Carta Mensal 08 - Distrito 4490 - Fevereiro 2018

Page 1

GOVERNADOR EDUARDO AUGUSTO CORTEZ CAMPOS

CEARÁ - PIAUÍ - MARANHÃO | ANO ROTÁRIO 2017/2018 | 8ª EDIÇÃO | FEVEREIRO 2018

CARTAMENSAL 113 ANOS

INFORMAÇÃO COM QUALIDADE PARA OS ROTARIANOS.

Distrito 4490

Dólar Rotário para Março 2018 | R$ 3,26

FAZENDO O BEM NO MUNDO.

MATÉRIAS EM DESTAQUE

23 de fevereiro Dia da Fundação de Rotary International

EDUARDO CAMPOS

113 ANOS FAZENDO O MUNDO MELHOR

IAN H. S. RISELEY

PAULO ZANARDI

UMA GRANDE IDEIA QUE LEVAMOS ADIANTE

Pág. 2

Pág. 3

O MARAVILHOSO MUNDO DO ROTARY Pág. 4

www.rotary4490.com.br

www.facebook.com/distrito4490

www.conferencia4490.com.br

www.instagram.com/distrito4490

www.issuu.com/distrito4490

www.youtube.com/distrito4490

Distrito 4490

Redes sociais


2 CARTAMENSAL

Ceará - Piauí - Maranhão | Ano Rotário 2017-2018 | 8ª Edição | Fevereiro 2018

Mensagem do Governador 113 ANOS FAZENDO O MUNDO MELHOR

EDUARDO CAMPOS Governador 2017/18 Distrito 4490 Rotary International

Para mim, este ano na Governadoria está sendo completamente diferente de tudo o que já vivenciei. Viajando pelo Distrito 4490 conheci cidades e lugares que jamais havia visitado. Revisitei locais já antes conhecidos. Conheci centenas de rotarianos com quem fiz amizade, escutei histórias, presenciei ações e criei memórias para o resto da vida. Tudo através de uma perspectiva diferente e de um novo propósito, sob a ótica do Rotary. Algumas histórias me fizeram chorar, outras me alegraram, sempre lembrando que a nossa vida é a que mais se transforma quando servimos ao próximo. Os momentos fazem parte do tempo. Nem sempre reparamos neles, pois às vezes são fugazes. Mas no Rotary há momentos inesquecíveis. Os rotarianos enriquecem a história do Rotary, seja com ideias ou atuações, dando relevo ao Ideal de Servir, que é o grande objetivo de nossa organização. A comemoração do aniversário do Rotary em 23 de fevereiro reúne mais de 1 milhão e duzentos mil rotarianos para celebrar a imensa e rica trajetória da mais antiga organização mundial de serviços, com uma história que já permitiu levar projetos de ajuda e progresso a mais de 200 países e regiões geográficas no mundo todo. A presença do Rotary tem sido extremamente valiosa no mundo contemporâneo. Hoje nossa organização é uma formidável fundação, uma das dez melhores, investindo milhões de dólares em projetos humanitários, uma campanha global para erradicar a poliomielite da face da terra, e com os integrantes da família rotária servindo e elevando a qualidade de vida das pessoas. Aos 113 anos é incrível pensar o quanto o Rotary mudou o mundo desde que o primeiro clube se reuniu em Chicago, com Paul Harris como presidente.

Nossa organização enfrentou muitos desafios ao longo destes 113 anos. Tratou conflitos com ações de paz, e pobreza com educação. Realizou projetos de pequeno e grande porte nos cuidados básicos de saúde, fornecendo equipamentos a clínicas em pequenas comunidades. Hoje pode-se dizer que o mundo é um lugar bem melhor do que teria sido sem o Rotary, e que nossa organização é mais forte por causa de cada um dos rotarianos. Quando plantamos o bem, colhemos o bem. E quando escolhemos Dar de Si Antes de Pensar em Si como caminho para nossa vida mostramos que realmente estamos Fazendo a Diferença.

Acesse: www.rotary4490.com.br e mantenha-se atualizado.


Ceará - Piauí - Maranhão | Ano Rotário 2017-2018 | 8ª Edição | Fevereiro 2018

CARTAMENSAL

3

Mensagem do Presidente de RI UMA GRANDE IDEIA QUE LEVAMOS ADIANTE

IAN H. S. RISELEY Presidente 2017/18 Rotary International

H á 11 3 a n o s , o s q u a t r o associados do primeiro Rotary Club realizaram a sua primeira reunião. Embora não exista nenhuma ata dessa reunião, é improvável que algum deles tenha falado sobre voluntariado e servir à comunidade. Levou mais alguns anos até que esses assuntos começassem a ser considerados pelos rotários de então. A reunião não foi realizada num hotel ou restaurante, mas no escritório de um associado. Até onde sabemos, não havia nenhum programa ou anúncio, nenhum relatório de comissão, palestrante ou crachá. Sem dúvida, essa reunião não teria cumprido os padrões de hoje para uma reunião produtiva do Rotary. Mas ela foi, é claro, a nossa reunião mais produtiva já realizada. Hoje, como em 1905, muitos de nós procuramos no Rotary o mesmo

que Paul Harris: amizade, contactos, um lugar para sentirmosnos em casa. Mas hoje, a nossa organização dá-nos muito mais do que poderia ter dado aos seus primeiros associados. O Rotary de hoje, mais forte com mais de 1,2 milhão de associados, faz-nos sentir em casa, não apenas no nosso pequeno grupo, mas também nos nossos clubes diversos, em todos os lugares que estamos presentes, no mundo inteiro. Hoje, o Rotary liga todos de uma forma que Paul Harris nunca poderia ter sonhado naquela longínqua noite de fevereiro. Não só podemos ir a qualquer lugar do mundo onde exista um Rotary Club e sentirmos-nos em casa, como podemos fazer a diferença enquanto estamos de visita. Nos 113 anos que se seguiram a essa primeira reunião, o Rotary tornou-se muito maior e mais

diversificado do que os associados fundadores poderiam ter imaginado. Passamos de uma organização de apenas homens brancos a uma que acolhe mulheres e homens de todas as origens e etnias. Nós tornamos-nos uma organização cujo propósito declarado é servir, refletido no nosso lema Dar de Si Antes de Pensar em Si. E tornamos-nos não só uma organização capaz de mudar o mundo, mas que já o fez, graças ao nosso trabalho para erradicar a pólio. Nenhum de nós pode saber o que o futuro reserva ao Rotary. O que devemos fazer é continuar a basear-nos nos fundamentos sólidos que Paul Harris e os seus amigos nos apresentaram: forjar e fortalecer os laços de voluntariado e amizade através da diferença que o Rotary faz.

