. Nas Escrituras, em Lucas 2.8-20, temos o relato de alguns pastores que estavam desenvolvendo uma atividade normal até a chegada de uma boa notícia. Isso mesmo, anjos do Senhor apareceram com boas novas de grande alegria, que seria o nascimento de Jesus Cristo, o Messias prometido que viria para salvar o mundo das consequências eternas do pecado.

Quando pensamos no Natal, o grande desafio é relembrar o real significado para a humanidade, que é o nascimento de Jesus o qual marcou o início de um novo tempo de oportunidades, onde temos a possibilidade de sair da condição de escravo do pecado para sermos filhos libertos em Cristo Jesus. Refletindo na experiência daqueles pastores que abandonaram seus rebanhos para compartilhar as Boas Novas que haviam recebido, conseguimos identificar, dentre vários destaques, a mudança de prioridades deles. A notícia que haviam recebido dos anjos do Senhor eram tão impactantes, que compartilhá-la se tornou a ação mais importante para eles naquele momento.

Aprendemos com a reação destes homens relatado em Lucas 2, que, compartilhar as boas novas do Natal não deve ser consequência de uma condição favorável, mas sim, da visão da importância desta boa notícia para a vida de muitas pessoas que você se relacionará nesta época. Como esta boa notícia tem impactado sua vida? Como entender o nascimento, morte e ressurreição de Jesus no processo de transformação, não somente do seu destino eterno, mas também na sua vida e em seus relacionamentos?

Alguém que é transformado por esta verdade, não pode deixar guardada a revelação que transforma vidas. Neste Natal quero desafiar você a compartilhar as Boas Novas de grande alegria, que é o verdadeiro sentido do Natal.

Minha oração é que Deus lhe dê inúmeras oportunidades para apresentar a verdade que liberta e transforma vidas. Que Deus te abençoe e te capacite a compartilhar esta boa notícia: JESUS é nosso Senhor e Salvador, e é nesta verdade que celebramos Seu nascimento.

por Pr. Edemilson Vieira

CELEBRANDO O NATAL EM FAMÍLIA COM FILHOS ADOLESCENTES E JOVENS

Natal é tempo de celebrarmos o nascimento de Jesus Cristo. O Filho de Deus, Criador de todas as coisas, por meio dEle tudo foi criado, por Ele tudo foi criado, para Ele tudo foi criado, enviado à terra para trazer salvação a humanidade. É tempo de trazermos à memória o amor de Jesus por nós, é tempo de celebrarmos o amor, celebrarmos a vida, celebrarmos tudo o que Jesus Cristo é e fez por nós! Nesse tempo, invariavelmente é tempo também onde toda a sociedade comercial se aproveita para te fazer comprar presentes, alguns conseguem driblar o consumismo e comprar de fato presentes que importam, outros nem tanto. Contudo, muitos, e com muita frequência, reduzem o Natal a isso - compras. Acabamos perdendo de vista o valor que o Natal tem, o valor que Jesus tem. Colocamos em segundo plano o nascimento do nosso Salvador e sem dúvida nenhuma os adolescentes e jovens são diretamente afetados por isso. Por uma sociedade consumista, superficial e esvaziada de valores eternos. Celebrarmos o Natal em família, e aqui, em especial com filhos jovens e adolescentes, é fortemente fazer um exercício de resgatar o valor e o significado do Natal, o nascimento de Jesus e suas implicações.

Com certeza você já ouviu a expressão “adolescente e jovem não se concentram direito” ou que eles só querem presentes nesse tempo, pois bem, isso é fruto de uma semente que nós mesmos lançamos.

O adolescente e o jovem não se interessam por aquilo que lhes é contado de forma desinteressante, simples assim, por assim dizer.

O Natal não é uma mera historinha para entreter crianças e vender bons presentes nos shoppings pelo mundo afora. Como já disse, É A HISTÓRIA DO NASCIMENTO DO CRIADOR DO MUNDO, DO SALVADOR DO MUNDO.

