1 minute read

Palavras do ChEfE do sUBdEPartaMENto dE oPEraÇÕEs do dECEa

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio de suas Organizações Militares (OM), atua constantemente na missão de Defender, Controlar e Integrar os 22 milhões de km2 do espaço aéreo sob responsabilidade da Força Aérea Brasileira (FAB). Dentre essas OM, o Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC) e seus Esquadrões subordinados executam a importante atividade de apoiar as mais variadas operações e exercícios militares, contribuindo, assim, para a defesa e a soberania do território brasileiro, seja em tempo de paz ou de guerra.

Nesse contexto, é necessário exaltar os 35 anos de existência do Quinto Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (5º/1º GCC – Esquadrão Zagal) que, ao operar diuturnamente seu Radar de Aproximação Precisão Transportável (PAR2000T), tem seu mais precioso papel em preservar a segurança e a vida das tripulações que protegem e integram o País, garantindo, a qualquer tempo, o regresso seguro dos pilotos com suas aeronaves. Atuando na vastidão da Região Amazônica, homens e mulheres, que compõem essa Unidade, se dedicam constantemente para que seu lema seja concretizado: “A certeza do pouso seguro no regresso da missão cumprida”.

Nessa data importante para o Esquadrão Zagal, é com orgulho que atesto a capacidade de continuidade da missão e do desenvolvimento do trabalho em equipe, celebrando uma trajetória de descobertas, lutas e conquistas que muito orgulha o Subdepartamento de Operações (SDOP) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

Meus aplausos a esse destacado Esquadrão do GCC que, no decorrer de todos esses 35 anos, vem demonstrando sua capacidade técnica, operacional e administrativa de adaptar-se aos mais adversos cenários dentro do Teatro de Operações Militares em prol de sua missão.

Aproveito, também, para parabenizar a todos os Guerreiros Zagais pelo comprometimento, pelo profissionalismo e pela fidelidade aos seus preceitos, alinhados com os valores éticos e morais necessários ao cumprimento do seu dever com a FAB e o Brasil.

Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA

Um Esquadrão Guerreiro