Maiores informações:

CLIQUE AQUI Cadastre sua ação:

CLIQUE AQUI Acesse: www.instagram.com/distrito4490 e mantenha-se atualizado.


4 CARTAMENSAL

Ceará - Piauí - Maranhão | Ano Rotário 2017-2018 | 8ª Edição | Fevereiro 2018

Mensagem do Diretor de RI O MARAVILHOSO MUNDO DO ROTARY

PAULO ZANARDI Diretor 2017/19 Rotary International

Estou escrevendo esta mensagem em San Diego, nos EUA, onde participo da Assembleia Internacional de 2018. Aqui, para qualquer lado que se olhe, você verá alguém com um sorriso em sua direção. As diferenças de idioma, vestimentas, cultura, alimentação, nada disso interfere para que haja amizade e um congraçamento geral. Que tal se ampliássemos para o restante do mundo esse clima de fraternidade que reina em nossa Assembleia Internacional? Que tal olharmos sempre as pessoas, mesmo que diferentes de nós, com o mesmo olhar que temos aqui? Esse olhar de compreensão, de querer ajudar, de querer facilitar a vida de todos. O que mais vejo na Assembleia é rotariano pedindo ajuda. Todo mundo quer saber onde fica tal sala, onde se pode comprar alguma coisa, onde é a farmácia e (por incrível que pareça) mesmo pessoas que não estão acostumadas com o local fazem de tudo para ajudar quem precisa. Em nossa vida, devemos fazer como aqui e estar sempre atentos para auxiliar alguém – e se não pudermos ajudar, pediremos para quem possa. Quando dedica um gesto de atenção a uma pessoa, você está criando uma partícula do bem e espargindo-a para o Universo. Vamos começar por nossa casa, por nossa empresa, com os nossos funcionários, e assim por diante. Essa corrente do bem vai se expandido e, com certeza, tornará o mundo melhor para você e todos os demais.

doente, ninguém com o olhar para o infinito. Vejo pessoas vibrantes com os objetivos a serem alcançados. Será que alguém pode estar em paz quando seu filho está passando fome, doente ou sentindo dores, sem ao menos ter o dinheiro necessário para comprar remédio e comida por estar desempregado? Como rotarianos, devemos ir ao encontro desses menos favorecidos para que possamos criar a cultura do bem-estar para todos, ou seja: o mínimo necessário para que uma pessoa tenha a oportunidade de viver em paz com sua família e em sua comunidade. Uma das nossas áreas de enfoque é Paz e Prevenção/Resolução de Conflitos. O Rotary patrocina cursos para que jovens se aperfeiçoem em nível de mestrado para resolver conflitos que nem mesmo as forças bélicas conseguiriam resolver. Por meio da nossa ajuda financeira, temos a oportunidade de melhorar o mundo no atacado, porém é no varejo que nossos clubes atacam conflitos como a falta de estudos, de trabalho e de moradia. Se cada Rotary Club puder realizar um projeto voltado ao estabelecimento da paz em sua comunidade, não importa de que maneira, seremos um mundo com uma egrégora muito melhor, capaz de emanar melhores energias para o Universo. Fiquem em paz e façam a diferença.

Por outro lado, aqui não vejo ninguém com fome, ninguém

CONHEÇA OS ROTARY CLUBS Nossos clubes, o coração do Rotary, são formados por pessoas dedicadas a serviços comunitários e conectadas pela amizade.

SAIBA MAIS SOBRE NOSSOS CLUBES E ENCONTRE UM EM SUA CIDADE

CLIQUE AQUI

VOCÊ É UM PROFISSIONAL QUE DESEJA CAUSAR MUDANÇAS POSITIVAS EM SUA COMUNIDADE E NO MUNDO? Ao tornar-se rotariano, você se conecta a um grupo distinto de prossionais que compartilham de seu desejo de ajudar o próximo. Durante uma refeição, um café ou até mesmo on-line, você: • Falará sobre as necessidades de sua comunidade e descobrirá maneiras criativas de atendê-las; • Ampliará suas habilidades prossionais e de liderança; • Manterá contato com seus amigos e conhecerá pessoas novas; Embora a associação se dê por meio de convite, podemos conectá-lo a um clube de sua região. Essa não é só uma boa maneira de conhecer a nossa organização, mas também de se envolver em sua comunidade. Acesse: www.facebook.com/distrito4490 e mantenha-se atualizado.


Ceará - Piauí - Maranhão | Ano Rotário 2017-2018 | 8ª Edição | Fevereiro 2018

CARTAMENSAL

5

Mensagem do Presidente DQA A PALAVRA DE ORDEM

PAULO DIAS Governador 2015/16 Presidente DQA 2017/18 Distrito 4490 Rotary International

COMPANHEIRAS E COMPANHEIROS, Estamos nos aproximando do grande evento rotário, para o DISTRITO 4490, que é a 67ª CONFERÊNCIA D I S T R I TA L – “ R O TA R I A N O S F A Z E N D O A DIFERENÇA”. A Conferência é o momento maior da governadoria e dos rotarianos no ano rotário.

Distrito antes, durante e depois deste evento. É uma oportunidade de os rotarianos mostrarem aos amigos, parceiros profissionais, familiares e aos que, já sendo rotarianos, não tiveram a oportunidade de participar de uma conferência distrital, o que é o ROTARY. “Nós só amamos aquilo que conhecemos”, já dizia o poeta e para conhecer o ROTARY temos que participar.