Isso pode ser feito de inúmeras formas diferentes, mas principalmente quando você derrama vida de Jesus que há em você sobre o adolescente, jovem que está a sua volta. É tempo de transbordarmos a vida do Salvador que habita em nós sobre os nossos. Natal é tempo propício para revermos como temos transbordado Jesus sobre nossos adolescentes e jovens, sobre nossos filhos, fazendo isso através do simples dia a dia, de boas conversas, de tempo juntos a mesa, criando memórias, trazendo a memória o nascimento de Jesus.

Por Pr. Matheus Machiavelli

CHEGOU A

VÉSPERA DE NATAL, E AGORA?

Finalmente a grande noite chegou! O aroma do jantar já invadiu a casa inteira, os presentes já estão sob a árvore de Natal, a casa está linda, com luzes e enfeites dos mais diversos tamanhos, formatos e cores. A família está reunida, algumas piadas, as lembranças dos “causos” de família. Alegria e descontração transbordam em cada casa. E agora?

Este é um cenário bastante comum para a maioria das nossas famílias na noite da véspera de natal. Todos reunidos, uma ceia farta, mas muitas vezes, uma alegria quase momentânea. Me atrevo a dizer que talvez, essa alegria realmente seja momentânea, porque não estamos conseguindo dar o verdadeiro e devido valor a este momento. Já ouvi vários relatos de irmãos nossos, famílias de gente convertida, mas que por vergonha, ou por falta de uma palavra mais eloquente, mal conseguem fazer uma oração de gratidão ao Senhor pelo verdadeiro sentido do Natal. Para nós, servos e discípulos de Jesus, a importância do Natal está evidente, mas, infelizmente, por vezes acabamos nos deixando levar pelas coisas prazerosas e secundárias que essa data tão especial acaba trazendo, e aqui estou diretamente falando dos jantares e presentes, que em si, não tem em nossos corações a prioridade do encontro do Natal, mas que na nossa prática, muitas vezes ocupa esse lugar de honra.

Todos os anos, nossa igreja proporciona um roteiro resumido, um material leve, mas significativo, para que você, que talvez não saiba exatamente como conduzir um tempo devocional em sua ceia de Natal, possa ter elementos

e ferramentas que te ajudem a transformar esse tempo em muito mais que um delicioso jantar, mas em um tempo real de adoração a Deus e comunhão com as pessoas que você ama.

Nosso convite para você neste ano é direto e simples: Que neste Natal, sua ceia e seu encontro com a família seja um tempo de culto ao Senhor!

Talvez você esteja agora mesmo pensando: “muito fácil pra você falar isso Rodrigo, na minha família nem todos são discípulos de Jesus”. Mais uma vez, eu insisto e peço a você de coração: utilize esse tempo para mostrar aos seus, que o Natal é muito mais que presentes e um belo jantar, mas é vida, e vida em abundância. Leve sua família a relembrar momentos significativos, e tente levá-los a uma reflexão de gratidão. Você não precisa - e nem deveria - pensar em um culto longo com muitas partes. Prepare algo significativo, porém objetivo. Garanto que esses poucos minutos podem fazer real diferença na vida dos que estão ao seu redor.

Meu desejo é que sim, você tenha um delicioso jantar, um momento divertido e especial com sua família, mas que acima de tudo, você possa levar sua casa a um tempo de adoração ao Rei Messias, que veio nos salvar.

Você poderá acessar o roteiro de natal da IBB com todos os seus recursos pelo App IBB e pelo nosso site.

Por Min. Rodrigo Lara

IBB Pinhais

PASTOREANDO E DISCIPULANDO

Se fosse possível citar apenas algumas marcas dos PGMs que se reúnem em Pinhais, sem dúvida o pastoreio mútuo e o discipulado seriam as mais evidentes. E isto aconteceu e ainda acontece, pela maneira como cada um dos Pequenos Grupos espalhados no município surgiu e se consolidou.