Na 67ª Conferência teremos a oportunidade de reencontrar os companheiros do Distrito, fazendo uma festa para aqueles “cidadãos do mundo” que vem dos estados do Maranhão, Piauí e do Ceará. Oportunidades para aumentarmos os conhecimentos sobre nossa organização, para conhecermos os trabalhos que os clubes estão desenvolvendo nas suas comunidades e, principalmente, fazer companheirismo. O companheirismo é um dos pilares principais para o desenvolvimento do ROTARY.

O Quadro Associativo do Distrito 4490 apresenta um número de 1.879 associados até o dia 28 de fevereiro de 2018, com tendências de crescimento até a data da conferência (19 de abril). Foi fundado mais um clube, passando de 77 para 78 clubes no Distrito. O ROTARY CLUB DE FORTALEZA-IDEAL, já está registrado em RI e em plena atividade, fazendo o planejamento das suas ações para este ano e os próximos que virão. Vamos saudá-lo com boas vindas e recebe-los na Conferência Distrital.

Vislumbro uma grande oportunidade de crescimento do quadro associativo dos clubes e consequentemente do

A palavra de ordem continua sendo: “Crescimento do DQA-Avante Distrito 4490”!

TRABALHANDO COM A MÍDIA

DENISE VIEIRA DOS SANTOS Governadora 2017-2018 Distrito 4410 Rotary Club de Cachoeiro de Itapemirim

Promover a imagem pública do Rotary pode ser algo relativamente simples desde que sejam seguidas algumas dicas simples de serem colocadas em prática no dia a dia. Umas delas é elaborar o plano do seu projeto de comunicação em nível de clube. Isso ajudará as suas iniciativas e eventos a receberem a atenção e o apoio que merecem da mídia. Mas para criar uma campanha de sucesso, é necessário conhecer a mídia local e seu público alvo. Uma boa estratégia para obter espaço de mídia

espontânea é formar relacionamentos com jornalistas com os quais é interessante manter contato periódico. Conte com a ajuda do seu presidente da comissão de imagem pública para enviar releases sobre projetos, eventos de arrecadação de fundos ou a chegada de participantes do Intercâmbio de Jovens. O conteúdo deve ser interessante, claro e objetivo, e inclua dados de contato do rotariano que ficará encarregado de ser o porta voz, a pessoa que será responsável em atender ao jornalista. Ao enviar um texto à Redação, pense em boas fotos. Além delas terem espaço garantido na mídia, fortalecem o conteúdo editorial.

Acesse: www.rotary4490.com.br e mantenha-se atualizado.


6 CARTAMENSAL

Ceará - Piauí - Maranhão | Ano Rotário 2017-2018 | 8ª Edição | Fevereiro 2018

Mensagem do Coordenador Assistente da Fundação Rotária

113 ANOS EM QUE A HUMANIDADE É A NOSSA MISSÃO, HOJE COM A MULHER! DEJARINO SANTOS FILHO Governador 2013-2014 Coordenador Assistente da Fundação Rotária - Zona 22B Distrito 4490 Rotary International

Em 23 de fevereiro próximo estaremos comemorando os 113 anos da primeira reunião promovida por Paul P. Harris, e que era ladeada por Gustavus Loehr, Silvester Schiele e Hiram E. Shorey e que se reuniram no escritório de Loehr para a ocasião que ficaria conhecida como a primeira reunião de Rotary Club, que depois teve a adesão do “quinto rotariano”, Harry L. Ruggles, que trilhou os caminhos da segunda reunião em diante. O desejo de Harris de promover o companheirismo entre profissionais uniu esses quatro homens e levou à criação de uma organização internacional de serviços humanitários. Nestes 113 anos vimos nossa organização sair de uma casta elitista branca masculina, para se tornar efetivamente numa associação de líderes de negócios e profissionais, unidos no mundo inteiro, que prestam serviço humanitário, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo

sendo laica e onde temos pessoas de todos ambos os sexos, religiões, raças e credos. Mas vejo que o grande sucesso de nossa organização, adveio não do conselho de legislação de 1989 que permitiu o ingresso de mulheres no Rotary, mas da decisão da Suprema Corte Americana em 04/05/1987 que decidiu que Rotary Clubs não podem impedir a admissão de mulheres em seu quadro associativo. Foi então que o Rotary declara que qualquer Rotary Club nos Estados Unidos tem permissão de admitir mulheres qualificadas. O Rotary Club de Marin Sunrise, na Califórnia (antigo Larkspur Landing) é fundado em 28 de maio, tornando-se o primeiro clube a admitir mulheres depois da decisão da Suprema Corte americana. Sylvia Whitlock, do Rotary Club de Duarte, Califórnia, foi a primeira mulher a ser presidente de um Rotary Club. Em 1989 Frank Devlyn anunciou: “Meus companheiros delegados,

gostaria de lembrá-los de que o mundo em 1989 é muito diferente do mundo em 1905. Eu francamente acredito que o Rotary precisa se adaptar a este mundo em evolução", ele que em 2000-01 se tornaria presidente do RI. Já em julho/1995, oito mulheres se tornam as primeiras governadoras de distrito: Mimi Altman, Gilda Chirafisi, Janet W. Holland, Reba F. Lovrien, Virginia B. Nordby, Donna J. Rapp, Anne Robertson e Olive P. Scott. Hoje somos mais de 1,224 milhão de associados distribuídos em 35.644 clubes de Rotary pelo Mundo em 217 países ou regiões, sendo 53.564 de rotarianos do Brasil e dentre estes, 13.839 de Rotarianas, onde temos plena convicção que nossa organização possui outra visão e atitudes após a mulher ser integrada, onde nos resta aguardar ansiosos a experiência a ser vivenciada, em breve, de sermos liderados pela a primeira mulher presidente do Rotary International.

endpolio.org/pt #worldpolioday Acesse: www.instagram.com/distrito4490 e mantenha-se atualizado.


Ceará - Piauí - Maranhão | Ano Rotário 2017-2018 | 8ª Edição | Fevereiro 2018

CARTAMENSAL

7

Mensagem do Chairman

RAFAEL NUNES & CHRISTINE NUNES Casal Chairman 67ª Conferência do Distrito 4490 Rotarianos Fazendo a Diferença Rotary Club de Fortaleza - Barra Distrito 4490 Rotary International

Queridos amigos Encerramos o mês de fevereiro. Estamos a pouco menos de dois meses de nossa Conferência. Em fevereiro chegamos a um significativo número de inscrições. São 420 inscrições confirmadas para a 67ª Conferência Distrital – Rotarianos Fazendo a Diferença. Continuamos firmes no caminho para uma grande Conferência. Estamos preparando uma programação diversificada intercalando momentos de entretimento com uma variada grade de palestrantes, entre personalidades do meio Rotário e de outras áreas. Principal evento Rotário no Distrito, a Conferência Distrital é o grande momento para expormos nossas ideias, trocarmos experiências, e traçarmos os rumos para mais um ano de sucesso e, para isso, a sua presença é fundamental.

Dentre os grandes momentos de todas as conferências distritais, está a Festa de Encerramento. A festa de encerramento da 67ª Conferência Distrital está programada para a noite do sábado no La Maison Buffet, especialmente escolhido por ser o principal Buffet de nossa capital e por estar localizado a menos de 5 minutos do Gran Mareiro Hotel. Os ingressos já se encontram disponíveis no site da 67ª Conferência, www.conferencia4490.com.br. Contamos com sua presença em nossa conferência, o principal evento rotário do Distrito 4490. As inscrições permanecem abertas no site,www.conferencia4490.com.br. Para sua maior comodidade e conforto, sugerimos garantir logo a sua reserva no GRAN MAREIRO HOTEL, o hotel oficial da Conferência, através do site www.mareiro.com.br ou pelos telefone (85) 3266.7201 ou (85) 3266.7102. As reservas também podem ser feitas através da EVIDENCE TURISMO, agência oficial da 67ª Conferência Distrital, através do site www.evidenceturismo.com.br, no e-mail emersonevidence@gmail.com, ou pelos telefones (85) 999.830.199 e (85) 997.191.631. Aguardamos a todas as companheiras e companheiros, de braços abertos, e com a tradicional hospitalidade cearense, de 19 a 22 de abril de 2018, para uma grande festa.

Acesse: www.facebook.com/distrito4490 e mantenha-se atualizado.


8 CARTAMENSAL

Ceará - Piauí - Maranhão | Ano Rotário 2017-2018 | 8ª Edição | Fevereiro 2018

Mensagem do Tesoureiro do Distrito

FAZENDO A DIFERENÇA COM O IMPOSTO DE RENDA CLEINILTON ALVES MEDEIROS Tesoureiro Rotary Club Fortaleza - Praia Distrito 4490 Rotary International

Companheiros, já estamos quase no mês de março, e como todos sabemos teremos que prestar contas com o Leão, como comumente chamamos a nossa Declaração de Imposto de Renda. Mas o que muitos não sabem é que podemos fazer a diferença quando elaboramos nossa declaração. Como? Muito simples, todos os contribuintes que tem imposto devido podem destinar parte do imposto devido para fundos que promovem projetos ligados a criança e adolescente, ao idoso, a pessoas com câncer, a projetos culturais, ao desporto e para-desporto, a atividades audiovisuais, e também a pessoas com deficiência. A soma dessas doações (ou destinações, como é mais tecnicamente correto) deverá somar no máximo 6% do imposto devido. Para não sermos muito extensos e por ser mais simples, iremos tratar somente das destinações ao Estatuto da Criança e Adolescente (que no momento da declaração poderá ser destinado até 3% do imposto devido), pois este pode ser feito diretamente na declaração de imposto de renda como será demonstrado neste artigo.

No Brasil há 5.570 municípios, segundo o IBGE. Destes muitos criaram Conselhos para gerir recursos oriundos das destinações advindas da arrecadação do Imposto de Renda, tanto de Pessoas Físicas quanto de Pessoas Jurídicas. Estes conselhos, ao receber as destinações eles elaboram um Edital onde várias ONG's ligadas a infância e adolescência se habilitam e as que cumprirem o que determina o Edital recebe recursos que deverão ser aplicadas EXCLUSIVAMENTE no projeto (muito semelhante ao que fazemos com nosso Subsídio Distrital). Estas aplicações são fiscalizadas pelo próprio Conselho Municipal e também pelo Ministério Público Estadual. Nós, contribuintes, deixamos muitas vezes de fazer o bem por desconhecer a legislação e pela falta de interesse do Governo em divulgar. Abaixo, a título de ilustração, fica demonstrado o quanto se deixa de aplicar em projetos pela falta de conhecimento dos contribuintes (dados da SRF relativos ao estado do Ceará):

Potencial para Destinação – ECA Ano Calendário Município Imposto Devido Destinação Limite de 3%

2015

2014 Fortaleza

Total Ceará

Fortaleza

2016 Fortaleza

Total Ceará

Total Ceará

R$ 1.605.022 R$ 1.967.427 R$ 1.767.729 R$ 2.177.978 R$ 1.947.298 R$ 2.401.098 R$ 48.151

R$ 59.023

R$ 53.032

R$ 65.339

R$ 58.419

R$ 72.033

Valor Destinado

R$ 372

R$ 417

R$ 392

R$ 473

R$ 680

R$ 800

Percentual Destinado

0,02%

0,02%

0,02%

0,02%

0,03%

0,03%

R$ 47.779

R$ 58.606

R$ 52.639

R$ 64.886

R$ 57.739

R$ 71.233

Potencial Não Destinado Em R$ 1.000

Acesse: www.rotary4490.com.br e mantenha-se atualizado.


Ceará - Piauí - Maranhão | Ano Rotário 2017-2018 | 8ª Edição | Fevereiro 2018

Como podemos verificar, somente os contribuintes do estado do Ceará deixaram de destinar a projetos, que poderiam melhorar a vida de milhares de jovens, a quantia de R$ 194.705 (cento e noventa e quatro milhões, setecentos e cinco mil reais), correspondente a soma de 2014 a 2016 (linha POTENCIAL NÃO DESTINADO), o que corresponde a aproximadamente 0,02% do imposto de renda devido dos contribuintes do Ceará. Considerando que se pode aplicar até 3%, percebemos que não utilizamos nem 1% do que poderia ser destinado.