Desde o primeiro PGM iniciado em 2011 com visão e propósito intencionalmente voltados para a multiplicação, Deus tem nos permitido experimentar algo extraordinário e que têm dado muitos frutos. E que só foi possível porque pessoas têm sido alcançadas, acolhidas e cuidadas por todos os participantes. Ou seja, existe uma cultura de cuidado e capacitação contínua, e todos sabem disso. E conforme novas pessoas são integradas, naturalmente são envolvidas nos desafios do PGM para que amadureçam e entendam seu papel, passando a ser preparadas e encorajadas a também sonhar com liderança e multiplicação.

Os líderes sabem a responsabilidade que têm sobre o pequeno rebanho que o Senhor os designou para estar à frente, e de maneira apaixonada buscam o bem estar destas pessoas, mas também, promovem o envolvimento destas, para que entendam sua responsabilidade no cuidado daqueles que o Senhor ainda trará para nosso aprisco. Desta forma, todos são acolhidos para que aprendam a acolher, são cuidados para que na prática vivam esta dimensão do amor de Deus, e são orientados sobre a responsabilidade e o privilégio de alcançar aqueles que não conhecem Jesus.

Um exemplo emblemático de todo este processo que envolve os Pequenos Grupos de Pinhais pode ser caracterizado em um dos nossos líderes, o Samuel Orchel. Membro desde o primeiro Pequeno Grupo, provou do cuidado

quando seu pai faleceu e quando passou pelo desafio da enfermidade. Buscou capacitação no CFI, e graças a sua personalidade acolhedora se tornou peça fundamental em todos os PGMs que fez parte. Mais tarde entendeu que poderia ser mais participativo e passou a desempenhar o papel de colíder de um Pequeno Grupo, e neste ano, passou a liderar, fazendo um excelente trabalho. Mas a história do Samuel não é um fato isolado, pois assim como ele, temos muitos outros líderes e participantes, que após serem alcançados, acolhidos e cuidados pelos Pequenos Grupos, provaram restauração e entenderam seu propósito. E ao serem pastoreados e discipulados, agora ajudam a cuidar com muito zelo daqueles que o Senhor tem acrescentado.

E este é o sonho para o Campus IBB Pinhais, continuar sendo agentes de transformação e uma ferramenta usada por Deus, para que não apenas o cotidiano das pessoas seja impactado, mas que ao conhecerem Jesus através de nossos PGMs e igreja, estas pessoas tomem decisões que gerem ecos na eternidade.

Convictos de que o discipulado intencional e o pastoreio mútuo são a chave para a expansão do Reino de Deus no município de Pinhais, continuamos sonhando com uma igreja relevante que na dependência de Deus promove a transformação integral do ser humano. Assim o sonho da IBB Pinhais nasceu, assim temos testemunhado o agir do Senhor em nosso meio, e é assim que a IBB Pinhais será um luzeiro neste município. Sonhe e participe com a gente!

por Pr. Eduardo Arantes

ROTEIRO DE PGM

Série: VIVA NATAL

ORAÇÃO INICIAL (3 minutos)

QUEBRA-GELO (10 minutos)

Como é bom trazer boas notícias para alguém, não é mesmo? Quando somos agraciados com algo que nos alegra, normalmente desejamos compartilhar nossa alegria com os outros e muitas vezes queremos fazer isso de forma especial. Compartilhe com o grupo uma ocasião em que você se preparou de maneira especial para contar uma boa notícia para alguém e como você se sentiu depois.

LOUVOR E ADORAÇÃO (10 minutos)

Grande é o Senhor, e digno de todo louvor na cidade do nosso Deus. Salmos 48.1

TEMPO DA PALAVRA (30 minutos)

Seu pai, Zacarias, foi cheio do Espírito Santo e profetizou: “Louvado seja o Senhor, o Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo. Lucas 1.67-68 O início do evangelho de Lucas tem alguns relatos sobre “boas notícias”, em especial dois episódios envolvendo Zacarias, pai de João Batista e esposo de Isabel.