CARTAMENSAL

9

COMO PODEMOS FAZER ESTA DESTINAÇÃO? É muito simples. Quando o contribuinte for elaborar sua declaração de imposto de renda, ele seleciona o item RESUMO DA DECLARAÇÃO / DOAÇÕES DIRETAMENTE NA DECLARAÇÃO, escolhendo o ESTADO, depois seleciona o MUNICÍPIO (observe que o próprio programa já informa o limite que poderá ser doado), como demonstrado abaixo:

O próprio programa gerará 2 DARF's (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) que deverão ser pagos nos bancos ou casas lotéricas, conforme exemplos abaixo:

DARF DO IMPOSTO DE RENDA:

DARF DE DOAÇÃO:

Em nosso exemplo, fica demonstrado que no lugar de se fazer o pagamento único de R$ 6.067,68 a Receita Federal, o pagamento será feito em 2 DARF's, sendo um de R$ 5.885,65 para Receita Federal e R$ 182,03 para o Fundo Municipal de Fortaleza. Como o pagamento é feito em DARF e diretamente ao Fundo, o contribuinte poderá ficar tranquilo, neste aspecto, em relação a Malha Fina.

contribuinte tem R$ 1.000,00 a restituir e o valor doado for de R$ 50,00, o valor da restituição será de R$ 1.050,00. Algumas pessoas consideram que nos casos de restituição o valor doado funcionaria como uma aplicação, já que o valor restituído é corrigido pela SELIC.

Caso o contribuinte tenha imposto a restituir, ele também poderá efetuar a doação, sendo que seu imposto a restituir será aumentado no valor doado, isto é, se o

Se todos nós assumíssemos este compromisso de destinar 3% do nosso imposto devido para um Fundo da Criança e Adolescente poderemos mudar a realidade de milhares de jovens afastando-os muitas vezes da marginalidade. Pensemos nisso.

Acesse: www.instagram.com/distrito4490 e mantenha-se atualizado.


10 CARTAMENSAL

Ceará - Piauí - Maranhão | Ano Rotário 2017-2018 | 8ª Edição | Fevereiro 2018

Rotaract 2017-2018

Rotaractianos do 4490 contam sua experiência no maior evento do Rotaract do país

Entre os dias 24 e 28 de janeiro foi realizada a 44ª Conferência Nacional de Rotaract (CONARC) na cidade de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. Lá estiveram 4 rotaractianos do Distrito 4490: A Representante Distrital, Camila Linhares, Henrique Ellery e as irmãs Tárcila e Larissa Coelho. Esta última participou do Concurso Nacional de Oratória. As 3 mulheres fazem parte do Rotaract Club de Teresina Jóquei e Henrique do Rotaract Club de Fortaleza Praia. Pedimos para 2 deles darem um depoimento sobre os dias que viveram na Conarc, que é o maior evento rotaractiano do Brasil: Camila Linhares: Reunimos em torno de 500 jovens com o ideal de serviço e voltamos renovados. Tivemos a oportunidade de conhecer pessoas incríveis, conhecer mais sobre o programa, conversar com o editor da revista Brasil

Rotary, firmar parcerias e fazer novos amigos. O evento contou com o concurso nacional de oratória, com discursos inspiradores sobre a fim da fome, soluções para a violência contra mulher e diversos outros temas pertinentes. No concurso nacional de projetos tivemos não só um show case dos melhores projetos do país como pudemos ter contato com as pessoas que os realizaram, o que trouxe muitas ideias a serem adaptadas à nossa realidade. Sinto que foram dias intensos de aprendizagem e networking e me orgulho de ter sido uma das representantes do 4490.

Larissa Coelho: A CONARC foi maravilhosa! Ir de uma ponta à outra do Brasil para chegar lá foi só um detalhe. Um evento que me proporcionou momentos inesquecíveis, principalmente no Concurso Nacional de Oratória: um dia de confinamento com os demais oradores me fez conhecer pessoas especiais que me fizeram companhia em diversos momentos do evento. Esse confinamento nos uniu, os oradores dos Rotaracts do Brasil. A viagem de Porto Alegre à Santa Cruz do Sul foi um marco importante também, me trouxe amizades especiais que me acompanharam por toda a CONARC. Ser piauiense só ajudou a me destacar, éramos peça muito rara no evento, isso me deu vontade de balançar o Distrito 4490 pra mandar mais representantes no próximo ano. Outro marco importante foi a entrevista ao Jornal local em meio à ação social do evento, fomos escolhidas, eu e Tárcila, por sermos as integrantes, naquele momento, mais distante de casa, isso foi muito especial. Foi lindo conviver com pessoas que carregam meio que os mesmos princípios que carrego. Eis a minha descoberta mais importante: Sabe aquele preconceito regional que existe contra nordestino? Isso não existe dentro do Rotaract.

Uma reflexão sobre a solidariedade “Os rios não bebem sua própria água; as árvores não comem seus próprios utos. O sol não brilha para si mesmo; e as ores não espalham sua agrância para si. Viver para os outros é uma regra da natureza. (…) A vida é boa quando você está feliz; mas a vida é muito melhor quando os outros estão felizes por sua causa”.

Papa Francisco Acesse: www.facebook.com/distrito4490 e mantenha-se atualizado.


Ceará - Piauí - Maranhão | Ano Rotário 2017-2018 | 8ª Edição | Fevereiro 2018

Distrito 4490

CARTAMENSAL

11

VISITAS OFICIAIS DO CASAL GD 2017/18 Visita ao Rotary Club de Teresina Piçarra.

Visita oficial ao Rotary Club de Teresina Piçarra. Na mesa principal o casal GD 2017/18 Eduardo Campos e Marilena, o Presidente Gustavo Mendes e esposa Manuela Mendes, o Presidente Eleito Alexandre Magalhães e o Governador Assistente Alejandro Sulichin.

O casal GD 2017/18 Eduardo Campos e Marilena por ocasião da visita à Associação Fraternidade O Amor é a Resposta, dirigida pela Irmã Rita Lisboa, acompanhados pelos companheiros Gustavo Mendes e Andrade Junior. O Rotary Club de Teresina Piçarra é um grande apoiador da entidade que mantém cursos de informática, marcenaria, silkscreen e costura dentre outros.

O GD 2017/18 Eduardo Campos e o Presidente do RCT Piçarra Gustavo Mendes com os novos companheiros Paul Harris.

O GD 2017/18 Eduardo Campos com os companheiros do Rotary Club de Teresina Piçarra por ocasião da visita oficial.

Acesse: www.rotary4490.com.br e mantenha-se atualizado.


12 CARTAMENSAL

Ceará - Piauí - Maranhão | Ano Rotário 2017-2018 | 8ª Edição | Fevereiro 2018

Visita ao Rotary Club de Caxias.

Visita oficial ao Rotary Club de Caxias. Na mesa principal o casal GD 2017/18 Eduardo Campos e Marilena, o Presidente e Governador Designado 2020/21 Renê Ribeiro da Cruz e esposa Jucilene Cruz, Governadora Assistente Marilene Moraes, o Decano do Clube Aloísio Bitencourt, José Maria Silva, Maria da Conceição Silva e Mônica Vaz, Presidente do Rotaract.

O casal GD 2017/18 Eduardo Campos e Marilena com os companheiros, companheiras e damas rotárias do Rotary Club de Caxias por ocasião da visita oficial.

O Casal GD 2017/18 Eduardo Campos e Marilena, e o Presidente do RC Caxias e Governador Designado 2020/21 Renê Ribeiro da Cruz com os novos associados do Clube.

O casal GD 2017/18 Eduardo Campos e Marilena durante visita à ANLUCC, Associação que cuida de mulheres com câncer, e que é apoiada pelo Rotary Club de Caxias.

A Primeira Dama do Distrito Marilena Campos com a associadas e damas rotárias do Rotary Club de Caxias.

O casal GD 2017/18 Eduardo Campos e Marilena no monumento ao Duque de Caxias, filho da terra, com o Presidente e companheiros e companheiras do Rotary Club de Caxias.

Acesse: www.instagram.com/distrito4490 e mantenha-se atualizado.


Ceará - Piauí - Maranhão | Ano Rotário 2017-2018 | 8ª Edição | Fevereiro 2018

Visita ao Rotary Club de Coelho Neto.

Visita oficial ao Rotary Club de Coelho Neto. Na mesa principal o casal GD 2017/18 Eduardo Campos e Marilena, o Presidente Estefane Alves da Silva e esposa Antônia Alves Ferreira, o vereador e rotaractiano José Ribamar Alves Junior, o representante do prefeito municipal Milton Mourão e o representante da maçonaria Luís Serra.

CARTAMENSAL

13

COMO FAZER PROJETOS USANDO SUBSÍDIOS GLOBAIS.

Amigos e amigas em Rotary, Por iniciativa das mais louváveis, o presidente da Represe Fortaleza - José Deusney Rodrigues de Oliveira, realizou um curso téorico-prático: “Como fazer projetos usando Subsídios Globais”, que foi ministrado pelo EGD Julio Lossio. O evento aconteceu, no Marina Park Hotel, no último dia 03 de fevereiro, com a participação de rotarianos do Distrito 4490 de RI. Na parte prática, os participantes foram divididos em sete grupos. Cada um fez um projeto on line. Todos grupos fizeram o relato de seu projeto. Ao final, os participantes escolheram o melhor projeto, tendo sido vencedor o do RC EDSON QUEIRÓZ, que pretende comprar um mamógrafo.

A Primeira Dama do Distrito Marilena Campos com os novos associados do Rotary Club de Coelho Neto e o diretor de protocolo José Ribamar.

Todos projetos serão vertidos para o Inglês, publicados no “Rotary Ideias” e enviados para dois contatos internacionais, que foram nossos parceiros no passado, um dos quais, nos recebeu recentemente em Los Angeles. Agradecemos aos 37 companheiros participantes, entre os quais, destaco a companheira Poliana, de Acailandia - MA, o EGD Paulo Dias e ao Governador Eleito Maurício. Finalmente, meus agradecimentos ao Deusney, presidente da REPRESE e a todos os participantes deste evento.

A Primeira Dama do Distrito Marilena Campos com companheiras e damas rotárias do Rotary Club de Coelho Neto por ocasião da visita oficial.

Acesse: www.facebook.com/distrito4490 e mantenha-se atualizado.

EGD Julio Lossio


14 CARTAMENSAL

Ceará - Piauí - Maranhão | Ano Rotário 2017-2018 | 8ª Edição | Fevereiro 2018

Revista Rotary Brasil fev 1, 2018

Paul Percy Harris Fundador e presidente emérito do Rotary International

No mês em que o Rotary comemora 113 anos, trazemos uma mensagem especial de seu fundador, Paul Harris, publicada na edição de fevereiro de 1947 da revista The Rotarian [a publicação mãe da organização]. O texto é importante não só por ter sido o último – o autor havia falecido em 27 de janeiro daquele mesmo ano –, mas por também conter uma reflexão: de como uma ideia posta em prática em 1905 se expandiu pelo planeta. OS QUARENTA E DOIS ANOS DO ROTARY Dando uma olhada nas minhas mensagens de aniversário passadas, tive a impressão de já haver coberto cada parte do todo, de que já falei tudo o que sabia. Então me veio à mente que eu havia omitido a pergunta que os rotarianos me fazem com maior frequência: “Quando você criou o Rotary, imaginava que ele se tornaria algo parecido com o que é hoje?” Minha resposta a essa questão é: “Não”. Meus pensamentos naquele dia, 42 anos atrás, quando o primeiro clube se reuniu pela primeira vez, estavam bem longe disso. Lembrando a resposta de Andrew Carnegie [empresário e filantropo] a uma adorável senhora que lhe perguntou se não achava que seu trabalho era inspirador: “Não, madame, acho que ele foi mais suado do que inspirado.” Assim foi no Rotary. Não houve um início por inspiração. Jovens executivos, a maioria do interior, acorreram em resposta ao meu chamado. Desentrosados com a vida de cidade, nos reunimos para nos ajudar e fazer amizades. Sentíamo-nos solitários e havíamos encontrado uma cura para a solidão. Ansiávamos pelas reuniões como um viajante em um deserto anseia por um oásis. Abolimos o “senhor” e usávamos os primeiros nomes. Silvester Schiele sugeriu fotos na nossa lista de associados e a leitura de jornais sobre nossos respectivos negócios. Harry Ruggles contribuiu com músicas durante as reuniões. Meu projeto para o nosso clube era que apenas um membro de cada ramo de negócio seria elegível para admissão. Dessa forma, poderíamos desfrutar do companheirismo, assim como nos ajudar em nossas respectivas áreas de atividade. O clube cresceu aos trancos e barrancos, e representantes de diferentes nacionalidades, religiões e convicções políticas foram chegando. A total tolerância prevalecia. Nossa paz e tranquilidade, porém, logo chegou a um limite. Cansamos de nos contentar com isolacionismo e começamos o Serviço à Comunidade, construído sobre os alicerces do companheirismo e da boa vontade, e essa base