No primeiro, Zacarias recebe do anjo Gabriel a notícia que ele seria pai, suas orações foram ouvidas e seu filho trará muita alegria pois será grande aos olhos do Senhor. Porém por Isabel ser estéril e eles já serem idosos, ele foi incrédulo, não acreditou que isso era possível. No segundo, relatado a partir do versículo 67, é Zacarias quem traz a boa notícia, capacitado pelo Espírito Santo, através de um cântico maravilhoso louvando a Deus pelo que Ele estava fazendo por sua família e pelo que ainda faria por seu povo.

1. Compartilhe com o grupo o que mudou em Zacarias entre os dois relatos, visto que ele se comporta de maneira bem diferente na segunda vez, quando compartilha sobre o nascimento de João Batista.

2. Sabemos que neste tempo de Natal temos muitas oportunidades de compartilhar sobre as “Boas Novas”, sobre como o nascimento de Jesus “trouxe redenção e salvação” para a humanidade, o que Zacarias anuncia em seu cântico, capacitado pelo Espírito Santo. Compartilhe com seu grupo se é possível ter essa mesma experiência com o Espírito Santo nos dias de hoje.

3. Compartilhe com o grupo como, com a ajuda do Espírito Santo, o PGM pode promover ações para compartilhar o Natal com os Sementes do grupo.

TEMPO DE ORAÇÃO

• Ore pedindo que Deus nos capacite através do Espírito Santo para compartilhar o Seu amor neste Natal.

• Ore pelas pessoas que o PGM irá compartilhar as Boas Novas de Jesus neste Natal.

• Compartilhe seus motivos de gratidão e pedidos de oração.

ESTAMOS CHEGANDO AO FINAL DO ANO.

As aulas estão terminando ou já terminaram. É gostoso chegar em casa para dar uma boa notícia. Se você foi aprovado e passou de ano é uma ótima notícia. Trazer boas notícias é sempre muito gostoso. Compartilhe como foi nesse ano quando você falou em sua casa que foi aprovado, ou se não conseguiu como foi também!

TEMPO DA PALAVRA: Lucas 1.67,68

A Bíblia nos conta de certo homem chamado Zacarias, ele era sacerdote Era casado com Isabel Ambos já eram idosos e não tinham filhos Quando o anjo Gabriel falou com Zacarias que sua esposa ficaria grávida e que o menino deveria chamar João, ele não acreditou Então o anjo disse que ele ficaria mudo até o nascimento da criança Deus tinha um propósito para a vida dessa criança, como Ele tem um propósito para a vida de cada um de nós E assim aconteceu Quando sua esposa ganhou o bebe todos acharam que ele daria o nome de Zacarias ao filho, mas obedecendo a Deus, ele deu o nome de João Naquele momento voltou a falar e louvou à Deus pois sabia que seu filho João seria muito importante João Batista iria anunciar ao mundo a chegada do Messias prometido, Jesus

O Espirito Santo usou a Zacarias para anunciar as boas novas.

1. Você já teve essa experiência de entregar sua vida a Jesus e louvá-lo por seu amor?

2. Como podemos ser usados por Deus nesse período de Natal para anunciar as boas novas de salvação para todos?

3. Compartilhe o que você e sua família estão fazendo para abençoar outras pessoas. Talvez doando roupas, calçados e brinquedos que não usam mais Ou levando um pacotinho de biscoitos para seus vizinhos com um folheto ou livrinho de Natal (a IBB tem para distribuir)

TEMPO DE ORAÇÃO

● Ore pedindo que Deus nos capacite através do Espírito Santo para compartilhar o seu amor neste natal

● Ore para que Deus nos dê desprendimento de doar o que não usamos mais e que pode abençoar outros.

● Ore agradecendo à Deus as bênçãos que Ele tem dado a você e sua família.

ROTEIRO INFANTIL
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.