nunca foi abalada. O Rotary se tornou conhecido como uma influência benéfica na cidade de Chicago. Quase simultaneamente, iniciei uma campanha para criar Rotary Clubs em outras cidades. A maioria dos associados considerou que isto era uma fantasia além dos limites da razão. Então segui adiante sozinho, embora com a simpatia de todos. É uma questão histórica como o clube Número Dois foi organizado em São Francisco, como o Rotary atravessou a fronteira do Canadá até Winnipeg, e então cruzou o oceano até as Ilhas Britânicas, onde se tornou uma influência por toda a extensão britânica. Chegou a vez de Cuba e, finalmente, o Rotary se espalhou pelo mundo. Se eu fui o arquiteto, Chesley R. Perry foi o construtor. A ele devem ser creditados mais resultados do que a qualquer outro homem. Membro do clube de Chicago, ele foi eleito secretário da Associação Nacional de Rotary Clubs quando esta foi formada em 1910. Ele serviu, como meus leitores bem o sabem, como secretário do Rotary desde então até 1942, e nesse meio tempo fundou e tem editado esta revista. E então vieram homens como o falecido James W. Davidson, do Canadá, que com seu compatriota Coronel L. Layton Ralston, “plantou” o Rotary nos antípodas. Posteriormente, quando a saúde e as forças de Jim [James] estavam fraquejando, ele passou três anos completando a difusão do Rotary para muitas outras terras. Depois de fazer seu relatório para o Conselho Diretor do Rotary International, em Chicago, Jim retornou ao Canadá e lá faleceu. O Rotary se desenvolveu com dificuldade, por meio de um trabalho de sacrifício de homens que se dedicaram incansavelmente. Ele agora segue de maneira miraculosa. Seu companheirismo faz com que homens peguem suas camas (conscientemente doentes, às vezes, acredito) e caminhem antes de interromper a presença nas reuniões dos Rotary. Mas o Rotary executa também serviços inestimáveis de inúmeras outras maneiras. Vejam como ele está espalhando conhecimento nas Nações Unidas, onde a própria civilização está em jogo. Como o Rotary poderia agir de outra forma? Os delegados estão reunidos para promover a compreensão

Acesse: www.rotary4490.com.br e mantenha-se atualizado.


Ceará - Piauí - Maranhão | Ano Rotário 2017-2018 | 8ª Edição | Fevereiro 2018

internacional e a boa vontade. Este é o âmago dos ensinamentos do Rotary. Rotarianos estavam entre os membros de 20 delegações e eram coordenadores de sete delas no encontro das Nações Unidas em São Francisco. Mais poder, mais poder para ti, meu amado Rotary! Deve-se lembrar que 1905, ano do nascimento de Rotary, não estava longe dos tempos das carroças. E agora estamos na era dos aviões e da quebra do átomo, e o Rotary ainda está aí. Por exemplo, Phil Lovejoy, o competente sucessor de Ches Perry, pode pegar um avião em Chicago, pousar em

CARTAMENSAL

15

Londres, visitar vários clubes, e estar de volta à sua mesa em uma semana! Não, senhores rotarianos, eu não imaginei em 1905 um movimento mundial com 6.000 clubes e 300 mil homens. Quando um homem planta uma pequena muda no início da primavera, pode ter certeza que algum dia ali crescerá uma poderosa árvore? Ele não precisa contar com chuva e sol e o sorriso da Providência? Quando ele vê o primeiro broto, então, aí sim, ele pode começar a sonhar com a sombra.

FORTALECENDO O ROTARY

BOSCO GONÇALVES Editor - Carta Mensal Rotary Club de Fortaleza - Leste Distrito 4490 Rotary International

Desenvolvimento do Quadro Associativo (DQA) Aumentar o quadro associativo é a maior prioridade interna do Rotary, e cada rotariano pode fazer a diferença nesse sentido. Quando o clube tem uma base de associados sólida, ele fica em melhores condições de servir. Precisamos de pessoas dinâmicas, engajadas e entusiasmadas, e de líderes que possam reconhecer e aproveitar todas as oportunidades para fortalecer os clubes. Rotary Clubs em todo o mundo abordam o desenvolvimento do quadro associativo de diferentes maneiras. Ao reconhecer necessidades, mudanças e costumes específicos à sua comunidade, o clube terá mais chances de crescer.

Criar um plano para desenvolvimento do quadro associativo é uma maneira de documentar a visão, os objetivos e as estratégias do clube para aumentar o número de associados e mantê-los conectados. É importante envolver todos os rotarianos na criação do plano e levar em consideração todas as ideias, pois isso gera entusiasmo e assegura que ele seja implementado com sucesso. Uma vez concluído, o plano pode servir como guia para o estabelecimento de metas de DQA e monitoramento do progresso do clube. Aumentar o quadro associativo é a maior prioridade interna do Rotary.

Acesse: www.instagram.com/distrito4490 e mantenha-se atualizado.


16 CARTAMENSAL

Ceará - Piauí - Maranhão | Ano Rotário 2017-2018 | 8ª Edição | Fevereiro 2018

O ROTARY E A CRISE POLÍTICA NO BRASIL

EGD JULIO LOSSIO Representante do Conselho de Legislação de 2010 Distrito 4490 Rotary International

Ao ingressarmos em Rotary nos ensinam que, em nossa instituição não se discute POLÍTICA, ou seja é uma palavra proibida. Mutatis mutandis, é o mesmo que acontecia com a palavra sexo, no século passado, IMORALIDADE, daí não se discutia em família. Talvez essa proibição, seja responsável, pelo que, minorias estão nos empurrando goela abaixo, sobre sexo e sexualidade, totalmente fora dos nossos padrões e valores, que a nosso ver, visam destruir a família e a pátria. Voltando ao Rotary. Apesar de ser uma palavra proibida, um clube só é EFICAZ, quando faz SERVIÇOS, que é uma ação POLÍTICA, o primeiro serviço do Rotary para a comunidade foi instalar um banheiro público em Chicago, uma clara interferência POLÍTICA, nos usos e costumes daquela comunidade. A Revista Rotary Brasil de janeiro de 2018, mostra uma fantástica ação política do Rotary, onde o RC de Brasília Internacional, através do Projeto Cantagalo, está recuperando, nascentes do Rio Doce, agonizante desde o rompimento da Barragem de Mariana, fruto da irresponsabilidade e ganância do homem. Como os responsáveis pelo desastre, com o respaldo do poder judiciário, paralisaram as obras de recuperação. As comunidades entraram em estado de torpor e inércia, aguardando a tão divulgada indenização. Essa ação do Rotary, reacendeu a esperança e autoestima daquelas comunidades e de mãos dadas estão recomeçando suas vidas.

Nossa maior ação POLÍTICA é a POLIOPLUS. Graças ao Rotary, a OMS em 1988 criou o GPEI e iniciou a vacinação contra a Pólio ao nível mundial. Nossa maior ação POLÍTICA foi, quando pactuamos que pagaríamos as vacinas, para os então 125 países endêmicos, mas em contrapartida, os governos pagariam pela vacina tríplice. Interferimos nas POLÍTICAS, da maioria dos países do mundo, agora chegou a hora de intervirmos nas POLÍTICAS de nosso BRASIL, devastado por uma crise ÉTICA, que nos levou a uma crise multifacetada sem precedentes. Os POLÍTICOS com p minúsculo são os maiores responsáveis, pois legislam e governam o país em todos os níveis. O pior, são acoitados por parte de um judiciário pusilânime. Na Revista Rotary Brasil de janeiro de 2018, nosso diretor Paulo Zanardi, com muita lucidez e coragem, escreve favoravelmente a um clube de Rotary, que faz a campanha “Vote somente em Ficha Limpa”. Temos que passar o Brasil a limpo, nos parlamentos, os joios se travestem de trigo, por isso, distrito 4490, vamos criar nossa campanha “VOU SALVAR O BRASIL, NÃO REELEJO NINGUÉM”. Paulo Zanardi disse: ”Nós, rotarianos, somos líderes em nossas comunidades e como tal temos o dever de praticar e exigir boas condutas na vida pública e privada. Ajudando a escolher os melhores governantes com certeza ajudaremos o povo mais necessitado – e dessa maneira faremos a diferença”.

$emana $seguro $olidário 19 A 23 MARÇO

INFORME SEU SEGURO Porto Seguro, Itaú e Azul

Paul Percy Harris

Acesse: www.facebook.com/distrito4490 e mantenha-se atualizado.


CARTAMENSAL

Ceará - Piauí - Maranhão | Ano Rotário 2017-2018 | 8ª Edição | Fevereiro 2018

Paz é servir, servir é Rotary Ao longo dos tempos, o homem sempre buscou sua sobrevivência e a paz, desde a época do “Homem das Cavernas”. Ele as deixou para se instalar à beira de rios e córregos ou no alto dos morros, sempre pensando em sua sobrevivência, segurança e qualidade de vida. Nunca houve e nem haverá paz plena, se não houver equilíbrio social, econômico e político entre os povos, condição sine qua non para existência de paz. Rotary nasceu há mais de cem anos da necessidade do homem se comunicar entre si, em um ambiente de amizade, companheirismo e mútua confiança, nas relações profissionais e comerciais, quando a violência e todo tipo de delito imperava na cidade de Chicago, que lhe serviu de berço. Não foi por acaso que seu fundador, Paul Harris, disse: “o Rotary é um mundo em paz, em miniatura”, quando à época existiam 200 mil associados espalhados pelo mundo. Paz, servir e Rotary são palavras, que se entrelaçadas ou não, nos levam a reflexão do significado de cada uma, juntas ou isoladamente, sobre a necessidade imperiosa do homem de colocá-las em prática, para o bem das comunidades e para o seu próprio bem. Paz é ausência de conflito, é calma, tranquilidade. Servir é ser útil a alguma coisa, a alguém em algum lugar, e Rotary é tudo isso junto. Nós, rotarianos, fora ou dentro do Rotary, nos diferenciamos dos outros pela capacidade de servir. Pela paz de espírito que cultivamos, para o Dar de Si Antes de Pensar em Si. Rotary, mais do que um clube de serviço ao qual pertencemos, é uma escola de vida que nos ensina e recomenda praticar a ética, cidadania, amizade, companheirismo e tudo de bom que enobrece e dignifica o homem em busca da Paz Através do Servir. SERAFIM CARVALHO MELO Governador 2010-11 do Distrito 4440 e Associado ao Rotary Club de Cuiabá-MT

*O conteúdo dos textos assinados são de responsabilidade dos autores.

Expediente Carta Mensal Ano Rotário 2017-2018 8ª Edição Fevereiro 2018

Editor

João Gonçalves Filho (Bosco) E-mail: boscogoncalves@uol.com.br (85) 98891.7205 (Vivo - )

Projeto Gráfico, Design Editorial e Direção de Arte Publicitária

PMD - Marcelo Lima Carvalho (85) 98718.3788 (Oi - )

E-mail para envio de matérias do seu clube: cartamensal1718@gmail.com Acesse: www.rotary4490.com.br e mantenha-se atualizado.

17


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.